recomeçando os estudos

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

recomeçando os estudos

Mensagempor fender » 29 Dez 2009 17:00

Pessoal, finalmente consegui arranjar um tempo para poder colocar algumas idéias que já estão na minha cabeça há muito tempo.

Sempre tive vontade de sentar e começar a estudar a fundo diversas linhas de microcontroladores, e espero poder começar em 2010 esta nova jornada.

Pretendo dar uma varrida na linha dos 8 bits, até chegar aos 32, fazendo uma análise e trabalhando na implementação de diversos algoritmos.

Caso alguém tenha interesse, basta não deixar este post morrer.

Abraços a todos e um feliz 2010.

Fender - Eng. Eletrônico
fender
Byte

Mensagempor ze » 30 Dez 2009 14:01

hug...huuuu....is...is... is stronger than i.....! (moderador, é inofensivo mas pode apagar se quiser. rs)
uau!!! num vejo a hora de ver você programando o pic32. será que demora? rs
minha contribuição
www.microchip.com
abç & rs
ze
Dword

Mensagempor fender » 30 Dez 2009 15:38

lellis escreveu:hug...huuuu....is...is... is stronger than i.....! (moderador, é inofensivo mas pode apagar se quiser. rs)
uau!!! num vejo a hora de ver você programando o pic32. será que demora? rs
minha contribuição
www.microchip.com
abç & rs

Acredito, que eu vá demorar sim, Lellis.

Como falei anteriormente, vou procurar fazer um estudo bastante profundo não só das arquiteturas, mas de um conjunto de periféricos que possam ser utilizados com tais micros.

Antes de eu passar pelo PIC32, como ele é bastante potente, pretendo passar anteriormente por uma revisao de Processamento Digital de Sinais, que aprendi durante a graduacao e Mestrado.

Vou procurar colocar as passagens do meu estudo por aqui. Espero que o pessoal não se incomode.

Abraços a todos
fender
Byte

Mensagempor fender » 30 Dez 2009 16:14

Modulos dos Temporizadores do PIC16F628A - OK!!!
fender
Byte

Re: recomeçando os estudos

Mensagempor andre_luis » 30 Dez 2009 20:16

fender escreveu:...algumas idéias que já estão na minha cabeça há muito tempo...

Voce já tem alguma área em específico, em que pretende começar ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 30 Dez 2009 20:20

Isso aí fender,a idéia é essa,estude todas as etapas possíveis,assim talvez deixaremos de ser 'micróbio' dos japoneses e americanos.
vtrx
Dword

Mensagempor fender » 30 Dez 2009 20:58

Bem, respondendo à sua pergunta André, na verdade, felizmente, gosto bastante de duas áreas do conhecimento em Engenharia Elétrica: Sistemas de Controle e Processamento Digital de Sinais.

Durante o mestrado, tive a oportunidade fazer as cadeiras disponíveis para ambos os cursos (e olha que não são poucas) e, apesar do que muitos falam, acredito que elas se complementam. Infelizmente, não tive tempo hábil para fazer uma cadeira específica no que diz respeito ao Processamento de Imagens, que você havia abordado em outro tópico, mas acredito que tendo uma boa bagagem de Álgebra Linear, Processos Estocásticos e PDS, o entendimento da literatura se torne mais compreensível (a matemática é bem pesada neste curso, pergunte a quem está na UFRJ-COPPE).

Apesar de gostar de matemática (e olha que eu sou viciado por esta matéria), gosto também de ver algo na prática sendo implementado (apesar de até agora, não ter tido tempo hábil para isso) e acredito que este fórum seja ideal para se materializar tal feito.

Quanto às aplicações que circulam na minha cabeça, vão desde o controle de sistemas (ex: sistemas tipo ponte rolante, VANT, etc,...) até aplicações envolvendo transmissão digital de sinais, como modulação adaptativa.

Ou seja, o que quero dizer é que o campo é vasto. O que falta é tempo e dinheiro.

Mas como disse anteriormente, vou começar devagar e entendendo a área de microcontroladores em grande escala.

Quanto ao que você disse, vtrx, acho que a lacuna tecnológica existente entre os países desenvolvidos e os em processo de desenvolvimento é muito grande. O nosso crescimento é linear, enquanto o deles é exponencial.

Acredito que é de fundamental importância, o investimento em áreas de pesquisa nos grandes centros tecnológicos e nas grandes universidades, mas nunca tampando os olhos no que está sendo feito lá fora (para não ficarmos reinventando a roda). Acho que o simples fato de obtermos o know-how na aplicação de diversas tecnologias já existentes, já é considerado um imenso sucesso.

