COMO IMPLEMENTAR PILHA TCP/IP COM ENC28J60

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

COMO IMPLEMENTAR PILHA TCP/IP COM ENC28J60

Mensagempor Francys Reymer » 16 Jan 2010 01:33

olá pessoal!
pretendo implementar um hardware com conexão a internet utilizando o enc28j60 para minha monografia. Preciso apresentar a idéia ja no começo de fevereiro rsrsrs...então to meio apurado e ñ to tendo muito tempo de ler o datasheet, tendo em vista q ainda to traduzindo o an1120 "Ethernet Theory of Operation". Gostaria de saber se a pilha q a microchip fornece (com todos aqueles arquivos em c e h) funciona para qualquer microcontrolador, com muita memória flash é lógico, por exemplo o PIC18F4520 que tem 32KB de flash?
Aquele código exemplo que tem no application note an833 "The Microchip TCP/IP Stack" q seria meu arquivo main funcionaria para qualquer uc q estivesse conectado via spi com o enc28j60?
A comunicação spi é automaticamente inicializada com esses códigos ou tenho q configurar?
O compilador MPLAB C18 compila aqueles códigos sem problema ou teria q refazer tudo ou parte dele?
ufa....achei q ñ ia terminar nunca...kkkkkk
Francys Reymer
Byte

Mensagempor deniro » 16 Jan 2010 18:36

Você já fez algum progrma para PIC?
deniro
Byte

Mensagempor Francys Reymer » 16 Jan 2010 18:38

sim vários....inclusive participo de um projeto de iniciação cientifica...porém só programei em assembly...ñ entendi sua pergunta?!
Francys Reymer
Byte

Mensagempor deniro » 17 Jan 2010 09:37

Por que para este tipo de projeto é necessario ter um conhecimento de programação, em particular na linguagem C por que são muitas funções que vc vai ter que criar, se eu não me engano no site da michochip tem um exemplo já compilado bastando apenas gravar dentro do PIC, no proteus tem este exemplo da microchip e funciona. Eu fiz um projeto semelhante mas eu usei o ENC28J60 conectado no at89S8253 da familia 80C51 e está funcionando, a minha dica é usar as seguintes ferramentas Proteus(simulador de circuitos) e wireshark (analizador de protocolos) para vc conseguir ver a comunicação do ENC28J60 e o PC.
deniro
Byte

Mensagempor Francys Reymer » 17 Jan 2010 21:51

obrigado deniro pela dica. Já uso o proteus faz algum tempo , o wireshark ja tinha ele instalado há cerca de um mês já inclusive estou lendo um livro chamado Internet Embedded TCP/IP para MICROCONTROLADORES do autor Marcos Perez Mokarzel que dá a dica de usar o ethereal (atual wireshark). Ñ sou iniciante em programação, já programei em várias linguagens como c++, java, php, entre outras, por isso minha dificuldade é no tempo q preciso para implementar as funções, já fuçei bastante no site da microchip e ñ tinha encontrado nada parecido com q vc falou ("código pronto para gravar no pic") a ñ ser pelo fato de a microchip t fornecer a pilha com os arquivos prontos a ñ ser o arquivo principal (q seria minha main). Por isso gostaria de saber se esse uc q vc programou "at89S8253 da familia 80C51" , vc fez tudo do ZERO ou aproveitou aqueles arquivos e apenas fez o include deles no compilador?
quando vc fez a conexão com o enc28j60 acredito q vc teve q configurar o spi manualmente, mas aminha pergunta é e se eu utilizar um pic aqueles comandos em c eles mandam os bytes automaticamente ou tenho q configurar manual também, porque o problema daquele exemplo do proteus é q ele é baseado numa placa demo da microchip e ñ apenas o enc28j60..
Francys Reymer
Byte

Mensagempor deniro » 18 Jan 2010 07:18

Eu tomei como base nos meus estudos o exemplo que está neste site "http://www.avrportal.com/?page=avrnet" para min foi muito mais facil entender do que o exemplo da microchip o código é mas simples apesar de eu nunca ter programado no AVR, o SPI eu já tinha esperiencia com outros projetos, então não tive dificuldades para se comunicar com o ENC o PIC não sei como é mas eu acredito que deve ter funções já prontas na NET ou aqui no forum. O exemplo da microchip é o mesmo que está no proteus "http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en022889" se voce der uma funcada vc vai ver o maindemo. Se vc quiser eu posso mandar o que eu fiz no 8051 tá meio bagunçado ainda mas aos poucos estou ajeitando.
deniro
Byte

Voltar para PIC