Converter de PICBASIC para CCS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Converter de PICBASIC para CCS

Mensagempor sergioigel » 01 Mar 2018 13:45

Alguém poderia me ajudar ou me dar uma luz de como converter este codigo para CCS ?
ou algum codigo similar que faça a mesma função ?
vale uma grana, se for o caso.

necessidade:
- exportar dados usando esp8266
- armazenar os dados no servidor html ( pode ser em banco ao invez de txt, como no exemplo )
- retornar o dado para validar que foi enviado corretamente
- criar um botao html para alterar algum dado dentro do pic

link do exemplo: https://www.teachmemicro.com/pic16f877-internet

grato e no aguardo,
sergio
sergioigel
Bit

Re: Converter de PICBASIC para CCS

Mensagempor tcpipchip » 01 Mar 2018 17:04

é mais fácil fazer tudo no ESP8266
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor sergioigel » 02 Mar 2018 07:44

tcpipchip escreveu:é mais fácil fazer tudo no ESP8266

como seria isso ? pois os dados estão no PIC....
voce simplesmente falar o que falou nao ajuda em nada! mostra algo ou diga algo que se possa entender, por favor ?
sergioigel
Bit

Mensagempor andre_luis » 02 Mar 2018 10:42

Sergio, realmente o ESP8266 se utilizado como CPU "stand alone" (nao como shield para o PIC) e se escolher o ambiente Arduino para desenvolver, possui uma gama de bibliotecas, bem como exemplos no Github que lhe poderiam servir como base. Apontar um caso em especifico seria complicado, pois há muitos projetos disponiveis, sendo que qualquer um poderia servir como ponto de partida. Repare que o uC/modulo mencionado, já possui o periferico de Wi-fi embutido, inclusive com antena e tudo, de modo que voce não precisa fazer praticamente nada no hardware, e como dito, para o firmware o cardápio é extenso. Outra coisa, é que possui uma memoria embutida na faixa de MEGA byte e dentre as bibliotecas disponiveis, há inlcusive um sistema de arquivos nao-FAT (SPIFFS), mas pouco importa, pois o manipulando da camada aplicação isso é transparente, voce apenas usa comandos do tipo read/write, etc... Enfim, dá uma olhada nesse microcontrolador.

Eu até pegaria se não estivesse ocupado com outros projetos, com esse ESP8266 dá pra fazer rapidinho.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergioigel » 03 Mar 2018 13:39

oi Andre...
obrigado mas nao é possivel utilizar ARDUINO, somente utilizo PIC nos meus projetos, uma vez que tenho todos os equipamentos desenvolvidos para este tipo de microcontrolador.

andre_teprom escreveu:

Sergio, realmente o ESP8266 se utilizado como CPU "stand alone" (nao como shield para o PIC) e se escolher o ambiente Arduino para desenvolver, possui uma gama de bibliotecas, bem como exemplos no Github que lhe poderiam servir como base. Apontar um caso em especifico seria complicado, pois há muitos projetos disponiveis, sendo que qualquer um poderia servir como ponto de partida. Repare que o uC/modulo mencionado, já possui o periferico de Wi-fi embutido, inclusive com antena e tudo, de modo que voce não precisa fazer praticamente nada no hardware, e como dito, para o firmware o cardápio é extenso. Outra coisa, é que possui uma memoria embutida na faixa de MEGA byte e dentre as bibliotecas disponiveis, há inlcusive um sistema de arquivos nao-FAT (SPIFFS), mas pouco importa, pois o manipulando da camada aplicação isso é transparente, voce apenas usa comandos do tipo read/write, etc... Enfim, dá uma olhada nesse microcontrolador.

