Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Poderia colocar o Diagrama Esquemático?
Assim a priori vejo o filete de cobre que passa entre os Pinos 5 e 6 do PIC cruzar com outro Filete longo na vertical, além de estar muito próximo do pino 5, há outros pontos onde estão muito próximos de pinos outros.
Dj.
brasilma escreveu:O V- apesar de não estar no esquema, está corretamente ligado na placa.
Percebi uma diferença na ligação ao pino B2, que vai ao pino 1 do CN1, no esquema a ligação é direta, na placa existe um divisor resistivo provavelmente inserido para reduzir para 0 - 3,3V, veja se pode ser isto... (para eliminá-lo, faça um jumper em R7 e remova R8)
andre_teprom escreveu:Matheus,
Não sei onde estou pecando no entendimento da situação, mas na primeira postagem voce mencionou que o uC é o 16F628A, mas nos desenhos do PCB e do SCH, está indicado PIC18.
A propósito, pode ser que as trilhas muito finas do terra estejam atrapalhando o acionamento do relê, que precisa de uma alta carga inicial para mover o mecanismo, e desse modo um capacitor de MUITO alto valor proximo dele pode ajudar. Sei que agora é tarde pra isso, mas o plano de terra ajuda nesse caso.
Outra dica, que em princípio pode não necessariamente estar relacionada com o problema em questão, é que é preferível utilizar jumpers no lado de cima da placa ( pode ser resistores 0R0 ) ao invéz de trilhas finas passando entre terminais, pois isso é uma receita pra dor de cabeça, sendo mais uma variável de incerteza a ser testada.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante