DSPIC, duvia CRUEL

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DSPIC, duvia CRUEL

Mensagempor Vonnilmam » 15 Jan 2010 19:46

Eu decidi iniciar o aprendizado em DSPs iniciando pelo DSPIC (DSC), tomei essa atitude porque já há muito tempo mexo com pic16 e 18,

O negócio é o seguinte: Eu queria saber dos colegas se o compilador micko C para dspic é uma boa para iniciar?

Gostaria também de saber dos colegas com mais experiência em DSPIC, se ele tem boa capacidade de trabalho com calculos matemáticos, estou pretendendo montar varios "osciladores via software" afim de fazer leitura em wavetables e jogar isso para um DAC externo, será que o DSPIC consegue fazer isso, mesmo que com limitação em termos de quantidade de osciladores simultaneamente despejando em um DAC de audio?

Claro que minha primeira experiencia será em criar uma bateria eletrônica, vou pegar apenas os sinais de uma tabela wavetable com amostras já definidas ou seja com a percução do instrumento e fazer a leitura dessa tabela até o final e somar/dividir o numero total de amostras e enviar pro DAC...só para entender o funcionamento com o DSPIC...se alguém tiver idéias mande-as...

Eu agradeço a gentileza e paciência que tem tido comigo...
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Orcino » 26 Jan 2010 23:37

Olá Vonnilmam. Estou trabalhando com o DSPIC 30F2020 que é um DSC dedicado ao controle de SMPS ( fontes chaveadas ) o compilador que estou usando é o MikroC mudei pra ele depois de passar bastante raiva com o C30 da Microchip, o qual não recomendo. Com os ADs do 30F2020 se consegue uma taxa de amostragem de 2Msps. Quanto a calculos matemáticos, o que de mais pesado eu uso, é uma função p/ um controle PID. Para audio a Microchip tem DSPs mais dedicado a isso inclusive com alguns AN.

Orcino
Orcino
Bit

Mensagempor B-EAGLE » 27 Jan 2010 08:03

Orcino escreveu:Olá Vonnilmam. Estou trabalhando com o DSPIC 30F2020 que é um DSC dedicado ao controle de SMPS ( fontes chaveadas ) o compilador que estou usando é o MikroC mudei pra ele depois de passar bastante raiva com o C30 da Microchip, o qual não recomendo. Com os ADs do 30F2020 se consegue uma taxa de amostragem de 2Msps. Quanto a calculos matemáticos, o que de mais pesado eu uso, é uma função p/ um controle PID. Para audio a Microchip tem DSPs mais dedicado a isso inclusive com alguns AN.

Orcino

qual foi o problema encontrado no C30 Orcino?!

abraço!
B-EAGLE
Word

Mensagempor Maia » 27 Jan 2010 12:25

Olá,
Fiz um projeto bem pesado usando o dsPIC30F6011 e C30 e não tive problema algum com o compilador. Usei variáveis long double para cálculo de curve fitting e a precisão foi excelente apesar de não ter me preocupado com os tempos de execução.
Abraço,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Orcino » 04 Fev 2010 22:16

Olá B-EAGLE,

O problema que tive com o C30 foi baixa otimização do código gerado. O mesmo prg no MickroC ocupou 30% a menos de mémoria de programa. Não tenho certeza mas acho que e Microchip resolveu investir mais no Hi-tech e acabou deixando o C30 pra trás. O mesmo não vale p/ o C18 que é muito bom.

Orcino
Orcino
Bit

Voltar para PIC