Página 1 de 2

como calcular o comsumo de combustivel de um celta com pic

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 08:58
por cristian
isso para um computador de bordo

vou usar o pic18f252 para ler

de inicio so vou colocar:

medidor de combustivel
temperatura ambiente
temperatura do motor
e comsumo combustivel

minha duvida é como calcular o consumo do carro ? quantos KM por litro ele esta fazendo

acho q tem haver com o tempo de abertura do bico injetor ....so o q sei

alguem q ja fez me ajuda ai

e a temperatura do motor onde colocar o sensor ou posso usar o do proprio carro?? o pic nao vai interferir nas leituras da MCU

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 09:18
por ktulu
Não é tão simples...

Ou arruma um sensor de fluxo, que não sei qual poderia ser utilizado,

Ou pega a largura do pulso do injetor. Pressão de combustível e vazão do injetor são conhecidas, você sabe o consumo instantaneo. Faz a leitura da velocidade e aí tira km/l...

Pegar o sinal do injetor é fácil. Ele tem 2 pinos. 1 deles fica sempre no +12v e o outro chaveira pra gnd. Ele tem um pull-up na caixa.
Pega esse sinal negativo e faz a leitura do tempo que ele fica em 0v. É o tempo que os injetores permanecem abertos. No seu carro a injeção deve ser semi-sequencial, ele aciona 2 bicos cada vez, tem que multiplicar por 2 a leitura para saber o consumo do motor.

Já o sensor de temperatura, o do carro é um NTC. É simplesmente uma resistencia, que via um divisor de tensão é lido pelo processador da unidade de comando. Se quiser colocar outro tem que ser posicionado no bloco do motor, nas galerias de água.

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 10:18
por Andre_Cruz
cristian,

Para simplificar, você vai medir a quantidade de combustivel no tanque, instale um sensor de rotação em uma das rodas, e monitore o espaço percorrido pelo carro.

Assim você pode estimar o comsumo de combustivel.

Se o carro percoreu 1 Km e usou 10 litros de combustivel, o comsumo dele foi de 10L/Km.

Dessa maneira você não vai conseguir muita precisão mas ja da pra ter uma idéia do comsumo.

A parte de calculo é pura fisica, procure em um livro do ensimo médio que você encontrará a maneira de calcular.

Abraço

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 10:44
por fabim
nossa uma vez um rapaz me pediu ajuda, e eu arriei.

A logica de quanto tempo o bico fica aberto por segundo, da a média instantanea, e depois só fazer a somatoria por 3600, para saber quantos litros foram embora, e fazer como o amigo disse do sensor da roda..

Agora entrou aquela porcaria de calculo, que nunca consegui aprender.

A pressão sobre a gasolina que fica na flauta dos bicos de um uno é de 1.6KGF
a largura de cada bico é de 0.875mm.

Se o bico ficar aberto por 2.8mS, 16.6vezes por segundo qual será o consumo em marcha lenta?

Isso me deu um nó e eu desisti, e o carinha quase teve um derrame de raiva..rsrs

ele me informou que o omega funciona assim mesmo, só que é um contador de entrada pra flauta e um contador de retorno pro tanque.

Ao invés de ser contagem de atuação dos bicos.

Deuzolibre, Se tu conseguir cristian e ficar bom, não esquece de me convidar para o seu funeral!!!

GOOD LUCKY !!!!

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 11:09
por cristian
3 caras do celta clube conseguiram e um deles foi pleo protocolo OBDII

estou tentando contatos com eles


http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... =0&start=0

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 12:00
por ktulu
[quote="fabim"]
Agora entrou aquela porcaria de calculo, que nunca consegui aprender.

A pressão sobre a gasolina que fica na flauta dos bicos de um uno é de 1.6KGF
a largura de cada bico é de 0.875mm.

Se o bico ficar aberto por 2.8mS, 16.6vezes por segundo qual será o consumo em marcha lenta?

quote]

Com a numeração do injetor, vc acha tabelas de lb/hr ou g/s.
Mas o mais fácil é colocar o injetor pra pulsar dentro de um frasco e medir... Aplica uns 10ms de largura de pulso, com frequencia e pressao de combustivel fixo e ai descobre...