Eu até pegaria se não estivesse ocupado com outros projetos, com esse ESP8266 dá pra fazer rapidinho.
sergioigel
Bit

Mensagempor tcpipchip » 03 Mar 2018 22:15

A conversao daquele exemplo nao é dificil! Ja programei picbasic e ccs

Mas

https://www.embarcados.com.br/pic-na-io ... hingspeak/
tcpipchip
Dword

Mensagempor sergioigel » 05 Mar 2018 09:52

oi,
sim, eu ja havia visto este topico do thingspeak...
mas ele somente envia os dados, nao recebe o retorno ( AT+CWMODE=1 )

ja no outro exemplo ele utiliza "AT+CWMODE=3"
assim permite receber tambem o retorno e para o trabalho que preciso fazer é necessario isto

de qualquer forma, muito obrigado pelo retorno ...
e se voce conseguir tirar algumas horinhas do seu tempo extra podemos até acertar algum para voce me ajudar convertando esse codigo, interessa ?

tcpipchip escreveu:A conversao daquele exemplo nao é dificil! Ja programei picbasic e ccs

Mas

https://www.embarcados.com.br/pic-na-io ... hingspeak/
sergioigel
Bit

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2018 11:17

Sergio, apesar de voce já ter batido o martelo na solução desejada (PIC+ESP8266), eu vou insistir mais um pouco que voce reconsidere a possibilidade indicada anteriormente. O fato é que trabalhar com 2 sistemas 'inteligentes' é sempre uma dor de cabeça para debugar. Colocando tudo dentro do ESP8266 (trabalhando como CPU), voce usa apenas um Serial.println() para enviar dados pra fora. Particularmente nunca gostei do Arduino, mas o SDK da Espressif foi muito bem incorporado á essa IDE graças ao excelente trabalho do Ivan Grokhotkov (iggr) tendo feito uma plataforma bem confiável. A proposito, tem exemplos com o ESP8266 no Github fazendo praticamente tudo o que voce quer.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergioigel » 05 Mar 2018 11:36

olá Andre,
obrigado primeiramente pela dedicação sua em me assessorar....
arduino é impossivel pra mim pois tenho todos os projetos feitos com pic, pci já desenvolvidas e tudo mais...
estes exemplos no github, existe algum com pic e pra mim tem que ser tambem em ccs...aff...cheio de travacoes neh...desculpe mas é assim que tá minha situacao....
mais uma vez muito obrigado pela ajuda...

vc nao tem interesse em converter esse codigo que mencionei... ? preciso de uma coisa simples para ir crescendo no meu nivel...

andre_teprom escreveu:Sergio, apesar de voce já ter batido o martelo na solução desejada (PIC+ESP8266), eu vou insistir mais um pouco que voce reconsidere a possibilidade indicada anteriormente. O fato é que trabalhar com 2 sistemas 'inteligentes' é sempre uma dor de cabeça para debugar. Colocando tudo dentro do ESP8266 (trabalhando como CPU), voce usa apenas um Serial.println() para enviar dados pra fora. Particularmente nunca gostei do Arduino, mas o SDK da Espressif foi muito bem incorporado á essa IDE graças ao excelente trabalho do Ivan Grokhotkov (iggr) tendo feito uma plataforma bem confiável. A proposito, tem exemplos com o ESP8266 no Github fazendo praticamente tudo o que voce quer.
sergioigel
Bit

Mensagempor tcpipchip » 06 Mar 2018 18:12

O servidor tem que ser em PHP ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor sergioigel » 07 Mar 2018 08:36

pq uso mais é PHP !
sim, algum problema com PHP ?
qual seria mais facil pra voce ?

tcpipchip escreveu:O servidor tem que ser em PHP ?
sergioigel
Bit

Mensagempor tcpipchip » 07 Mar 2018 11:09

Voce já deixaria no ar ele para testar ? (aquele exemplo)
tcpipchip
Dword

Mensagempor sergioigel » 07 Mar 2018 11:58

nao entendi ? se vc quiser posso deixar no ar sim...é isso ?

tcpipchip escreveu:Voce já deixaria no ar ele para testar ? (aquele exemplo)
sergioigel
Bit

Mensagempor tcpipchip » 07 Mar 2018 12:49

"criar um botao html para alterar algum dado dentro do pic"

Na web ou dentro do ESP8266 ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor sergioigel » 07 Mar 2018 15:31

na web, igual no exemplo tem um botao para mandar acender um led ou apagar um led
só que no meu caso vou aproveitar essa comunicacao e mandar fazer outra operacao depois

tcpipchip escreveu:"criar um botao html para alterar algum dado dentro do pic"

Na web ou dentro do ESP8266 ?
sergioigel
Bit

Próximo

Voltar para PIC