Base de Tempo Com Precisão

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Base de Tempo Com Precisão

Mensagempor Guri » 09 Ago 2018 00:01

Pessoal, eu estou fazendo um relógio, sim é isso mesmo um relógio que marca Horas e Minutos.

Porém não quero utilizar esses chips do tipo timer counter, tipo 1307 da vida, eu quero fazer tudo na mão mesmo. O motivo é custo, final!

Já implementei as rotinas e estou utilizando como fonte de clock uma rotina DDS e o clock eu pego o da própria CPU (pic16f887a).

Porém tenho notado que há um erro na contagem dos segundos, esta adiantando em 4 segundos, num periodo de 24horas, estou pegando como base o relógio do PC para fazer essa comparação.

Eu estou um tanto admirado, porque o DDS é muito preciso, pelos menos em frequencias acima de 100hz...será que o DDS é o culpado desse erro?

Se vocês, puderem me ajudar indicando uma forma de ter uma fonte de clock precisa, por favor...abaixo segue minha rotina DDS:

inicialização:

cpp code
#define HZ 4000000   
#define TOGGLE (((HZ * 5) / 1) * 5)

// long 32bits:
volatile unsigned long accum_01, accum_02;
volatile unsigned long noteon, freqhz_01, freqhz_02;

T2CON = 0b00000100;
PR2 = (100-1);
INTCON = 0b11000000;
PIE1.TMR2IE = 1;
freqhz_01 = 20000; // BASE DE TEMPO 1 HZ = 0,5 nível 1 e 0,5 nível 0.
freqhz_02 = 20000;
accum_01 = 0;
accum_02 = 0;

/***********************************************
ROTINA DE INTERRUPÇÕES
************************************************/
void interrupt()
{ //Vetor de interrupção , endereço 04h de memória
PIR1.TMR2IF = 0;
accum_01 += freqhz_01;
accum_02 += freqhz_02;
/* OSCILADOR DDS: */
if(accum_01 >= TOGGLE)
{
accum_01 -= TOGGLE;
pisca=~pisca;
if(pisca==0) {if(segundos==60) {segundos=0; if(minuto==59) {minuto=0; if(hora==23) hora=0; else hora++;} else minuto++;} segundos++;}
}
}
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Re: Base de Tempo Com Precisão

Mensagempor Guri » 09 Ago 2018 00:46

Então, agora que fui "pensar", o óbvio, fui verificar no osciloscópio a base de tempo que estou gerando, através de um pino de saida do pic que esta ligado na interrupção.

Verifiquei que a marcação de tempo esta hiper precisa, ou seja 1 segundo.

Agora fiquei na dúvida: Será que eu errei alguma coisa na rotina do temporizador DDS? Ou será que o relógio do PC daria todo esse erro?....afi,
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor vtrx » 09 Ago 2018 07:45

Geralmente as rotinas para este implemento são feitas em ASM,deste modo o tempo que leva as instruções são calculadas uma por uma
vtrx
Dword

Mensagempor eletroinf » 09 Ago 2018 08:20

Qual é o crystal que está utilizando como gerador de clock?

Eu não gastaria os meus cabelos restantes tentando reinventar a roda, pra isso já existem os RTCs prontos, inclusive os de melhor qualidade contém as necessárias compensações térmicas e de carga do crystal.

Se tu quer gerar a referência do relógio a partir do crystal do uC vai penar para acertar os capacitores e, no caso de produção, vai ser difícil garantir que os lotes tenham precisão.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor MOR_AL » 09 Ago 2018 13:27

Segundos em 24 horas = 24 horas /dia x 60 minutos / hora x 60 segundos / minuto = 86.400 SEGUNDOS / DIA (observar a simplificação das unidades).
Erro de 4 segundos / dia.
Erro relativo = (4 segundos / dia) / 86.400 segundos / dia = 4,6296 E-5 (adimensional), ou seja 1 em 21.600.
Se você estiver usando um cristal normal, o erro pode se encontrar dentro do esperado.

Fiz um frequencímetro (em asm), que no circuito consegui alterar, muito pouco, a frequência de oscilação do cristal. Mas é um "cobertor de pobre". Quanto mais for o desvio, mais instável fica o oscilador, chegando mesmo a deixar de oscilar.
Talvez, seu erro possa ser reduzido, mas você só saberá, se comparar a oscilação de seu cristal com a oscilação de um equipamento sabidamente com maior precisão.
Se quiser maior precisão, além de ter um cristal mais preciso, é necessário mante-lo funcionando à uma pequena faixa de temperatura.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Guri » 09 Ago 2018 13:40

Eu agradeço as informações de todos,

A frequencia do cristal é 4mhz,

Eu já utilizei um lm1307 para o relógio, e confesso que fiquei um tanto descepcionado, pois em algumas unidades há atrasos ou adiantamentos, é pouca coisa, tipo 1, 2 ou até 5 segundos em 24horas...não entendi o do porque, e pesquisando notei que algumas outras pessoas relataram isso também.

