Página 1 de 1

PIC em Layout de PCI fica muito louco???

MensagemEnviado: 11 Out 2009 21:55
por Haroldo Coelho
Muito estranho o que está acontecendo com o meu protótipo. Trata-se de um circuito em que o PIC funciona como voltímetro. Está programado para quando receber 5,0 V na entrada - pino2 - envia pro meu display de 3 dígitos o valor de 500. Quer dizer, entrada de 0-5 V e indicação no display de 0 a 500.

Este programa está legal, já usei em outro circuito e funciona legal. O problema é que ao colocar o PIC na placa que eu projetei o PIC fica dando uma leitura muito errada.
está dando um erro de +70 no fim de escala.

No meu proboard funciona legal: Enntrada de 1V - indicação de 100; entrada de 3V,. indicação de 300; entrada de 5 V, indicação de 500...mas o mesmo PIC coloco na placa e com entrada de 1 V, indica 120( erro de +20); entrada de 3 V, indica 350(erro de +50),e assim vai aumentando o erro a medida que o sinal vai aumentando.

Já tentei muita coisa:

1-Alimentei minha placa diretamente com os 5V da minha protoboard(cuja montagem o PIC funciona muito bem...

2- Já retirei as duas trilhas que passavam por debaixo do PIC...ver desenho da placa...

3- Já injetei capacitor de 100nF no sinal de entrada, na trilha da entrada...

4- coloquei um resistor de 10K da trilha de entrada, do pino 2 para o terra..


Estou agora travado...não sei qual o próximo passo...algúem já passou por isso...QUERO UMA DICA...PLEASE.


esquema abaixo:
Imagem



FOTO ABAIXO:

Dá para ver na foto que a indicação está em 349- erro de +49(estou injetando 3,000V) mas no protoboard indica corretamente 300.

Volto a dizer...ao lado, no meu proboard, é onde está sendo gerado o sinal de 0-5 V e no circuito do protoboard funciona certo mas no circuito dessa placa aparece esse erro.

Será que é porque o PIC ESTÁ INCLINADO...EH,EH
Imagem

[list=][/list]

MensagemEnviado: 11 Out 2009 22:33
por Djalma Toledo Rodrigues
Esta péssimo esse Layout

Mas, a Alimentação do PIC16F876 é :

VSS -----> Pinos 8 e 19

VDD -----> Pino 20

Verifique.

http://ww1.microchip.com/downloads/en/D ... 30292c.pdf

Além do mais não há Capacitores de Desacoplamento.

.

MensagemEnviado: 11 Out 2009 22:36
por jorgeluiz
Caro Haroldo.
se na sua protoboard o circuito funcionou de acordo, o problema so' pode estar na placa de C.I. Confira com uma lente de aumento, se nao tem uma trilha falha, um curto imperceptivel. As vezes ate' uma placa mal lavada depois da corrosao, apresenta resistencia, por conter residuos do acido, ou umidade. Poder ser um monte de coisas, mas provavelmente e' na placa. Experimente estanhar todas trilhas.

MensagemEnviado: 11 Out 2009 23:05
por Haroldo Coelho
OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.

Djalma, está pessima? tudo bem, fiz as pressas no COREL DRAWN...vai ficar assim mesmo.

Voce me alertou da alimentação e me deu um estalo e ví que não alimentei o VCC,pino 20...que grande mancada....o pior é que o PIC está funcionando mesmo assim, embora com esse erro???

Burrice minha...se voces observarem no LAY OUT verão que não alimentei o pino 20, só alimentei de VCC o pino 5(VREF+).

Djalma, como assim, capacitores de desacoplamento...é um simples voltímetro, variação lenta.

MensagemEnviado: 11 Out 2009 23:28
por Djalma Toledo Rodrigues
Desacoplamento da Fonte

Desacopolamento de VSS e VCC junto ao PIC

Desacoplamento do Pino 5 Vref + para VSS

Mas, interligando os VSSs e ligando o VCC ao +5 Vdc deverá melhorar substancialmente.

.

MensagemEnviado: 11 Out 2009 23:44
por Haroldo Coelho
Djalma, mas testando esse mesmo circuito na protoboard sem capacitores de desacolpamento, constatei ótimo funcionamento, conversor de 10 BITS funcionando com precisão, sensibilidade e sem flutuação nenhuma, logo, não vejo porque inserir mais componentes..

Realmente, agora depois da correria e analisando aqui em casa, o layout pode ser melhorado, claro. embora não possa alterar as posicòes das trillhas de entrada, na parte inferior da placa pois essas trilhas vem de outra placa muito mais complexa.

Realmente, não gosto de arreganhar as pernas de transistor para fazer passar trilha entre elas, entre o coletor e emissor...vou ver o que fazer para melhorar, pois como dito anteriormente, é o protótipo apenas.

MensagemEnviado: 12 Out 2009 00:25
por Djalma Toledo Rodrigues
Haroldo

Antes de fazer nova PCI é melhor botar essa para funcionar
Interliga com Jamper os Pinos de Alimentação do PIC , coloque Capacitores de Disco
desacoplando etc.

A propósito qual a tensão de entrada do Regulador 78L05 ?

MensagemEnviado: 12 Out 2009 00:32
por Haroldo Coelho
a alimentação do LM78L05 é 10 VCC e vem de um regulador 7810 de outra placa. nesta outra placa já tem um capacitor de 330nF na entrada do 7810 e também um 100nF na saída do 7810. Tem um capacitor de 2200uF também na entrada do 7810, entendeu?

MensagemEnviado: 12 Out 2009 07:41
por vtrx
Não ví na foto do Layout o regulador?Qual o tamanho do regulador?
Retire os capacitores no cristal e teste como fica.

MensagemEnviado: 12 Out 2009 09:18
por Haroldo Coelho
Valeu vtrx, bem observado. Na foto não aparece o regulador...acho que foi que retirei-o e alimentei com 5VCC diretamente da fonte da minha bancada...quando estava procurando defeito...Se voce ver no desenho, verá o lugar exato em que vai o 78l05, próximo dos capacitores de 33pF.

Um detalhe...voces observaram a qualidade da foto...é porque estou usando uma máquina fotográfica semi -profissional NIKON D60...nem sei usá-la ainda direito. Tem uma volumoso manual....mais uma coisa pra estudar...Ai,ai

MensagemEnviado: 12 Out 2009 11:06
por guest2003
Ta,

Mas a pergunta que nao quer calar, alimentou o pino 20 e funcionou?

[]'s

MensagemEnviado: 12 Out 2009 11:37
por Sergio38br
Haroldo sobre a montagem em proto-board, as capacitâncias parasitas do próprio muitas vezes mascaram a necessidade dos capacitores de desacoplamento..

[ ]`s
Sergio

MensagemEnviado: 12 Out 2009 13:04
por Haroldo Coelho
Sim, alimentei o pino 20 e funcionou...Foi tipo uma pegadinha pois jamais imaginava ser falta de alimentação do PIC.

O PIC não estava com +5V no pino 20.

Mas funcionava normalmente apenas dava erro de SPAN. Eu poderia então ter um circuito de medição tipo um voltímetro sem alimentar o PIC, com apenas +5V no pino 5(VREF+), bastava para isso eu atuar no ajuste de zero e span do meu circuito e o PIC me amostraria o valor correto...vivendo e aprendendo, não?