Ajuda com Módulo HC-05 + PCI CIRCUITO IMPRESSO

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda com Módulo HC-05 + PCI CIRCUITO IMPRESSO

Mensagempor fmatheus » 28 Out 2015 22:14

Caros Colegas do Fórum,

Trata-de de um projetinho simples com um PIC 16F628A + HC-05 (módulo Bluetooth)
acionando dois relés por meio do módulo

ztyeh.jpg

b8mrn5.jpg

O problema é que o projeto funciona perfeitamente no Protoboard mas não funciona na PCI de circuito impresso

Será que é alguma interferência, capacitância parasita etc etc?

Consigo parear o módulo mas não consigo acionar os relés
Alguém tem alguma sugestão?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
fmatheus
Bit

Re: Ajuda com Módulo HC-05 + PCI CIRCUITO IMPRESSO

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Out 2015 22:48

Poderia colocar o Diagrama Esquemático?

Assim a priori vejo o filete de cobre que passa entre os Pinos 5 e 6 do PIC cruzar com outro Filete longo na vertical, além de estar muito próximo do pino 5, há outros pontos onde estão muito próximos de pinos outros.

Dj.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fmatheus » 28 Out 2015 22:58

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Poderia colocar o Diagrama Esquemático?

Assim a priori vejo o filete de cobre que passa entre os Pinos 5 e 6 do PIC cruzar com outro Filete longo na vertical, além de estar muito próximo do pino 5, há outros pontos onde estão muito próximos de pinos outros.

Dj.

Djalma,

A ligação desta trilha com a outra na vertical está correta (vai para o VCC)
Quanto a proximidade foi um problema na hora da copia e cola e redimensionamento da imagem que distorceu, mas, está tudo ok. Não tem trilha encostando

O esquema é esse:

Imagem
Editado pela última vez por fmatheus em 29 Out 2015 10:44, em um total de 1 vez.
fmatheus
Bit

Mensagempor Marcelo_SP » 29 Out 2015 07:04

bom, geralmente a alimentação tem que passar pelo capacitor primeiro e depois ir para o microcontrolador e terminar nele mesmo. a alimentação do módulo deve seguir caminho diferente.
Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor xultz » 29 Out 2015 07:14

No teu esquema eu não vejo ligação do V- ao GND do circuito.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 29 Out 2015 07:33

O V- apesar de não estar no esquema, está corretamente ligado na placa.

Percebi uma diferença na ligação ao pino B2, que vai ao pino 1 do CN1, no esquema a ligação é direta, na placa existe um divisor resistivo provavelmente inserido para reduzir para 0 - 3,3V, veja se pode ser isto... (para eliminá-lo, faça um jumper em R7 e remova R8)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 29 Out 2015 08:16

Matheus,

Não sei onde estou pecando no entendimento da situação, mas na primeira postagem voce mencionou que o uC é o 16F628A, mas nos desenhos do PCB e do SCH, está indicado PIC18.

16f628a.gif

A propósito, pode ser que as trilhas muito finas do terra estejam atrapalhando o acionamento do relê, que precisa de uma alta carga inicial para mover o mecanismo, e desse modo um capacitor de MUITO alto valor proximo dele pode ajudar. Sei que agora é tarde pra isso, mas o plano de terra ajuda nesse caso.

Outra dica, que em princípio pode não necessariamente estar relacionada com o problema em questão, é que é preferível utilizar jumpers no lado de cima da placa ( pode ser resistores 0R0 ) ao invéz de trilhas finas passando entre terminais, pois isso é uma receita pra dor de cabeça, sendo mais uma variável de incerteza a ser testada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fmatheus » 29 Out 2015 10:25

brasilma escreveu:O V- apesar de não estar no esquema, está corretamente ligado na placa.

