Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
lucasromeiro escreveu:Olá galera, td bem?
Estou com um problema.
Tenho uma placa que faz leituras analogicas de um sensor de pressão chamado: mpx5050
Ele mede até 5 metros de coluna de agua.
meu problema eh:
fazer a leitura correta e transformação dos dados lidos pelo aadc em metro de coluna dágua.
li em varios lugares, alguns falam para usar equação da reta achando 2 pontos, outros falam para usar a equação do gráfico, ja outros falam para usar uma formula especifica com compensação de erros etc etc.
a verdade é que não consegui fazer a conversão da leitura do acd(tensão) em metros ou centimetros de coluna dágua
com isso pretendo saber quanto de agua tem no tanque para fazer um calculo de volume posteriormente.
Alguem pode me ajudar?
KrafT escreveu:Antes de qualquer coisa, eu faria leituras do ADC para, digamos 10 em 10 cm de agua. Plotaria o gráfico e obteria a equação, pode ser pela "linha de tendência" do excel.
Se essa medição não for possível, pelo menos três pontos (vazio, metade e cheio) podem ajudar.
Por fim, se isso também não for possível, teria que fazer leituras em intervalos regulares com o tanque enchendo. Conhecendo a vazão, desde que constante, dá para obter a função desejada.
Lembro que um amigo meu apanhou pra car... de um sensor desses, pois para uma pressão constante, a leitura variava como se o ar estivesse vazando do sensor. Ao que eu sei ele desistiu e fez o trem com bóias.
morais escreveu:lucasromeiro escreveu:Olá galera, td bem?
Estou com um problema.
Tenho uma placa que faz leituras analogicas de um sensor de pressão chamado: mpx5050
Ele mede até 5 metros de coluna de agua.
meu problema eh:
fazer a leitura correta e transformação dos dados lidos pelo aadc em metro de coluna dágua.
li em varios lugares, alguns falam para usar equação da reta achando 2 pontos, outros falam para usar a equação do gráfico, ja outros falam para usar uma formula especifica com compensação de erros etc etc.
a verdade é que não consegui fazer a conversão da leitura do acd(tensão) em metros ou centimetros de coluna dágua
com isso pretendo saber quanto de agua tem no tanque para fazer um calculo de volume posteriormente.
Alguem pode me ajudar?
Se seu sensor tiver leituras estaveis, é tranquilo. mais facil ainda se seu tanque não for cônico), pois o volume será proporcional à pressão (linear).
Ontem instalei um ransmissor de pressão LD291 SMAR em um tanque cilindrico de 40m³ , o sensor fica na base o sinal é 4-20mA , a pressão lida é proporcional à coluna de aguá e o volume é proporcional á coluna, pois o tanque é simetrico.
Resumindo: dependendo do seu tanque, nada de caulculos complexos.
brasilma escreveu:Solução aquosa esta sendo introduzida no MPX5050 ou ele está lendo indiretamente a pressão da coluna d'água?
A forma para calibrar o sistema pode ser com um gráfico altura da coluna x sinal medido, joga no excel traça a curva, insere uma linha de tendência com menor erro (mais próximo de 1) e usa a equação da reta no teu sistema.
EDSONCAN escreveu:The MPX5050/MPXV5050G series pressure sensor operating characteristics, and internal reliability and qualification tests are based on use of dry air as the pressure media.
Isso funciona em agua?
lucasromeiro escreveu:quanto a forma de calibrar, pode me dar mais detalhes? não entendi meta coisa
andre_teprom escreveu:lucasromeiro escreveu:quanto a forma de calibrar, pode me dar mais detalhes? não entendi meta coisa
Anexa aqui um arquivo texto com os valores das medições, que achamos a função caracteristica pra voce. De qualquer modo, o ideal seria que o proprio algoritimo fizesse essa auto-calibração, mas apesar de ser possível baixar programas em C prontos ( se não me engano, procurando pela palavra-chave "regression algorithms" ), isso é um pouco mais complicado.
cm- Leitura ADC
0 - 3700
1 - 3970
2 - 4190
3 - 4410
4 - 4600
5 - 4820
6 - 5030
7 - 5250
8 - 5650
9 - 6100
10 - 6300