Pegar números de display

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Pegar números de display

Mensagempor gsantin » 21 Out 2011 09:58

Bom dia amigos, é o meu primeiro post e já vou pedindo ajuda.
É o seguinte, quero usar um microcontrolador para ler um display de um multitestes. Quero pegar direto dos contatos do display e converter em números a medição, para enviar para o PC. Alguém tem alguma idéia de como posso começar a fazer isso? Desde já agradeço.
gsantin
Bit

Mensagempor mastk » 21 Out 2011 10:45

En taru adun gsantin.

Complicado isso ai parceiro.
O problema ai é mecanico, como vc vai fazer para detectar se o LCD esta opaco ou translucido é uma otima pergunta.
Agora se for para vc pegar a saida do driver do LCD, pode ser chato para desfazer a multiplexação, e pegar os niveis de tensões do drivers.

Seira isso mesmo? Se for para estudo é um desafio mesmo, mas se quer algo pratico, recomendo que compre um MD-6400 da Icel, já tem a saida serial e programas assim.
mastk
Dword

Mensagempor gsantin » 21 Out 2011 12:39

Pois é mastk. Estava pensando em detectar a variação de voltagem nos contatos do display (saída do driver do LCD), e depois fazer um algoritmo que convertesse essas variações em números, para depois passar para o PC. O projeto completo consiste em fazer uma medição em tempo real de um equipamento, para saber em qual amperagem ele está operando, e armazenar em um banco de dados (no PC). Vou usar uma alicate amperímetro, e não achei nenhuma que tenha conexão serial, e acredito se existir alguma o preço não deve ser muito convidativo. A idéia é desenvolver um protótipo para depois viabiliza-lo comercialmente, por isso a importância do custo.
gsantin
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 21 Out 2011 17:41

não é mais fácil e prático fazer um amperímetro com um 12F? emula a serial e emvia ao pc ...seja ele com os ci´s da alegro ACS600 ou mesmo com shunt ... bom sei lá ... só uma ideóta boba.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor andre_luis » 21 Out 2011 20:21

gsantin escreveu:...Estava pensando em detectar a variação de voltagem nos contatos do display ... para depois passar para o PC...

Se ja vai usar um PC, porque não fazer um programa para ler a imagem pela Webcam ?
http://www.mathworks.com/matlabcentral/ ... hange/8676

Veja ambém a dica do colega :
http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... 91&start=5

gsantin escreveu:...A idéia é desenvolver um protótipo para depois viabiliza-lo comercialmente, por isso a importância do custo...

Tem webcam de qualidade razoável por 9 reais no MercadoLivre e no Boadica.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 21 Out 2011 22:09

O MD-6400 custa R$209,00 na multicomercial, eu uso ele no trabalho e eh relativamente bom, pior que o lendario Protek, mas tem a intercace serial como vc deseja.
mastk
Dword

Mensagempor gsantin » 22 Out 2011 07:44

_blackmore_ escreveu:não é mais fácil e prático fazer um amperímetro com um 12F? emula a serial e emvia ao pc ...seja ele com os ci´s da alegro ACS600 ou mesmo com shunt ... bom sei lá ... só uma ideóta boba.

Também pensei nisso, acho que é a melhor relação custo benefício, só preciso de um projeto bem confiável e estável. Por isso estava pensando em pegar algo pronto que já está sendo comercializado (Alicate amperímetro). A idéia de usar shunt é muito boa, vou fazer alguns testes, muito obrigado _blackmore_.
gsantin
Bit

Mensagempor gsantin » 22 Out 2011 07:49

mastk escreveu:O MD-6400 custa R$209,00 na multicomercial, eu uso ele no trabalho e eh relativamente bom, pior que o lendario Protek, mas tem a intercace serial como vc deseja.

Conheço esse muultímetro, muito bom, só que o detalhe que esqueci de mencionar é que preciso de uma faixa de medição de amperagem de até 500A, que só consegui encontrar nas alicates amperímetros. Vc conhece algum modelo que chegue até essa escala e tenha interface serial?
gsantin
Bit

Voltar para PIC