PIC x Módulo GPRS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PIC x Módulo GPRS

Mensagempor caduhitec » 31 Jan 2007 12:18

Preciso de fazer um PIC interagir com um módulo módulo GSM/GPRS, verifiquei que existem soluções da motorola e siemens, pergunto: qual deles tem o melhor custo x benefício? Na aplicação em questão, a utilização do módulo será basicamente como celular para envio de SMS. Sugestões são bem-vindas.
antecipadamente agradeço a colaboração.
[]´s
Cadu
caduhitec
Bit

Mensagempor chrdcv » 02 Fev 2007 18:28

Certo de que a sua aplicação é somente a o envio e o recebimento de SMS´s, vc. poderá realizar uma pesquisa e verificar dentre os fabricantes mencionados por vc. (Siemens e Motorola) qual possui o menor custo. Seria desejável que o módulo GSM possua internamente a função de envio de SMS´s no modo texto, pois caso contrário terá que codificar e decodificar as mensagens em PDU (Protocol Description Unit).

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor tcpipchip » 04 Fev 2007 22:07

Ou voce utiliza TCP/IP transportado pelo GPRS
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Fev 2007 09:14

Aqui na empresa usamos o SMS, porém notamos que algumas vezes ocorrem atrazos muito grandes no recebimento do SMS após o evento. No caso, a operadora utilizada é a TIM.

No nosso caso, para a aplicacao em questão, esse atrazo é tolerável, uma vez que é aleatório e o sistema é redundante.

Porém, o envio de dados por TCP/IP seria a melhor opção, pois é imediato.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor caduhitec » 05 Fev 2007 09:45

Bem, no meu caso o atraso é fator crítico, porém, em todos os testes que ralizei até agora, o tempo entre o envio e o recebimento é menor que 1 minuto. Eu utilizo a operadora Claro-RJ.
Andre, vc utilizou um módulo GSM ? Qual ?
[]´s
Cadu
caduhitec
Bit

Mensagempor guest2003 » 05 Fev 2007 20:35

Cadu,

Qual sua aplicação ?

As vezes ocorrem atrasos de ate 1 dia :( no recebimento de SMS...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor zero » 06 Fev 2007 06:57

Qual preço de um modulo desses ????
Roberto
Técnico Eletrônico - PEM
zero
Nibble

Mensagempor jean » 06 Fev 2007 07:15

O G24 da Motorola custa em torno de R$ 250,00 na Informat ...
Agora, se for só pra mandar SMS, compra um celular comum que vai ser mais barato..
Já fiz testes com SMS e é como o Guest falou, existem atrasos muito grandes entre envio e recebimento, principalmente entre as operadoras..
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 06 Fev 2007 07:53

Ola Senhores.
Eu utilizo os módulos Siemens, TC-63, e agora vou utilizar o TC-65.
O SMS é um protocolo de uma das camadas mais baixas da pilha GSM, qual o problema? Simples ele não tem compromisso de chegar ao destino, dessa forma as operadoras aproveitam folgas na banda de transmissão para o envio do SMS, por isso ele é mais barato que outras formas de envio de dados.
Se é realmente critica sua aplicação você deve utilizar o protocolo GPRS, este é muito parecido com o TCP/IP, ai é que vem o problema. Como o TCP/IP, você tem uma pilha para montar e encapsular os dados, para essa pilha você precisa de um stack pointer, que você deve montar na unha. Posso falar que é muito chato.
Bom diferente dos computadores, os celular tem o que se chama “IP realmente dinâmico” , ou seja a cada pacote de dados que você envia, ele vai com um IP diferente, logo enviar é fácil, mas e receber? Para que IP mandar se o seu aparelho já mudou de IP?
Para isso você deve contratar o serviço de acsses point da operadora. Que te fornece um ponto de acesso fixo ao qual você deve enviar os dados (como um gateway). Ai já temos outros problemas. Suporte Técnico!!!
Eu só achei um bom suporte com a TIM, e acredite em mim, você vai precisar.
Bom resumo da ópera.
Se vai mexer com SMS, tudo fica mais fácil, eu uso o módulo TC-63, o módulo pronto com placa, fonte, antena, interface para SIM Card, e serial, etc.. só pegar e usar. custa cerca de R$400,00.
Se vai utilizar GPRS, eu indicaria outro módulo o TC-65, que é parecido com o TC-63, mas já vem com o Stack GPRS, então você não precisa controlar tudo na mão, e melhor ele vem com um núcleo ARM-7 que você pode programar em Java e controlar 10 portas de I/O digitais dentro do modulo, ou seja o modulo se torna autônomo. Lógico que esse é mais caro em torno de R$600,00
http://www.duodigit.com/
Esse cara tem os dois módulos.

Atualmente eu utilizo o TC-63 em uma placa com o microcontrolador PSoC, os dois fizeram uma dupla explosiva, da para fazer quase tudo !!!!

Espero ter ajudado

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor zero » 06 Fev 2007 11:28

jean que modelo de celular é mais facil montar um sistema de sms junto com um modulo de gps .... um nokia 2280 da sera ?
Roberto
Técnico Eletrônico - PEM
zero
Nibble

Mensagempor jean » 06 Fev 2007 12:02

zero..até hj só usei modulos G20 e G24 da Motorola... citei o celular pq é mais barato...
Agora se o mod. q vc citou tem comunicação serial, aí é só enviar comandos AT que fica fácil...
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor caduhitec » 06 Fev 2007 12:19

Guest - Um sistema de monitoramento de temperatura, tem uma faixa específica para o ambiente estar "saudável", temperaturas abaixo ou acima da especificada disparam um aviso via sms (primeira idéia).

Zero - cotei dois modem´s GSM/GPRS, é completo, não só o módulo. O modem vem pronto para ser utilizado. Na Arrow o TC39 está US$ 176 e na Informat o G24 está a US$ 188. Não é baratinho, mas tb não é nenhum absurdo. Vou verificar se com estes valores projeto fica viável ($$).

[]´s
Cadu
caduhitec
Bit

Voltar para PIC