Página 1 de 1

Varios Pics e media distancias

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 07:53
por icaro51
Pessoal agora que eu resolvi o problema do solenoide me deparei com outro.
O negocio e o seguinte eu tenho varios pics escravos (por volta de 10) que monitoram diferentes estufas (distantes de 10 a 50m) e um pic principal ligado ao pc que controla os dados entre os pics e o PC.
Como o monitoramento funciona, o pic principal coleta o dado de cada pic pedindo os dados para cada um e esperando a resposta (com isso nao tenho que me preocupar com colisoes).
Agora vem a duvida, eu posso ligar todos os Rx dos pic escravos no Tx do principal (e esse ao PC) e todos os Tx dos pics escravos no Rx do principal (e esse ao PC)?
Outra coisa, devido as distancias (10 a 50m) eu posso ligar o PIC direto um ao outro? Se nao um max232 e suficiente?
Mais uma vez agradeco a ajuda,
Icaro

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 08:00
por fabim
Icaro.

SE for 10 a 50 metros.
Sei não mais acho que os dados vão chegar com problema usando o USART do PIC.
Vc vai precisar de um conversor 232/485. pode usar o max 485.
A logica para evitar colisões é a mesma que esta usando.

fabim

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 09:26
por RobL
Mesmo com 10 m a 2400bps ficará difícil.
A mais segura solução é como o fabim colocou, RS 485.

Caso seja uma aplicação, que não será acrescida, no futuro, e queira baixo custo, poderia ser tentado usar resistores em cada Tx, Rx, de forma a não superar(10 a 20mA ou tentar para somente 5mA) para cada porta (ao transmitir ou receber). Com isso os ruídos captados serão cosumidos nesses Rs. Observar que os Rs estarão todos em paralelo e cada um como terminação da linha em cada chip. Deve ser testado com baixa velocidade de transmissão e ir aumentando até o limite confiável devido a deformação dos pulsos.

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 10:04
por phophollety
Outro ci que se acha até me padaria para RS 485 é SN75176, tenho o esquema completo de um conversor, quando chegar em casa o disponibilizo aqui

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 12:17
por Nightcrawler
Coloca um MAX485 que vc não vai se encomodar. Uso esse tipo de rede a tempo e nunca tive problemas.

MensagemEnviado: 23 Mai 2007 13:14
por phophollety
Realmente funciona muito bem, RS485 é uma rede muito resistente e simples de implementar