Página 1 de 1
sensor de presença que abaixe o nivel de tensão do pic!

Enviado:
28 Out 2009 08:48
por verd
Bom dia companheiros estou fazendo uma micro automação com um pic e um supervisório em java, quando abaixar o nivel de tensão do pic ele irá fazer a contagem e enviar para o supervisório.
estou utilizando um sensor baseado no LM567, este sensor utiliza um foto transistos e trabalha com frequencia, não sei se está correto pra minha aplicação, precisarioa de um sensor de presença que abaixasse o nivel de tensão quando detectasse algum objeto.
alguem tem um palpite?
obrigado

Enviado:
28 Out 2009 10:10
por ze
Já vi e já montei este ccto com lm567. funcionou a uns 10cm. mas era por reflexão. Dependendo do seu caso uma opção é usar aqueles receptores de crtl remoto p. ex TSOPxxxx da sharp. Facilita MUITO tua atribulada vida.
Bom, mas pro teu caso de abaixar o nível, a resposta é binária e lógica: coloque um inversor ... ou não
abç

Enviado:
28 Out 2009 10:13
por verd
Fala lellis! humm então é por reflexão? se eu colocar um de frente com o outro e interromper o feixe não funciona?
preciso trabalhar com tensão, tenho o pic em nivel alto 5V precisaria de um sensor que por um intante abaixaria a tensão do pic para uns 3 V ou 4 V pra enviar o sinal pela serial!

Enviado:
28 Out 2009 10:29
por ze
sim funciona. e ele vai a zero. mas se for só pra enviar este BIT pra serial, não precisa do pic, uai... Com a ajuda de inpout32.dll voce pode ler um bit de qualquer porta do pc. Da serial seria DTR, ou DSR ... não me lembro +. Bom, até o xp eu consegui. O vista e 7 nunca testei.
Posts quase simultaneos...! e estarei no skype a qquer mom. ou não. aviso no boteco. ou não
abç

Enviado:
28 Out 2009 11:11
por Djalma Toledo Rodrigues
verd escreveu: ... preciso trabalhar com tensão, tenho o pic em nivel alto 5V precisaria de um sensor que por um intante abaixaria a tensão do pic para uns 3 V ou 4 V pra enviar o sinal pela serial!
3 ou 4 V ?? Vai usar o Comparador ?
.

Enviado:
28 Out 2009 12:18
por verd
lelis estou utilizando o PIC pois estou montandouma placa de controle junto com um supervisório, existe mais funções agregadas ! preciso abaixar o nivel de tensão do pino para que o mesmo envie para o supervisório!
não djalma é que em meu circuito se o pino do pic sofrer um aterramento ele já envia o sinal, não precisa necessariamente que chegue a zero, nem a 3v!!
humm então lellis quando interrompese o feixe iria abaixar a tensão do LM? humm, tem algum erro em meu circuito então! tenho 5v no pino 8 do lm mas quando interrompo o feixe pinos 3/ 5e6 ele não está abaixando a tensão!

Enviado:
28 Out 2009 14:31
por ze
look...
taí de novo...
este funcionou um dia comigo. Veja se não fez alguma cag... montagem errada tipo inverter led e tr. O princípio é simples: o lm567 detecta no foto tr apenas freq que ele mesmo gera no led infra verme. Detalhe: se for lm
C567 não funciona por causa qui a freq tx é o dobro da rx ou vice versa num me lembro.
"reflitará" doeu
...and luck...

Enviado:
28 Out 2009 15:19
por verd
valeu lellis brigadão!!

Enviado:
28 Out 2009 15:26
por MOR_AL
Olá Verd.
Você quer um circuito ótico com um transmissor e um receptor, que quando algo ficar entre eles o nível de saída do receptor caia de 5V para zero?
Qual é a distância máxima entre o foto-transmissor e o foto-detetor?
A luz ambiente seria um problema?
MOR_AL

Enviado:
28 Out 2009 16:59
por verd
Fala Mor-Al, a situação é a seguinte estou fazendo uma micro automação para uma empacotadeira de salgadinhos! posuo uma placa de comutação comunicando com o supervisório, preciso fazer a contagem dos pacotes de salgadinho que passa pela esteira, fiz um programa com o pic que quando abaixo a tensão do pino ele envia um sinal pela rs232 e o supervisório em java faz o incremento dos pacotes e armazena em um banco de dados.
luz não seria problema, distância máxima uns 10cm! o sistema está funcionando redondinho so não encontreio o sensor adequado!

Enviado:
28 Out 2009 17:10
por Jorge_Francisco
Se foi você que programou o PIC, qual o problema de alterar o firmware pra quando o pino for a "1" contar o objeto?
O Circuito já está pronto aí em cima, e testado por diversas pessoas. É só montar e tudo vai funcionar com a mesma lógica.
Abs,
Jorge

Enviado:
28 Out 2009 23:18
por MOR_AL
Verd.
Parece que uma boa solução é usar como transmissor, um led infravermelho, alimentado com uma corrente relativamente baixa, com uma onda quadrada de 36kc/s.
Como receptor um daqueles receptores de controle remoto (IRM37xx, PHSC38, TSOP22xx).
As vantagens:
1 - O circuito possui poucos componentes.
2 - Alguma insensibilidade à iluminação ambiente.
3 - Se o seu PIC não usa o PWM, você pode usá-lo para alimentar o diodo infravermelho.
Possuo todos estes componentes aqui comigo e poderia testá-lo para você. O detalhe é que vai depender de um compromisso meu, que pode se estender até na segunda-feira.
MOR_AL

Enviado:
29 Out 2009 07:14
por verd
Fala Jorge! problema algum já estou montando o circuito do lellis pra fazer um teste!
Fala MOR_AL! então vou testar este circuito do lellis se não funcionar vamos estudar esta opçao do seu circuito! obrigado pela atenção!

Enviado:
29 Out 2009 08:30
por MOR_AL
Verd.
Arrumei um tempinho e já testei o circuito.
Após a deteção da borda na saída (o retorno do sinal ao nível '0'), bloqueie a interrupção por cerca de 50us, para não ocorrer outra interrupção para o mesmo evento.
MOR_AL

Enviado:
30 Out 2009 07:05
por verd
pessoal desculpe a falta de postagens de resultados, precisei dar um tempo neste projeto que é perticular, pra desenvolver outra coisa para empresa! dentro de alguns dias posto resultados!
obrigado a todos!