Abraços a todos
Fender
fender
Byte

Mensagempor vtrx » 31 Dez 2009 11:12

Sobre oque disse,é que parece que alguns 'profissionais' ,principalmente os iniciantes,procuram estudar oque está 'na moda',se referindo em linguagens de programação,compiladores circuitos etc.
Com isso,deixa de estudar ou compreender a fundo oque se propõe a fazer.
Pensando assim,temos que 'esperar' sair o compilador da 'moda' ou o µc de sei lá quantos bits/mhz,que foi produzido la fora.
Conclusão,fica quase impossível alguem aqui desenvolver algo de nível e isso desistimula a criação e investimentos,fora que ficamos dependendo das 'regras' la fora.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Dez 2009 11:16

fender escreveu:...duas áreas do conhecimento em Engenharia Elétrica: Sistemas de Controle e Processamento Digital de Sinais...

Nesse caso, minha sugestão é a seguinte :

Se voce já possui algum conhecimento em microcontroladores, já tendo programado algum pisca-LED em assembly, parte direto para o C. Não é conveniente - profissionalmente falando - aprender linguagem ASM, se na maioria das aplicações se usa C, com raras excessões.

Em todos os uC, voce terá de conhecer a fundo o funcionamento dos registradores internos, e em se programando em C, voce não terá de se preocupar com a implementação, escovando os bits para descobrir onde foi que voce errou, mas irá focar apenas com a matemática envolvida, que do meu ponto de vista, é onde vale a pena perder os cabelos.

Aprendendo um 8-Bits, poderia partir direto para o 32-Bits. O gap entre um 8 e 16 bits existe, mas não é tão grande assim que justifique dedicar tempo aprendendo.

Mas obviamente, a decisão vai depender da sua disponibilidade de tempo, e se relamente tem vontade de cobrir todo o espectro de uC. Verdade seja dita : Tem aplicações onde um 8 bits não dá conta, mas um 32 bits iria sobrar capacidade de processamento.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 31 Dez 2009 12:33

capacidade de processamento por capacidade de processamento... um mcu de 8 bits hoje rende tranquilo 20 mips por um preco de banana, enquanto processadores de 32 bits baratos rendem na boa 40 mips!

na pratica essa diferenca eh bem pequena quando se fala em desperdicio: nao bastasse essa diferenca de 2x em funcao do clock (q existe soh por uma questao de bom senso do fabricante: fixar um maximo para 8 bits e um minimo para 32 bits para que as vantagens parecam mais obvias hehehe), vc ainda faz 4x mais em cada clock. por exemplo, soma 32 bits direto sem precisar fazer 4 operacoes com carry... e a diferenca eh apenas esta! nao tem nada de burlesco ou monstruoso num processador 32 bits. e pq nao 64 ou 128 bits? pq normalmente manipulamos numeros cujo tamanho costuma ser um pouco maior que 16 bits e bem menor que 32 bits. dah uma diferenca grande estes ganhos de 8x, mas se for pensar bem, os 20 mips podem jah ser algo cavalar dependendo da aplicacao. se vc trabalha com uma base de tempo de 1s e gasta 20 instrucoes para piscar led e fazer o q precisa, vc jah esta desperdicando por um fator de 1 milhao... e q diferenca ira fazer desperdicar por um fator de 1 milhao ou 8 milhoes? :)

quando vc tem uma base de tempo de 1KHz e gasta as 20 instrucoes lah, vc ainda esta desperdicando por um fator de 1000. mas dependendo da aplicacao, se o codigo for muito longo e a base de tempo for muito pequena, acaba faltando. daih eh que um mcu 32 bits mostra o valor, pq ele te abre uma margem justamente nesse ponto critico. no lado em que performance nao eh problema, eh um desperdicio burlesco tanto em 8 quanto 32 bits. uma coisa q tem q considerar nos 32 bits sao os perifericos mais avancados: as vezes um canal de DMA, MAC ou mesmo um timer de 32 bits tb faz a diferenca. novamente, para dividir um clock de 40MHz, 16 bits faz falta, mas 32 bits dah conta na boa.

mas indo um pouco adiante, acho que deveria tambem considerar desdobramentos mais vastos no mundo da eletronica digital: dsps e fpgas, pois mcus nao conseguem resolver todos os problemas do mundo.

andre_teprom escreveu:
fender escreveu:...duas áreas do conhecimento em Engenharia Elétrica: Sistemas de Controle e Processamento Digital de Sinais...

