Comprimir dados (ajuda)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comprimir dados (ajuda)

Mensagempor lucasromeiro » 11 Ago 2015 13:01

Galera, tenho a necessidade de comprimir os dados que enviarei via gprs para consumir menos trafego de dados!!
preciso de ajuda, sei que é possivel mas nao estou entendendo como funciona.
Postei no forum da ccs, tive algumas respostas, mas devido o idioma e inexperiencia, nao compreendi muito bem.
alguem pode me ajudar?
aqui meu topico: http://www.ccsinfo.com/forum/viewtopic.php?t=54239
lucasromeiro
Byte

Re: Comprimir dados (ajuda)

Mensagempor xultz » 11 Ago 2015 13:31

Eu li a bagaça meio por cima (o thread é bem longo), mas o que o fulano sugeriu é converter tuas informações de ASCII para valor numérico, você entendeu esta parte? Seria bacana colocar de novo como é o formato dos dados que pretende transmitir, fica mais fácil ajudar desta forma.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 11 Ago 2015 14:41

xultz escreveu:Eu li a bagaça meio por cima (o thread é bem longo), mas o que o fulano sugeriu é converter tuas informações de ASCII para valor numérico, você entendeu esta parte? Seria bacana colocar de novo como é o formato dos dados que pretende transmitir, fica mais fácil ajudar desta forma.

pois é, nao entendi muito bem, porque primeiro eles falam de transformar em hex ou binario.
blz transformou em hex e ai?
como seria em binario?
olha a ultima postagem da pagina 2.

Formato:

@9999;100;25/10/2015-23:22:34;int32;int32;int32;int32;int32;int32;int32;int8;
@(NumberOfClientMax);(signalMax);(time stamp); inteiros aleatorios

exemplo real de um pacote:
@0999;100;25/10/15-23:22:34;4294967290;500;0;15555;72;4294967290;9;50;
lucasromeiro
Byte

Mensagempor andre_luis » 11 Ago 2015 14:49

Já procurou por funções prontas em C com o critério de busca "string data compression" ?
O código de Huffman parece ser o mais apropriado para pouca quantidade de dados.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 11 Ago 2015 15:10

andre_teprom escreveu:Já procurou por funções prontas em C com o critério de busca "string data compression" ?
O código de Huffman parece ser o mais apropriado para pouca quantidade de dados.

ja sim amigo...
porem estes codigos sao usados economizando os caracteres repetidos em sequencia, coisa que nao existe no meu caso, olhe o formato dos meus dados, predominantemente numeros e mudam a cada dado.
nao ahei uma funcao pronta para tal. =(
lucasromeiro
Byte

Mensagempor tcpipchip » 11 Ago 2015 15:55

Não podes fazer uma bridge com linux e usar o gzip ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Ago 2015 16:04

Teoricamente ele está no PIC, e portanto sem sistema operacional.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edsont » 11 Ago 2015 16:12

A quantidade de dados já é pequena. Quando se tenta compactar um volume pequeno às vezes acaba ficando maior.

O que a compactação faz é mais ou menos substituir as repetições por um código menor. É um pouco complicado de explicar em poucas palavras.

Na compressão, os dados (bytes) passam a ter quantidades variáveis de bits. Os dados com maior frequencia são codificados com um número menor de bits. E os menos frequentes com mais bits. Para saber qual o último bit de cada dado é feito uma busca numa árvore binária desbalanceada.

Um arquivo compactado precisa ter além dos dados compactados, a árvore de pesquisa para poder ser descomprimida.

Existem outros métodos como a compactação de bits repetidos, mas é mais comum em figuras "chapadas" como bitmaps com poucas cores, neste caso não é necessário a árvore. Só é viável se as repetições ocuparem vários bytes seguidos.

Pode fazer um teste zipando os dados gravados num arquivo pra ver o resultado. Provavelmente o programa vai marcar como compactação zero. E o cabeçalho provavelmente vai deixar o arquivo maior.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor andre_luis » 11 Ago 2015 16:21

Vamos lá, isso é como eu faria, para seu caso especifico:

Supondo que você está usando o código de ASCII padrão, vai de 32 decimal até 126 decimal, estando de cara limitado em 7bits e não 8bits.
Voce poderia reduzir um pouco mais a faixa, já que os valores não binários ficam restritos á um total de 94 (126-32).
Pelo que vi mais acima, aparentemente NÃO UTILIZA LETRAS, e portanto poderia reduzir ainda mais, para 42 (94 –(2*26)).
Nesse caso, um código de 6 bits poderia mapear todos os caracteres da sua transmissão.
Se você conseguir ainda definir quais outros caracteres não são usados, e se conseguir eliminar mais 10 caracteres ( 42-32 ), consegue comprimir agora para 5 bits apenas, contra os 8 originais
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 11 Ago 2015 16:28

Lucas, converter para hexa ou binário é a mesma coisa, é só uma forma de você escrever um determinado número.
A idéia é a seguinte: suponha que eu tenho o número 157. Quando representado em ASCII, ele ocupa três bytes, sendo um para o dígito '1', outro para o dígito '5', e outro para o dígito '7', correto? Caso você não seja muito familiarizado com a tabela ASCII, veja a mesma neste site: http://www.asciitable.com/ e verifique que o código para o dígito '1' é 49 em decimal, ou 0x31 em hexadecimal. Assim, na memória do teu microcontrolador e durante a transmissão destes dígitos no teu pacote TCP, ele seriam (em hexa) 0x31 0x35 0x37, ocupando 3 bytes, certo? Agora, eu posso pegar estes três dígitos e convertê-los para um único valor em decimal, cujo valor é 157, ou 0x9D em hexa, correto? Desta forma, eu ocupo um único byte para armazenar este valor.
Veja um outro exemplo com um número grandão, por exemplo, 57129. Em ASCII, este valor ocupa 5 bytes, um para cada dígito, porém este valor convertido para hexadecimal tem valor 0xDF29. Ou seja, ao invés de 5 bytes, são necessários somente 2 para representar o mesmo valor. Esta é a ideia de converter os valores de ASCII para hexa e economizar alguns bytes (você provavelmente vai economizar mais de 50%).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor barboza » 11 Ago 2015 17:24

Além da conversão de valores enviados como string para hexadecimal, você pode também enviar o timestamp no padrão UTC.

