Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
lellis escreveu:hug...huuuu....is...is... is stronger than i.....! (moderador, é inofensivo mas pode apagar se quiser. rs)
uau!!! num vejo a hora de ver você programando o pic32. será que demora? rs
minha contribuição
www.microchip.com
abç & rs
fender escreveu:...algumas idéias que já estão na minha cabeça há muito tempo...
fender escreveu:...duas áreas do conhecimento em Engenharia Elétrica: Sistemas de Controle e Processamento Digital de Sinais...
andre_teprom escreveu:fender escreveu:...duas áreas do conhecimento em Engenharia Elétrica: Sistemas de Controle e Processamento Digital de Sinais...
Nesse caso, minha sugestão é a seguinte :
Se voce já possui algum conhecimento em microcontroladores, já tendo programado algum pisca-LED em assembly, parte direto para o C. Não é conveniente - profissionalmente falando - aprender linguagem ASM, se na maioria das aplicações se usa C, com raras excessões.
Em todos os uC, voce terá de conhecer a fundo o funcionamento dos registradores internos, e em se programando em C, voce não terá de se preocupar com a implementação, escovando os bits para descobrir onde foi que voce errou, mas irá focar apenas com a matemática envolvida, que do meu ponto de vista, é onde vale a pena perder os cabelos.
Aprendendo um 8-Bits, poderia partir direto para o 32-Bits. O gap entre um 8 e 16 bits existe, mas não é tão grande assim que justifique dedicar tempo aprendendo.
Mas obviamente, a decisão vai depender da sua disponibilidade de tempo, e se relamente tem vontade de cobrir todo o espectro de uC. Verdade seja dita : Tem aplicações onde um 8 bits não dá conta, mas um 32 bits iria sobrar capacidade de processamento.
+++
Marcelo Samsoniuk escreveu:capacidade de processamento por capacidade de processamento... um mcu de 8 bits hoje rende tranquilo 20 mips por um preco de banana, enquanto processadores de 32 bits baratos rendem na boa 40 mips!...
andre_teprom escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:capacidade de processamento por capacidade de processamento... um mcu de 8 bits hoje rende tranquilo 20 mips por um preco de banana, enquanto processadores de 32 bits baratos rendem na boa 40 mips!...
Realmente, utilizar um uC de 32 bits para controle de processos, é um desperdício. Não podemos comparar uma instrução de verificação de flag com uma instrução aritmética.
Concordo contigo que não podemos desprezar os 8Bits. Já programei em uC´s de 8 Bits ( Z84, 51, PIC16F ) para aplicações onde anteriormente teria duvidado ser capaz.
Mas o foco aqui é processamento de sinais ( muito provavelmente realtime ). E aí uma ALU de maior capacidade faz uma diferença brutal, onde multiplicações e divisões são realizadas a todo momento.
+++
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante