Olá Cristian,
eu sou um dos que fez um "computador de bordo" para o meu corsa e discuti muito o assunto com outro usuário do Celta Clube, o Sylvio.
Bem, eu usei apenas o sinal de um Bico Injetor e o VSS (sinal de velocidade).
Usei um 16F877 e PicBasic Pro, com a biblioteca de interrupções do Darrel Taylor (veja no foum do PicBasicPro), que ajudou bastante.
Eu usei o TMR0 para contar os pulsos da roda (8 pulsos por volta no celta. acho que vai dar 8,33 pulsos por metro)
TMR2 para o evento de 500 ms (atualização do display e cálculos)
TMR1 e CCP1 para verificar o tempo de ON do bico injetor
depois de muito fuçar, eu usei a fórmula do site
http://www.eelkevisser.nl/fuel.htm para calcular o consumo instantâneo.
Com o consumo instantâneo eu vou acumulando o total de combustivel gasto e, a partir de 100 ml eu consigo começar a medir o consumo médio.
Eu fiz duas viagens até Goiania com computador de bordo e a precisão foi muito boa, marcando o consumo médio com uma taxa de erro de apenas 5% (em média). Bastante aceitável.
Eu não consegui calcular autonomia de uma forma bacana.
Mas, eu vendi o Corsa e retirei o computador de bordo. Agora, que eu comprei uma Meriva, vou esperar acabar a garantia para começar a fuçar em uma nova versão com display gráfico (128x64 KS0108) e compilador Basic SwordFish.
No momento estou atolado em serviço (eletrônica é apenas meu hobby) e não estou conseguindo fazer nada em casa.
Tentei o protocolo OBDII, mas não deu muito certo ainda.
Você teve algun progresso ?
Abraço.
Sérgio