25/10/2015-23:22:34

No seu exemplo acima, você esta enviando 19 bytes para definir sua data/hora.

Com o UTC, bastam 4 (ou 8 bytes).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_Uni ... Coordenado

http://www.cplusplus.com/reference/ctime/time_t/

Você pode também implementar seu próprio padrão de envio do timestamp. Se não precisa da resolução de segundos, pode enviar os minutos passados desde o ano 2015 por exemplo, ao invés dos segundos após 1970 (UTC).
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor edsont » 11 Ago 2015 18:25

GPRS é tâo caro assim?

Outra dica: deixe os campos com comprimento fixo e elimine os delimitadores ( ; , - / etc.). Em Hexa isso será quase obrigatório. Duh!

Se a frequencia de envio for alta, uma alternativa é usar 2 tipos de pacotes. Um completo e um simples. O completo transmitido a intervalos maiores e o simples sem os dados que variam pouco (como dia, mês, ano) e transmitidos com maior frequencia. Pode usar apenas um bit para identificar o tipo de cada pacote. Ou ainda identificar pelo tamanho.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor KrafT » 11 Ago 2015 21:09

Se a operadora cobrar pelo encapsulamento TCP, muito pouco pode ser feito para um pacote de dados tão pequeno. É algo como tentar economizar combustível de avião levando menos passageiros.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 11 Ago 2015 22:22

xultz escreveu:Lucas, converter para hexa ou binário é a mesma coisa, é só uma forma de você escrever um determinado número.
A idéia é a seguinte: suponha que eu tenho o número 157. Quando representado em ASCII, ele ocupa três bytes, sendo um para o dígito '1', outro para o dígito '5', e outro para o dígito '7', correto? Caso você não seja muito familiarizado com a tabela ASCII, veja a mesma neste site: http://www.asciitable.com/ e verifique que o código para o dígito '1' é 49 em decimal, ou 0x31 em hexadecimal. Assim, na memória do teu microcontrolador e durante a transmissão destes dígitos no teu pacote TCP, ele seriam (em hexa) 0x31 0x35 0x37, ocupando 3 bytes, certo? Agora, eu posso pegar estes três dígitos e convertê-los para um único valor em decimal, cujo valor é 157, ou 0x9D em hexa, correto? Desta forma, eu ocupo um único byte para armazenar este valor.
Veja um outro exemplo com um número grandão, por exemplo, 57129. Em ASCII, este valor ocupa 5 bytes, um para cada dígito, porém este valor convertido para hexadecimal tem valor 0xDF29. Ou seja, ao invés de 5 bytes, são necessários somente 2 para representar o mesmo valor. Esta é a ideia de converter os valores de ASCII para hexa e economizar alguns bytes (você provavelmente vai economizar mais de 50%).

Caramba, finalmente entendi...
kkkkkkkkkkk
agora tenho varias duvidas relacionadas a isso...
1- Eu nunca sei qual vai ser o tamanho do meu numero, pode ser 1 ou 3743724 ou outro valor. o hex vai ficar variando de tamanho?
2- Como eu enviaria esses dados? concatenaria todos com "strcat" numa unica string?
3- consegui entender tudo, mas como economiza espaco, pensei em gravar na eeprom assim tambem para economizar espaco na eeprom, o que acha? pensando como fazer isso.

agora estou imaginando como seria a logica de montar um pacote com os dados em hexa todos juntos com a data e tal, formando um pacote completo... para nao fazer m**** e identificar por exempo 0xDF29 como sendo 4 bytes D,F,2,9...

A melhor resposta que tive ate agora!!!
Estou perto de resolver isso!!!
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 11 Ago 2015 22:34

barboza escreveu:Além da conversão de valores enviados como string para hexadecimal, você pode também enviar o timestamp no padrão UTC.

25/10/2015-23:22:34

No seu exemplo acima, você esta enviando 19 bytes para definir sua data/hora.

Com o UTC, bastam 4 (ou 8 bytes).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_Uni ... Coordenado

http://www.cplusplus.com/reference/ctime/time_t/

Você pode também implementar seu próprio padrão de envio do timestamp. Se não precisa da resolução de segundos, pode enviar os minutos passados desde o ano 2015 por exemplo, ao invés dos segundos após 1970 (UTC).

Exato, me falaram que posso enviar o timestamp no formato de um INT32, ocupando beeeem menos espaco do que ocupa hoje!
Pesquisei, vi exemplos, mas nao achei a forma usada para converter.. a lógica usada na conversao entende?
eu preciso da resolucao de segundos sim, mas posso usar um unsigned int32, me da mais possibilidades...
pode me explicar o funcionamento do utc?
acho que entendi durante a escrita deste texto, basicamente seria a contagem de segundos que se passou desde 1970? rsrs
quando se refere que eu posso fazer meu timestamp quer dizer que posso comecar a contar desde 01/01/2015? boa ideia.
so nao entendi porque eu perco os segundos!!
outra duvida, como eu faco para saber se o ano eh bisexto ou coisas do genero que poderiam bugar o sistema.....
preciso prever isso tudo...
lucasromeiro
Byte

Próximo

Voltar para PIC