programação in circuit sem uso do PC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

programação in circuit sem uso do PC

Mensagempor Vonnilmam » 16 Fev 2018 18:22

Preciso criar uma aplicação que grave o fw num pic877a...de forma que um MCU faça essa transferencia do fw para o pic alvo...sem ter que utilizar um PC para fazer isso

Bom para iniciar, gostaria de saber se alguém já fez isso e por onde devo começar a "saga".

Obrigado
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Re: programação in circuit sem uso do PC

Mensagempor nagkiller » 10 Mar 2018 19:59

Pode considerar isso???

Flw...
Nagkiller
nagkiller
Bit

Mensagempor KrafT » 10 Mar 2018 20:15

Eu uso o pickit3, arranco a teclinha e coloco no lugar um relé que aciona ele. Sai mais barato que a mão de obra de fazer um gravador.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 11 Mar 2018 16:28

A Microchip acabou de lançar o Pickit 4, que tem conector prá cartão SD, você pode gravar o firmware nele e gravar as placas sem precisar de PC. Eu achei essa ideia legal porque numa linha de produção pode ter um cartão para cada arquivo de firmware, fica bem prático pro peão escolher o firmware e gravar as placas.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor nagkiller » 11 Mar 2018 17:09

Legal... não sabia que já tinha saido o PicKit 4!!!

Flw...
Nagkiller
nagkiller
Bit

Mensagempor KrafT » 11 Mar 2018 20:21

Disponível em 26/03 ( https://www.microchipdirect.com/product ... l/PG164140 ). Mas os recursos vão sendo acrescentados aos poucos: "This functionality is coming soon with firmware update of the product through MPLAB X IDE." Tomara que seja simples e efetivo como seu antecessor, pois o ICD4 tá me custando os últimos fios de cabelo... Entre eles, falta de suporte para vários componentes e bugs variados. Ah, tem LEDs RGB... Pq investiram nisso nunca saberei.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 12 Mar 2018 09:51

Eu agradeço a atenção e dicas de todos, mas o meu objetivo não é simplesmente fazer a gravação in-circuit, o meu objetivo é fazer a gravação in-circuit, porém proteger o firmware contra cópias.

Eu preciso fazer uma espécie de "contímetro" se assim posso dizer, para isso preciso saber o protocolo de gravação do pic...por isso perguntei se alguém já fez algo do tipo.

Obrigado
Vonnilmam
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Mar 2018 09:58

Mas não dá para ler o Pickit3...
Mas vc quer limitar o numero de cópias? O Cyclone FX permite fazer isso e limitar data/período em que a gravação pode ser feita. Mas aí não pode ser PIC...

Edit: Não pense que se vc ler o datasheet e implementar teu próprio gravador, uma pessoa com o Salae Logic de U$ 10, 00 do Aliexpress e um bocado de paciência não consiga levantar o firmware todo.

Podes usar um MCU com bootloader que consiga receber o dados criptografados e descriptografar internamente. Só conheço FPGA que trabalhem com arquivos de programa criptografados nativamente, talvez já tenha MCUs com isso (aqui vai uma carinha pensativa do Whastapp).

E por último, não sei para que serve, mas podes usar um desses na tua placa: https://www.nxp.com/docs/en/brochure/75017096.pdf
KrafT
Dword

Mensagempor chrdcv » 12 Mar 2018 13:16

KrafT escreveu:Mas não dá para ler o Pickit3...
Mas vc quer limitar o numero de cópias? O Cyclone FX permite fazer isso e limitar data/período em que a gravação pode ser feita. Mas aí não pode ser PIC...

Edit: Não pense que se vc ler o datasheet e implementar teu próprio gravador, uma pessoa com o Salae Logic de U$ 10, 00 do Aliexpress e um bocado de paciência não consiga levantar o firmware todo.

Podes usar um MCU com bootloader que consiga receber o dados criptografados e descriptografar internamente. Só conheço FPGA que trabalhem com arquivos de programa criptografados nativamente, talvez já tenha MCUs com isso (aqui vai uma carinha pensativa do Whastapp).