Eu retestei o DDS, alocando outras frequencias e a precisão é muito boa, chegando a ótima, com erro de infímo.

Mas estou começando a entender que o problema pode mesmo ser o cristal, apesar do desvio ser muito pequeno, isso ainda considerando que a divisão é de 20.000 para 1,

Doidera, :shock:

Eu vou deixar na placa o velho e bom sinal de 60hz da rede elétrica... :oops:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2018 18:58

Guri escreveu:Eu agradeço as informações de todos,

...
Eu vou deixar na placa o velho e bom sinal de 60hz da rede elétrica... :oops:

É, mas e se houver interrupção na rede? Mesmo se for pequena, vai afetar na precisão.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Ago 2018 21:00

O erro de um cristal é na base de 20ppm (1/50.000), o que no universo de um dia (86.400s) dá cerca de 1,7s. Repare entretanto que a rotina de recarga do timer dentro da interrupção demora adiciona um atrazo de umas poucas instruções, e portanto implementar um RTC desse modo não é preciso, a menos que seu uC possua algum mecanismo de recarga automatica do Timer.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Guri » 11 Ago 2018 15:17

Então, cheguei a essa mesma conclusão, depois de testar cuidadosamente na prática e fazendo medições com o osciloscópio.

Realmente, se ouver desvio do cristal o erro será desanimador no contador de tempo, quer seja DDS, ou o próprio TIMR e isso é acumulativo.

Os melhores resultados foram com um cristal de quartzo, isso porque utilizei um ressonador cerãmico, onde os erros foram maiores.

O interessante e que eu ainda não compreendi, foi porque sendo o DDS muito preciso, apresentar o erro, penso isso devido ao número de divisão elevadissímo. É porque eu uso DDS para gerar frequencias na faixa de audio em um ARM STM e também num DSPIC e a precisão é ótima...

Mas pensem aqui comigo, no DDS existe um erro de defasagem conhecido como jiter, será que esse erro é ampliado e consequentemente reflete-se numa divisão tão alta como é o caso de 1hz, se bem que o jiter diminui quanto maior for o número de divisão...

Bom, nos testes, que fiz, notei que se a frequencia for exatamente 4mhz, o erro é zero, considerando o calculo inicial do DDS para f=4mhz...caso haja desvio para cima ou para baixo no cristal, isso reflete consideravelmente acumulando o erro no time de divisão final.

Eu conclui que se você uitlizar o TMR1 com um cristal de 32.768hz, o erro é muito pequeno, chegando a ser aceitável...

Fazendo aqui uma correção: Eu havia feito alguns testes com o DS1307, e notei erros também, porém notei que a minha rotina tinha um erro "besta" de temporização, após ter concertado esse erro, o time ds1307 ficou redondo...

Eu então sugiro utilizar um timer kiper para relógios, quer seja externo como o ds1307 ou interno...

Agradeço a ajuda de todos, aprendi muito com vocês, obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 11 Ago 2018 15:25

Uma pergunta ou dúvida que tenho a muito tempo...

Porque os fabricantes de UC de 8 bits, usam timers com recarga via software, ao invés de utilizar recarga "autoreload"...a recarga via software produz erros de quantização. Já a recarga "autoreload" não esse erro, porque isso é feito por hardware.

Já chips como ARM e maioria que tenho visto de 32 bits, já possuem autoreload por hardware.

Será que adotaram isso de recarga via software, só para complicar o que funciona tão bem que é o autoreload? :oops:

Enfim, poderiam antes de criar a arquitetura de um chip microcontrolador de 8 bits, "olhar" para esse detalhe que faz toda diferença num projeto onde precisão do tmr é importante.

Doidera, 8)
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor brasilma » 11 Ago 2018 16:10

Se basear na estabilidade de um DS1307 é ruim hein?!! Este RTC é antigo e muito instável (em relação a outros mais novos)

Se consegue avaliar com precisão o que está ganhando ou perdendo num dado período poderia implementar uma compensação, mas a coisa não funciona assim, o ganho ou perda varia...

Eliminando todos os eventuais erros de programação, com a variação de temperatura haveria variação na contagem de tempo, pois o sistema de clock não possui compensação.

