Gravar dados de temperatura no cartão de memoria e ler no PC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Gravar dados de temperatura no cartão de memoria e ler no PC

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 28 Out 2011 21:52

Boa noite a todos

Estou com dificuldade de gravar dados de temperatura do sensor LM35 e armazenar estes dados no cartão de memoria, e após isso ler o cartão no PC.
Estou usando o compilador C18 IDE MplabX, além disso, estou usando um biblioteca do livro microcontrolador PIC18-Aprenda a programar em C, entretanto estou travado e não consigo sair do lugar.

Desde já agradeço atenção
Daniel dos Santos Costa
Bit
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Out 2011 16:11

Mensagempor mastk » 28 Out 2011 22:58

En taro Adun Daniel.

Rapaz, meio que complicada sua situacao.
Ler o LM35, se nao me falha a memoria eh um sensor analogico corrento? Entao basta usar uma porta de AD, isso eh simples e pratico.

Agora gravar em um cartao de memoria, requer que saiba usar o modulo SPI, implemente uma rotina de comunicacao com o cartao, e implemente um sistema de arquivos FAT no seu MCU, ja cheguei a fazer os 3 no dente, mas eh algo que pode ser complicado para quem esta comecando.

Alternativamente, vc pode usar o cartao como uma memoria interna em sua dispositvo e descarregar no PC em funcao de comunicacao serial ou similiar, mas ai depende do seu objetivo.
Avatar do usuário
mastk
Dword
 
Mensagens: 4407
Registrado em: 14 Out 2006 20:43

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Out 2011 11:45

Utilizando a SPI do mcu, essa biblioteca : http://elm-chan.org/fsw/ff/00index_e.html fica relativamente fácil. Tem uma nota de aplicação da NXP completa sobre ela, pra utilizá-la com o PIC basta mudar as primitivas de acesso ao SPI.
ASM51 descanse em paz!
Avatar do usuário
Red Neck Guy
Dword
 
Mensagens: 1968
Registrado em: 12 Out 2006 22:24

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 29 Out 2011 12:43

Caros colegas

Como já mencionado meu objetivo é usar uma memoria flash (como no caso o cartão de memoria ou SD ou MMC) para armazenar dados de temperatura do LM35, posterior verificação no computador.

Realmente a formatação FAT seria a melhor opção pois é compatível com sistema Windows, entretanto para mim esta o problema, pois não domino esta formatação.

Para gravar os dados no cartão estou usando uma lib do livro do Microcontroladores PIC18-aprenda e programe em C, com tamanho dos blocos de 256 bytes.

Minha duvida é como fazer um código que gere arquivos txt e como esses dados ficaram disponiveis para acesso no cartão.

Se alguém tiver um exemplo ou já fez algo parecido por favor gostaria de ajuda, pois sou um hobista iniciante e louco para aprender esse mundo dos microcontroladores.

Desde já agradeço e mais informações estou a total disposição
Daniel dos Santos Costa
Bit
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Out 2011 16:11

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Out 2011 16:49

Essa biblioteca que te indiquei é uma implementação de FAT. Ela é justamente isso que procura!
ASM51 descanse em paz!
Avatar do usuário
Red Neck Guy
Dword
 
Mensagens: 1968
Registrado em: 12 Out 2006 22:24

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 29 Out 2011 18:29

Caro aquino

Obrigado pelo apoio

Gostaria de tirar algumas dúvidas

Essa lib é compatível com o compilador C18?
Vc já usou ela?
Caso usou, vc tem alguma dica pois estou aproveitando o código que se encontra no livro Microcontroladores PIC18, caso não conheça posso depois passar.

O código que menciono ele escreve os dados no SD Card e ler no RS232, entretanto não necessito do RS232, pois meu interesse como já mencionei é apenas gravar e ler os dados em formato txt.

Gostaria de uma dica, pois estou perdido na implementação do código

Caso necessite de informações estou a disposição

Grato
Daniel dos Santos Costa
Bit
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Out 2011 16:11

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Out 2011 19:23

Essa biblioteca foi escrita em ANSI/C sendo assim compiladores com suporte a essa padrão não terão problemas com ela. O que ocorre é que essa biblioteca implementa a camada FAT, tu precisa implementar as primitivas para acesso a mídia, no caso, o SD card. Eu utilizo ela com o LPC1768 e compilador IAR, mas eu não teria dificuldades em portar para outra plataformar se assim eu necessitasse, mas eu não uso mais PICs em projetos novos.
ASM51 descanse em paz!
Avatar do usuário
Red Neck Guy
Dword
 
Mensagens: 1968
Registrado em: 12 Out 2006 22:24

Mensagempor marcelo campos » 29 Out 2011 19:38

Daniel:

Se quer alguma coisa "prontinha"/ pra pegar e usar, veja o nosso projeto completo "MMC-SD Card FAT16_32 - C18.zip" na seção de downloads da nossa placa PIC Expert no link: http://www.smartradio.com.br/loja-pic/index.php?id=11
está pro PIC18F4550 e usa Petit Fat FS

qualquer coisa post aí a pergunta

abraço

Marcelo
marcelo campos
Word
 
Mensagens: 648
Registrado em: 08 Ago 2009 08:37

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 04 Nov 2011 22:32

Ola galera como vai?

Estive sumido em virtude da correria

Estive pesquisando algumas bibliotecas encontrei uma da microchip muito interressante, entretanto possui alguma configurações.

Se alguém já usou essa lib gostaria de saber como configurar para as minhas necessidade, vale salientar que ela possui uma nota chamada 1045 entretanto estou meio perdido por usa-la.

Desde já agradeço
Daniel dos Santos Costa
Bit
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Out 2011 16:11


Voltar para PIC

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x