E por último, não sei para que serve, mas podes usar um desses na tua placa: https://www.nxp.com/docs/en/brochure/75017096.pdf

A idéia do Kraft é boa. Não é necessário um PICles "pica" para implementar um algoritmo criptográfico de segurança média. Para teus objetivos, algo como um SlipJack, TEA ou XTEA ou IDEA já seriam mais do que suficientes. O que deve pensar é como esconder a chave na aplicação que desejará gravar no microcontrolador destino, uma vez que os protocolos citados, as chaves são simétricas (não quer dizer que para diferentes aplicações e/ou versões tenha que manter a mesma chave). Assim, teria que controlar somente a forma como o bootloader é gravado nos microcontroladores da tua placa e baseado no firmware de aplicação criptografado, poderá ter o controle completo do aspecto de funcionamento do teu dispositivo, como horas de uso, etc... Utilizei um esquema parecido em um projeto recente de caça-míqueis que fiz. Ficou muito melhor em relação aos concorrentes feitos pelo pessoal em que eles limitavam o número de jogadas e a partir de um determinado número, o dono da máquina deveria comprar um outro microcontrolador e instalar, dando mais dor de cabeça para o dono da máquina que nem sempre é uma pessoa capaz de realizar tal procedimento. A minha solução foi bem simples, após determinado número de jogadas, a máquina simplesmente solicita um determinado número serial o qual o dono da máquina pode inserir através de alguns push-buttons colocados na placa principal. Após a inserção o número é validado pelo equipamento e funciona normalmente. Especificamente no meu caso, o que fiz foi uma forma de certificação rudimentar, baseada em um algoritmo de hash. No teu caso, o que necessita, é um esquema criptográfico simples de chave simétrica...
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor xultz » 12 Mar 2018 15:43

Cara, acho que o jeito mais seguro é você mesmo fazer a gravação. O cliente manda os PIC virgens, e você grava e manda de volta. É tosco, mas é seguro...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 16 Mar 2018 22:12

Putz...zzzz

Quanta informação legal, obrigado a todos.

Então eu já faço isso atualmente, mas é um pé só...

Eu queria bolar um jeito de fazer isso de forma mais tranquila.

Eu tomei conhecimento que um de uma determinada empresa, faz as gravações via internet, segundo fiquei sabendo, o cliente conecta um harware gravador de pic na internet e ele faz tudo remotamente, eu acho que é assim ou libera via senha de acesso uma quantidade de gravações para o artista fazer as cópias...

Eu andei estudando o raspberry pi e achei interessante, será que daria para criar uma liberação via internet com o raspberry?

Eu demoro, mas não desisto... :?
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 16 Mar 2018 22:14

Sem querer fugir do assunto, mas só um pouquinho...

Alguém, sabe me dizer se existe um compilador para o linux do raspberry pi em C...

Salvo engano o pyton nativo é uma espécie de BASIC disfarçado, não é?
Obrigado
Vonnilmam
Byte

Mensagempor pamv » 18 Mar 2018 22:32

O Raspberry vem com o Gnu C (gcc) instalado, no meu Pi 0 W é cc version 4.9.2 (Raspbian 4.9.2-10+deb8u1).
Um detalhe,o gcc é orientado a texto. Se você quer uma IDE vai ter que instalar uma.
pamv
Word

Mensagempor chrdcv » 19 Mar 2018 18:41

Vonnilmam escreveu:Sem querer fugir do assunto, mas só um pouquinho...

Alguém, sabe me dizer se existe um compilador para o linux do raspberry pi em C...

Salvo engano o pyton nativo é uma espécie de BASIC disfarçado, não é?
Obrigado

Vc pode utilizar o compilador C previamente instalado na distribuição ou então pode utilizar um sistema de compilação cruzada, o que em alguns casos pode ser mais fácil para desenvolver aplicações.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Abr 2018 20:24

Não deu para ler todas mensagens, mas já coloquei 2 pics em um protoboard e ao serem energizados um transferia um programa para o outro. Esse experimento foi feito para se conseguir isso: https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... pDvZQsBZxH
ÁgioFelipe
Word

Próximo

Voltar para PIC