Nesse caso, minha sugestão é a seguinte :

Se voce já possui algum conhecimento em microcontroladores, já tendo programado algum pisca-LED em assembly, parte direto para o C. Não é conveniente - profissionalmente falando - aprender linguagem ASM, se na maioria das aplicações se usa C, com raras excessões.

Em todos os uC, voce terá de conhecer a fundo o funcionamento dos registradores internos, e em se programando em C, voce não terá de se preocupar com a implementação, escovando os bits para descobrir onde foi que voce errou, mas irá focar apenas com a matemática envolvida, que do meu ponto de vista, é onde vale a pena perder os cabelos.

Aprendendo um 8-Bits, poderia partir direto para o 32-Bits. O gap entre um 8 e 16 bits existe, mas não é tão grande assim que justifique dedicar tempo aprendendo.

Mas obviamente, a decisão vai depender da sua disponibilidade de tempo, e se relamente tem vontade de cobrir todo o espectro de uC. Verdade seja dita : Tem aplicações onde um 8 bits não dá conta, mas um 32 bits iria sobrar capacidade de processamento.

+++
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fender » 31 Dez 2009 13:08

Bem, quanto à programação em Assembly, estudarei o estritamente necessário.Realmente, o esforço será na programação em C.

Com certeza, a migração de um microcotrolador de 8 para 16 bits não deverá trazer muitos traumas. Desejo apenas não desprestigiar alguns micros que acredito serem muito bons, como os MSPs.

Quanto à velocidade de processamento, apesar de ser um ponto crítico na escolha de um mcu, por enquanto não serei tão chato com isso. Pra mim, o que é mais importante nesta fase é a obtenção do conhecimento dos periféricos existentes nos diversos mcus e a implementação de alguns algoritmos.

Quanto à utilização de DSPs e FPGA's/CPLD's abordando a linguagem VHDL, com certeza, farão parte dos meus itens de estudo.

Abraços
fender
Byte

Mensagempor andre_luis » 31 Dez 2009 14:25

Marcelo Samsoniuk escreveu:capacidade de processamento por capacidade de processamento... um mcu de 8 bits hoje rende tranquilo 20 mips por um preco de banana, enquanto processadores de 32 bits baratos rendem na boa 40 mips!...

Realmente, utilizar um uC de 32 bits para controle de processos, é um desperdício. Não podemos comparar uma instrução de verificação de flag com uma instrução aritmética.

Concordo contigo que não podemos desprezar os 8Bits. Já programei em uC´s de 8 Bits ( Z84, 51, PIC16F ) para aplicações onde anteriormente teria duvidado ser capaz.

Mas o foco aqui é processamento de sinais ( muito provavelmente realtime ). E aí uma ALU de maior capacidade faz uma diferença brutal, onde multiplicações e divisões são realizadas a todo momento.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 31 Dez 2009 16:35

mas lembrando que na pratica o q conta mais eh volume! como jah comprovamos diversas vezes por aqui na lista, se vc comprar um determinado modelo em volume, o preco por unidade vai lah embaixo, independente da performance. nesse caso, vale mais a pena investir em um mcu mais potente, pq vc vai obter um custo baixo sempre e nunca se preocupar com a performance.

andre_teprom escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:capacidade de processamento por capacidade de processamento... um mcu de 8 bits hoje rende tranquilo 20 mips por um preco de banana, enquanto processadores de 32 bits baratos rendem na boa 40 mips!...

Realmente, utilizar um uC de 32 bits para controle de processos, é um desperdício. Não podemos comparar uma instrução de verificação de flag com uma instrução aritmética.

Concordo contigo que não podemos desprezar os 8Bits. Já programei em uC´s de 8 Bits ( Z84, 51, PIC16F ) para aplicações onde anteriormente teria duvidado ser capaz.

Mas o foco aqui é processamento de sinais ( muito provavelmente realtime ). E aí uma ALU de maior capacidade faz uma diferença brutal, onde multiplicações e divisões são realizadas a todo momento.

+++
msamsoniuk
Dword

Mensagempor ribeiro220 » 01 Jan 2010 22:45

Feliz 2010 pra todos!!!!
Parabens pela iniciativa Eng.Fender,vamos começar então......
Como sou iniciante em programação C,minha contribuição será limitada
abraços
ribeiro220
Bit

Mensagempor fender » 02 Jan 2010 07:44

Ok, vamos começar a brincadeira então...
fender
Byte

Próximo

Voltar para PIC