Percebi uma diferença na ligação ao pino B2, que vai ao pino 1 do CN1, no esquema a ligação é direta, na placa existe um divisor resistivo provavelmente inserido para reduzir para 0 - 3,3V, veja se pode ser isto... (para eliminá-lo, faça um jumper em R7 e remova R8)

Brasilma,

Vc está certo, no esquema não coloquei, mas é um divisor resistivo para o RX que a propósito nem estou usando por enquanto
Estou usando apenas o TX do HC-05 (não necessita do divisor) para enviar os comandos pro PIC e não está funcionando na placa mas no protoboard funciona perfeitamente
fmatheus
Bit

Mensagempor fmatheus » 29 Out 2015 10:32

andre_teprom escreveu:Matheus,

Não sei onde estou pecando no entendimento da situação, mas na primeira postagem voce mencionou que o uC é o 16F628A, mas nos desenhos do PCB e do SCH, está indicado PIC18.

16f628a.gif

A propósito, pode ser que as trilhas muito finas do terra estejam atrapalhando o acionamento do relê, que precisa de uma alta carga inicial para mover o mecanismo, e desse modo um capacitor de MUITO alto valor proximo dele pode ajudar. Sei que agora é tarde pra isso, mas o plano de terra ajuda nesse caso.

Outra dica, que em princípio pode não necessariamente estar relacionada com o problema em questão, é que é preferível utilizar jumpers no lado de cima da placa ( pode ser resistores 0R0 ) ao invéz de trilhas finas passando entre terminais, pois isso é uma receita pra dor de cabeça, sendo mais uma variável de incerteza a ser testada.

André,

A indicação de PIC-18 no layout significa PIC de 18 pinos e não PIC18F (confunde mesmo), mas estou usando o PIC16F mesmo
Na verdade nem soldei o rele ainda por enquanto estou testando so com o LED mesmo e não está acionando

Mas vou tentar usar um jumper naquela trilha que vc sugeriu
fmatheus
Bit

Mensagempor andre_luis » 29 Out 2015 12:45

Só pode ser caca na montagem mesmo.
Tenta gravar um simples programa de pisca-led em outra porta, pra ver se é algo no oscilador, no Reset ( que não tem delay ), ou se apenas na seção do rele.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ELFS » 29 Out 2015 15:04

Confere os valores dos capacitores do oscilador, é comum colocar 220pF no lugar dos 22pF.
Não gostei do aterramento dos pinos não usados diretamente ao GND um erro no programa e :oops: :oops:
ELFS
Byte

Mensagempor ze » 29 Out 2015 16:13

também percebo que a trilha do gnd sai dos emissores, passa pelo oscilador (caps do cristal) e vai pro borne. Isso é quase um sacrilégio. Experimente ligar com jumper dos emissores pro borne e cortar as trilhas que vão pro gnd do mc. Também não gostei do layout como um todo. Parece (e deve ser) serviço de principiante (considere como crítica construtiva por gentileza). Melhore, engrosse as linhas vcc & gnd e todas que puder
ze
Dword

Mensagempor fmatheus » 29 Out 2015 17:36

Andre, ELFS e DWORD,

Muito obrigado pelas dicas muito boas por sinal

Como é um protótipo fiz o layout no circuit wizard e usei o autorouter ai ja viiu né
Vou gravar um pisca como o André sugeriu e ve se funciona
fmatheus
Bit

Mensagempor fmatheus » 29 Out 2015 18:07

Gravei o PISCA

E não funcionou na placa também (no protoboard funcionou)

Meus amigos que coisa estranha!!!
Como é que pode, uma coisa tão simples. Já testei todas as trilhas está tudo ok

To sem entender até agora
Até já troquei o cristal para ver se era ele e nada
fmatheus
Bit

Mensagempor ze » 29 Out 2015 19:06

percebo agora os errados 22nF no cristal. Reprograme para osc interno faça o pisca led. Aliás, atenção à programação dos fusíveis
Auto route não tem os macetes de calos de algumas décadas como o supramencionado por esta carcaça véia
Boa sorte e de nada também.
ze
Dword

Próximo

Voltar para PIC