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 13:04
por fabim
hehehe, o bico, e o fraco são faceis de conseguir... Até chavear com largura precisa...rsrsrs

Quero ver é a pressão!!hihihi

um dos motivos que nós desanimamos...

to fora tche!! isso é coisa pra louco.

Alguem ja observou que o cristian, só pega abacaxi!?
Esses barretenses são tudo doido !!!

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 13:34
por Djalma Toledo Rodrigues
Nem Pressão , nem Diâmetro, própriamente

Fluxo = Área x Velocidade do fluído

(A Pressão é para vencer a resistência, a turbolência, o atrito)

-------------------
Imagina um tubo cheio de moedas de 10 centavos
a quantidade de dinheiro que cai depende de quê?

Eu pergunto e eu mesmo respondo: " Da velocidade"
. :D
--------------------

DJ

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 15:15
por gordomlm1

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 15:17
por cristian
nao pego esses abacaxi nao ...foi ideia minha memso para o meu uso pessoal ...é q gosto de tudo ao meu redor digital

como os caras do celta clube fizeram ( sem querer desmerecer o trabalho deles ) achei q nao seria dor de cabeça ...

mas se formos analizar pelo lado teorico da coisa nao seria tao dificila assim

mas acho que vou correr atras do OBDII pois ja tem aparelhos que mandao via serial para o pc ou memso usb

falta estudar o protocolo

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 15:20
por gordomlm1
Sensor de pressão de combustivel:

http://www.mglavionics.com/html/velocity_singles.html

No final da página na área de acessórios, abaixo dos sensores que indiquei acima.

Abraços

Maury

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 15:23
por cristian

MensagemEnviado: 13 Dez 2009 18:48
por cristian
isso aqui resolveria parte do problema??/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 91-usb-_JM

MensagemEnviado: 14 Jan 2010 12:21
por srspinho
Olá Cristian,

eu sou um dos que fez um "computador de bordo" para o meu corsa e discuti muito o assunto com outro usuário do Celta Clube, o Sylvio.

Bem, eu usei apenas o sinal de um Bico Injetor e o VSS (sinal de velocidade).

Usei um 16F877 e PicBasic Pro, com a biblioteca de interrupções do Darrel Taylor (veja no foum do PicBasicPro), que ajudou bastante.

Eu usei o TMR0 para contar os pulsos da roda (8 pulsos por volta no celta. acho que vai dar 8,33 pulsos por metro)
TMR2 para o evento de 500 ms (atualização do display e cálculos)
TMR1 e CCP1 para verificar o tempo de ON do bico injetor

depois de muito fuçar, eu usei a fórmula do site http://www.eelkevisser.nl/fuel.htm para calcular o consumo instantâneo.

Com o consumo instantâneo eu vou acumulando o total de combustivel gasto e, a partir de 100 ml eu consigo começar a medir o consumo médio.

Eu fiz duas viagens até Goiania com computador de bordo e a precisão foi muito boa, marcando o consumo médio com uma taxa de erro de apenas 5% (em média). Bastante aceitável.

Eu não consegui calcular autonomia de uma forma bacana.

Mas, eu vendi o Corsa e retirei o computador de bordo. Agora, que eu comprei uma Meriva, vou esperar acabar a garantia para começar a fuçar em uma nova versão com display gráfico (128x64 KS0108) e compilador Basic SwordFish.

No momento estou atolado em serviço (eletrônica é apenas meu hobby) e não estou conseguindo fazer nada em casa.

Tentei o protocolo OBDII, mas não deu muito certo ainda.

Você teve algun progresso ?

Abraço.

Sérgio

detalhes

MensagemEnviado: 15 Jan 2010 10:36
por tecman
Veja só a pressão que sai da bomba para a flauta pode variar muito mas muito mesmo ainda más se for carro turbo outra coisa muito importante se houver falha na saonda lambda adeus precisão de calculo