Dúvida oscilador PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dúvida oscilador PIC

Mensagempor Pask » 17 Fev 2015 20:44

Amigos, ao configurar o oscilador interno do PIC18F4550 não consegui fazer funcionar na frequência interna correta de 4mhz até que configurei o postscale da cpu para 1 e ficou assim:
INT_RC CPUDVI1
OBS.: Estou usando o compilador CCS C.
Alguém poderia me explicar porque isto aconteceu já que,segundo o datasheet, este bloco do oscilador não precisaria ser ajustado para se trabalhar com o oscilador interno deste PIC?
Grato e aguardo.
Pask
Word

Re: Dúvida oscilador PIC

Mensagempor mastk » 18 Fev 2015 10:45

Em adicionau, ja que se trata do mesmo assunto, os PIC24 ou os mais atuais podem ser gravados sem cristal? Ja me deparei com casos que uma solda ruim do cristal impede ate mesmo a gravacao.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Fev 2015 11:01

Mas qual é o desvio da frequencia correta ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Pask » 18 Fev 2015 12:39

Por favor, postem apenas se tiverem uma resposta para a minha dúvida.
Pask
Word

Mensagempor ze » 18 Fev 2015 13:13

voce não está totalmente errado amigo mas acho que um obrigado colado com o por favor não seria mal. Bom não tive contato com este mc ainda mas algo que vc pode fazer é ver se o compilador está gerando corretamente a configuração dos fusíveis. Abra o hex no mplab e verifique a coerência dos fusíveis com a sua expectativa. Dê uma olhadela no d.s. e ve se ele tem alguma configuração/calibração de ajuste de freq e tal (tipo oscon, oscall e tal)
e... mastiq... 'adicionau'?!! pow colabora aí mêo. doeu meus ouvidos. e é pergunta ou resposta? ou os dois? ou nenhum dos dois? ah esquece...
abç
ze
Dword

Mensagempor Pask » 18 Fev 2015 15:23

Caro Ze.

Pude constatar que após utilizar a diretiva interna do compilador "#use delay(internal=4MHz)", não adianta usar a diretiva interna "setup_oscillator( )", porque a primeira se sobrepõe a qualquer outra, ou seja, mesmo que você queira, não consegue configurar o oscilador de outra forma. Isso limita um pouco a programação no compilador da CCS, não é mesmo?

Muito obrigado.

Thank you very much.
Regards.
Grazie per tutti.
Muchas gracias.

Está mais do que agradecido, não achas!
Pask
Word

Mensagempor ze » 18 Fev 2015 15:44

nós é que agradecemos por partilhar tua recém adquirida sabedoria. Só faltou complementar com a informação de como solucionaste tal bug (?) do teu compilador. Pode não ser totalmente inútil pra algum incauto navegante do futuro. Suponho ter sido: setar manualmente os bits no programador no ato da programação e documentá-lo pro operador
A propósito... de nada. enough?
ze
Dword

Voltar para PIC