sensor de presença que abaixe o nivel de tensão do pic!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

sensor de presença que abaixe o nivel de tensão do pic!

Mensagempor verd » 28 Out 2009 08:48

Bom dia companheiros estou fazendo uma micro automação com um pic e um supervisório em java, quando abaixar o nivel de tensão do pic ele irá fazer a contagem e enviar para o supervisório.

estou utilizando um sensor baseado no LM567, este sensor utiliza um foto transistos e trabalha com frequencia, não sei se está correto pra minha aplicação, precisarioa de um sensor de presença que abaixasse o nivel de tensão quando detectasse algum objeto.

alguem tem um palpite?

obrigado
verd
Byte

Mensagempor ze » 28 Out 2009 10:10

Já vi e já montei este ccto com lm567. funcionou a uns 10cm. mas era por reflexão. Dependendo do seu caso uma opção é usar aqueles receptores de crtl remoto p. ex TSOPxxxx da sharp. Facilita MUITO tua atribulada vida.

Bom, mas pro teu caso de abaixar o nível, a resposta é binária e lógica: coloque um inversor ... ou não

abç
ze
Dword

Mensagempor verd » 28 Out 2009 10:13

Fala lellis! humm então é por reflexão? se eu colocar um de frente com o outro e interromper o feixe não funciona?

preciso trabalhar com tensão, tenho o pic em nivel alto 5V precisaria de um sensor que por um intante abaixaria a tensão do pic para uns 3 V ou 4 V pra enviar o sinal pela serial!
verd
Byte

Mensagempor ze » 28 Out 2009 10:29

sim funciona. e ele vai a zero. mas se for só pra enviar este BIT pra serial, não precisa do pic, uai... Com a ajuda de inpout32.dll voce pode ler um bit de qualquer porta do pc. Da serial seria DTR, ou DSR ... não me lembro +. Bom, até o xp eu consegui. O vista e 7 nunca testei.
Posts quase simultaneos...! e estarei no skype a qquer mom. ou não. aviso no boteco. ou não
abç
ze
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Out 2009 11:11

verd escreveu: ... preciso trabalhar com tensão, tenho o pic em nivel alto 5V precisaria de um sensor que por um intante abaixaria a tensão do pic para uns 3 V ou 4 V pra enviar o sinal pela serial!

3 ou 4 V ?? Vai usar o Comparador ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor verd » 28 Out 2009 12:18

lelis estou utilizando o PIC pois estou montandouma placa de controle junto com um supervisório, existe mais funções agregadas ! preciso abaixar o nivel de tensão do pino para que o mesmo envie para o supervisório!

não djalma é que em meu circuito se o pino do pic sofrer um aterramento ele já envia o sinal, não precisa necessariamente que chegue a zero, nem a 3v!!

humm então lellis quando interrompese o feixe iria abaixar a tensão do LM? humm, tem algum erro em meu circuito então! tenho 5v no pino 8 do lm mas quando interrompo o feixe pinos 3/ 5e6 ele não está abaixando a tensão!
verd
Byte

Mensagempor ze » 28 Out 2009 14:31

look...

taí de novo...

Imagem

este funcionou um dia comigo. Veja se não fez alguma cag... montagem errada tipo inverter led e tr. O princípio é simples: o lm567 detecta no foto tr apenas freq que ele mesmo gera no led infra verme. Detalhe: se for lmC567 não funciona por causa qui a freq tx é o dobro da rx ou vice versa num me lembro.
"reflitará" doeu

...and luck...
Editado pela última vez por ze em 03 Nov 2009 14:18, em um total de 2 vezes.
ze
Dword

Mensagempor verd » 28 Out 2009 15:19

valeu lellis brigadão!!
verd
Byte

Mensagempor MOR_AL » 28 Out 2009 15:26

Olá Verd.
Você quer um circuito ótico com um transmissor e um receptor, que quando algo ficar entre eles o nível de saída do receptor caia de 5V para zero?
Qual é a distância máxima entre o foto-transmissor e o foto-detetor?
A luz ambiente seria um problema?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor verd » 28 Out 2009 16:59

Fala Mor-Al, a situação é a seguinte estou fazendo uma micro automação para uma empacotadeira de salgadinhos! posuo uma placa de comutação comunicando com o supervisório, preciso fazer a contagem dos pacotes de salgadinho que passa pela esteira, fiz um programa com o pic que quando abaixo a tensão do pino ele envia um sinal pela rs232 e o supervisório em java faz o incremento dos pacotes e armazena em um banco de dados.

luz não seria problema, distância máxima uns 10cm! o sistema está funcionando redondinho so não encontreio o sensor adequado!
verd
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 28 Out 2009 17:10

Se foi você que programou o PIC, qual o problema de alterar o firmware pra quando o pino for a "1" contar o objeto?

O Circuito já está pronto aí em cima, e testado por diversas pessoas. É só montar e tudo vai funcionar com a mesma lógica.

Abs,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Out 2009 23:18

Verd.
Parece que uma boa solução é usar como transmissor, um led infravermelho, alimentado com uma corrente relativamente baixa, com uma onda quadrada de 36kc/s.
Como receptor um daqueles receptores de controle remoto (IRM37xx, PHSC38, TSOP22xx).

As vantagens:
1 - O circuito possui poucos componentes.
2 - Alguma insensibilidade à iluminação ambiente.
3 - Se o seu PIC não usa o PWM, você pode usá-lo para alimentar o diodo infravermelho.

Possuo todos estes componentes aqui comigo e poderia testá-lo para você. O detalhe é que vai depender de um compromisso meu, que pode se estender até na segunda-feira.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor verd » 29 Out 2009 07:14

Fala Jorge! problema algum já estou montando o circuito do lellis pra fazer um teste!

Fala MOR_AL! então vou testar este circuito do lellis se não funcionar vamos estudar esta opçao do seu circuito! obrigado pela atenção!
verd
Byte

Mensagempor MOR_AL » 29 Out 2009 08:30

Verd.
Arrumei um tempinho e já testei o circuito.
Imagem

Após a deteção da borda na saída (o retorno do sinal ao nível '0'), bloqueie a interrupção por cerca de 50us, para não ocorrer outra interrupção para o mesmo evento.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor verd » 30 Out 2009 07:05

pessoal desculpe a falta de postagens de resultados, precisei dar um tempo neste projeto que é perticular, pra desenvolver outra coisa para empresa! dentro de alguns dias posto resultados!

obrigado a todos!
verd
Byte

Voltar para PIC