Caso precise de uma contagem de tempo estável a solução é um DS3231 ou outros similares que possuem compensação de temperatura e garantem uma estabilidade de +/- 2 ppm 0-40C (isso dá 1 segundo a cada 5,78 dias).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Ago 2018 22:09

No frequencímetro que fiz, com PIC16F628A e um cristal de 20MHz, consegui, à temperatura ambiente fixa, a precisão de 1 em 1 milhão.
Abaixo segue o link do vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=3aIugpKWxVg

Primeiro gerei (em assembler) uma janela de leitura precisa (Ton) para a contagem dos pulsos de entrada. Essa janela tem exatos 5.000.000 de pulsos de clock. No instante 1m19s eu mostro o valor do número de clocks contados dentro desta janela (Ton).

Depois gero a frequência de 1.000.000 Hz no PIC e aplico ao frequencímetro comercial. Foi o instrumento mais preciso que eu possuía. Essa frequência é gerada com base no cristal do PIC. Acrescentei um ajuste na frequência de oscilação desse cristal. Vide o instante 2m20s. Claro que a faixa de ajuste é muito pequena, mas foi possível fazê-lo. Cerca de 3Hz em 1MHz.
Com isso garantia que o período Ton tivesse 5.000.000 de pulsos e cada um com 200ns.

Não fiz um circuito para manter a temperatura no cristal constante, consequentemente, certamente deve haver variação na frequência de oscilação do cristal.
O que eu quero dizer, é que com um simples cristal pode-se obter boa precisão de oscilação. Mas nesse ajuste é imperativo se dispor de um equipamento sabidamente com melhor precisão. A precisão de frequência obtida no osciloscópio (ou qualquer equipamento) é função do número de dígitos corretos que ele pode oferecer.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Guri » 13 Ago 2018 01:30

Olá MOR_AL.

Parabéns pelo ótimo trabalho, ficou muito bem elaborado e planejado.

Eu entendi o que quis dizer e agraço pelas informações preciosas.

Então brasilma, sua dica é muito boa, vou dar uma olhada nesse chip que você deu a dica, obrigado.

Como eu tinha uma velha placa de um alarme "MALUCO" que fabricava a uns anos atrás, resolvi usar ela nos testes,

Nela há um DS1307, que no projeto original era tudo em assembler, até eu me apaixonar por linguagem C :lol:

Bom fiz tudo em C, o erro, existe no DS1307, mas é aceitável do ponto de vista que eu estou planejando usar, é bem menor que com o uso do cristal fazendo tudo na unha.

Ele apresenta horas e minutos, alternadamente mostra a temperatura até 0~99 graus e tem uma função secundária que aciona um relé em tempos determinados durante a noite para simular presença no ambiênte.
Agora vou partir para um painel de mensagens e vou usar o o chip que o brasilma indicou...depois posto os resultados:
NOTA: estou fazendo isso apenas como hobby, minha diversão no trabalho é mexer com eletrônica e nas horas de folga, o hoby principal é eletrônica :roll: kkk

Segue o video:

https://www.youtube.com/watch?v=FPlObEO ... e=youtu.be
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 15:41

[quote="Guri"]Olá MOR_AL.

Parabéns pelo ótimo trabalho, ficou muito bem elaborado e planejado.

Eu entendi o que quis dizer e agraço pelas informações preciosas.

Então brasilma, sua dica é muito boa, vou dar uma olhada nesse chip que você deu a dica, obrigado.

Como eu tinha uma velha placa de um alarme "MALUCO" que fabricava a uns anos atrás, resolvi usar ela nos testes,

Nela há um DS1307, que no projeto original era tudo em assembler, até eu me apaixonar por linguagem C :lol:

Bom fiz tudo em C, o erro, existe no DS1307, mas é aceitável do ponto de vista que eu estou planejando usar, é bem menor que com o uso do cristal fazendo tudo na unha.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor KrafT » 15 Ago 2018 07:08

Oi Vonillmann::setNewName(Guri);

É alarmantemente inocente da sua parte querer ver um erro de alguns segundos em 24 horas num osciloscópio, assim como o é achar que um chip tipo DS1307 resolve magicamente os problemas do cristal. O DS1307 ou equivalente vai sofrer os mesmos desvios que teu processador, para um dado cristal. :wink:

Você tem alguma opções (algumas já sugeridas pelos colegas):
- Usar a rede CA quando disponível, como você mesmo sugeriu, e nas eventuais faltas dele rodar com uma base de tempo do cristal do processador;
- Usar um caro TXCO ou OCXO, que você já restringiu pelo custo;
- Usar um NTP, mas também é caro e nem sempre se tem acesso à rede;
- Usar o sensor de temperatura externo ou interno do mcu e tentar compensar o desvio do cristal por software;
- Permitir parametrizar a correção do desvio, depois de montado o produto (algo que o antigo trimmer fazia por hardware);
- Orar para deus te dar um cristal 100% preciso.

E por aí vai. Lembre-se que a engenharia é a ciência do suficiente, na impossibilidade do absoluto.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para PIC