biblioteca delays.h no mplab-x v2.10 xc8

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

biblioteca delays.h no mplab-x v2.10 xc8

Mensagempor Eduardo Augusto » 09 Jul 2014 00:21

Eae galera do fórum, finalizei meu projeto com os microcontroladores pic24f e estou muito satisfeito pelo resultado, as vantagens de processar em 16MIPS e em 16bits fazem a diferença para cálculos com ponto flutuante de forma insana! imagina com 32bits em plataforma ARM hahaha...

Enfim agora estou envolvido no desenvolvimento de um sistema de domótica. E creio que não terei a necessidade de utilizar uma maquina de 16 bits.
Estou utilizando os microcontroladores de 8 bits mais simples da microchip, 16f, e os mais robusto 18f. A necessidade do projeto é que o microcontrolador tenha memória suficiente para suportar as camadas do protocolo zigbee e rotinas simples de leituras de sensores e etc..; No lugar do zigbee estou pensando em usar rf... mas zigbee se mostrou mais solido e *aplicável e possui uma ótima banda de bits por segundo, podendo a chegar a 20Kbits por segundo....Mas isso é outra discussão que desenvolveremos mais pra frente se for necessário.

Meu problema hoje é o seguinte, migrei para o mplab x e estou usando o compilador xc8, a nova IDE da microchip possui muitas funcionalidades legais, que só vi outras pessoas usarem, e algumas que estou aprendendo a utilizar. Enfim estava iniciando um código para display de lcd e quando mandei compilar logo de cara o compilador me deu esse erro aqui

main.c:9: error: (141) can't open include file "delays.h": No such file or directory

Inclui a biblioteca como eu faria no mplab c18 porem to vendo que essa biblioteca não existe no compilador...alguém sabe oque devo fazer?
to pensando em criar um rotina de atraso, uma função FOR de NOP();, na raça ... mas se alguém tiver uma solução, em biblioteca... ajuda.

Valeu!!!
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Re: biblioteca delays.h no mplab-x v2.10 xc8

Mensagempor tcpipchip » 09 Jul 2014 08:00

NÃO ESQUECE DE INSTALAR AS LIBS E .H
http://www.johnloomis.org/microchip/doc ... -Guide.pdf
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 09 Jul 2014 13:22

Você pode passar o caminho online para download? Não estou achando. O link que vc me passou é manual do compilador c32 e não há referência nenhuma a biblioteca delay.h.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor rafael » 15 Jul 2014 13:44

Meu amigo! Não saia do pic24 .... A diferença do custo não compensa.
Outra coisa sugiro que você de uma boa olhada na stack miwi da microchip com os módulos sub-giga ou 2.4Gb. A biblioteca eh muito estável, fácil de implementar e sai bem mais barato que utilizar módulos com zigbee embarcado porque a stack miwi eh gratuita!!!!! Um abraço!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
/***************************************
Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
e-mail: rafael@tewac.com.br
***************************************/
rafael
Nibble

Mensagempor Eduardo Augusto » 16 Jul 2014 09:46

RE: tcpipchip
Resolvi meu problema, faltou uma diretiva de pre-processamento safada que é necessário ser definida logo no inicio do código,
Código: Selecionar todos
#define  _XTAL_FREQ      1600000 /*frequência do cristal oscilador 16Mhz*/

RE: Rafael
Cara, cotei preços esses dias, pics16,18,24 e os microcontroladores de 28 pinos com 16k/28k/32k de flash 2 usart e canal ad ficaram quase a mesma coisa, sendo a diferença alguns centavos de dolares.... pics18f custando 1,52,
pics16 custando 1,32 e os pics24 custando 1,90. Estou cogitando continuar com os 16bits, por 40 centavos a mais tenho pps, velocidade e resolução muito maior para cálculos e afins.

Estou entrando na área sem fio e oque eu conheço melhor são os módulos xbee e afins... Desconheço MiWi, se você tiver qualquer artigo bacana relacionado eu ficaria muito interessado em ler ele. Dei uma breve olhada no site da microchip e a quantidade de documentação e material de suporte é imensa, mas não ficou detalhado as vantagens, energia/áreas de alcance/quantidade de dados por segundo/ latência da rede, se puder me dar uma força nessa agradeço mto. :D

Quanto a zigbee embarcado e stack gratuita, não entendi? Dentro de alguns dias estarei fazendo a cotação dos módulos zigbee, vi alguns chineses na aliexpress, promoção igual de feira, compre 10 leve 5 e ganha as antenas na faixa junto com o modulo de gravação dos próprios módulos hahaha, achei bacana pelo preço e comodidade de poder desenvolver algum segmento de rede logo de cara, com dispositivos coordenadores, roteadores e dispositivos finais de aquisição de dados analógicos.

Vlw
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor xultz » 16 Jul 2014 09:49

Só um detalhe, aquele define deve ser da frequência do cristal, e não do oscilador, como no CCS. Essa semana eu fiz um circuito com um PIC18F242, com um cristal de 10MHz, e ativando o PLL pro PIC rodar a 40MHz, e o define teve que ser 10000000, o compilador pelo jeito saca que o PIC vai rodar com o PLL e compensa o valor no cálculo do delay.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rafael » 22 Jul 2014 17:02

Opa! Desculpa a demora!
No site da microchip você pode baixar o MAL - microchip application library. (Baixa o legacy porque eles estão recriando o MAL para ficar mais genérico e o MiWi ainda não está lá).
Bem, no MAL tem exemplo de tudo que eh tipo de stack (pilha) e lá tem a pasta MIWI com exemplos de aplicação. Também no menu iniciar do windows eh colocado uma pasta chamada microchip com o help completo do miwi listando funções e exemplos de códigos para que esta começando.

Sobre os módulos eu tenho experiência com os de 2.4GB.

Tem o módulo MRF24J40MA que eh o de baixa potência (1mW) com alcance de 40metros (na prática) sem obstáculos e uns 20metros com obstáculos como paredes. Este módulo custa u$8,00 em quantidade (umas 500 peças) e u$9,99 para uma peça. A taxa de transferência na wireless eh de 250kbps e no lado digital a porta eh spi e aceita até 25MHZ.

Tem o módulo MRF24J40MD com alta potência (100mW) e alcance de 300metros até 400metros na prática sem obstáculos (essa variação eu obtive em diferentes zonas urbanas). O módulo custa em torno de u$17,00 em quantidade. A taxa de transferência na wireless eh de 250kbps e no lado digital a porta eh spi e aceita até 25MHZ.

Os módulos sub-giga eu nunca usei na prática mas parece que o módulo de 800MHZ tem um alcance de 600metros e o custo eh bem atrativo. Não lembro quanto eh a taxa de transferência mas eh bem mais baixa. A stack MiWi dentro do MAL eh compatível com este módulo.

Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
rafael
Nibble

Mensagempor rafael » 22 Jul 2014 17:12

Quanto ao MiWi ser free e o Zigbee não eh que a tecnologia de rede Zigbee foi criada pela Zigbee Alliace e eles cobram royalty para distribuir a tecnologia.

Isso fica transparente para o usuário final porque quem paga esse royalty são empresas como a Digi com os módulos XBee.
O resultado disso eh que os módulos ficam mais caros.....

E não adianta colocar stack pirata de Zigbee no microcontrolador porque a Anatel checa isso, inclusive a primeira pergunta que eles me fizeram na homologação se a comunicação era Zigbee ou não.

Valeu!

Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
rafael
Nibble

Voltar para PIC