Pic18F4520 x memória

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Pic18F4520 x memória

Mensagempor Vonnilmam » 24 Jan 2010 12:35

Tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês!

-No pic 18 é necessário ficar alternando entre paginas de memória de programa?

-No pic 18 é necessário ficar alternando entre bankos de memória de dados?

-O pic 18 é um MCU de 8 bits com endereçamento de 16 bits para a memória?

Grato,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Jan 2010 12:45

Sugestão:

Mude para ATMEGA é muito melhor.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 24 Jan 2010 12:50

Valeu dijalma,

Eu já estou utilizando ATMEGA, sem dúvida é muito bom mesmo, sem falar na velocidade que é muito maior e sem falar no xmega que é mais porreta aínda, e tudo em 8 bits....

Mas como eu tenho um projeto muito complexo rodando dentro de um pic877a, gostaria de migra-lo para o 18F, entende! No momento é mais facil fazer isso no pic do que no atmega...

Obrigado pela dica,
Vonnilmam
Byte

Mensagempor fabim » 24 Jan 2010 13:31

Vonnilmam escreveu:Valeu dijalma,

Eu já estou utilizando ATMEGA, sem dúvida é muito bom mesmo, sem falar na velocidade que é muito maior e sem falar no xmega que é mais porreta aínda, e tudo em 8 bits....

Mas como eu tenho um projeto muito complexo rodando dentro de um pic877a, gostaria de migra-lo para o 18F, entende! No momento é mais facil fazer isso no pic do que no atmega...

Obrigado pela dica,

Vonnilman, infelizmente tem os malditos bancos sim.
é que você programa em asm né ? por isto esta preocupado com isso.
E lembre-se que o asm dos 16F, nao é compativel com 18F.
No 18F, tem a segunda in line, para acsses bank etc..

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 24 Jan 2010 23:01

Valeu fabim...

Eu já tinha lido sobre esse detalhe numa revista, que existe uma "gambiarra" para acessar memória, principalmente se for montar uma tabela.

É verdade ainda programo em asm, porque tenho um programa de trabalho muito amplo e completamente baseado em pic16...

Mas eu estou iniciando em C, comprei um livro sobre C pic18 onde se esplora o c18 da microchip, será que eu estarei iniciando bem pelo C18 o fabim!

Tô tentando sair fora do pic a algum tempo, mas não totalmente, porque ele é meu ganha pão atual e me sinto traidor de largar ele de vêz....mas estou de olho no atmega e xmega...o bom desses caras é tem a mesma ou pelo menos uma similardade muito grande com hardware dos pics877a...e o melhor tem compilador gratuíto em c e asm e também tem muita informação na net...

Bom obrigado pelas dicas,
Vonnilmam
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 07:10

Olha, ta sim. o C18 é ansi, alem de ser uma boa pedida.

Agora sobre abandonar PIC, para sair para os MEGA ou sei lá.
Pela minha experiencia, empresas do setor que querem comprar projetos, querem um uC que esta no mercado a trocentros anos, até em buteco, ou ja partir para a tendencia de momento ARM.

Sinceramente, eu não vejo vantagem alguma de sair de pic para o mega que roda a 20 mega, porem não é 20 mips. SE quer ja sair pra coisa boa, e simples. vá direto para ARM.
Eu sou fissurado em PIC desde os 11 anos de idade, por isso tenho tanta experiencia com ele, e alem de me identificar tanto com ele. Só que em paralelo eu aprendi e adquiri muita pratica com ARM. Porque não faz o mesmo?
Veja um 18F4550 custa aqui no brasil R$20.....35R$ porrai. Um cortex M3 da NXP com 80 pinos, 256k flash, 32K ram, usb e o scambau a 4, custa U$$5,68.... FOB<<<<

eu vou ser sincero por experiencia propria, o ARM NXP, é igual qualquer outro uC, o que muda é velocidade, forma de acesso a registradores, e tem que pensar com 32 bits na cabeça.. hehehe

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Jan 2010 10:08

Concordo com vc fabim,

O pic eu também já tenho uma intimidade muuuito grande, mexo com eles desde 1995...

Jà pensei em dar uma topada nesses ARMs, mas como vc provavelmente já deve ter se assustado ao ver uma nova plataforma na sua frente, com sets diferentes, registradores etc, e ter que pensar como vc mesmo disse "em 32 bits" dá um friuzinho na barriga...

Se vc puder me ajudar a coletar informações sobre como iniciar, tais como o melhor compilador em C (acho que terei que cair no C, mais cedo ou mais tarde e que seja de forma "chocante", entende), também o chip de prateleira mais usado no momento (como vc mesmo disse, os "malas dos clientes" querem coisas de prateleira e sinceramente eu não os subjulgo não, a política do país ajuda nessa burrocracia, inclusive por parte dos importadores).

Desde já te agradeço muito pela ajuda e pelas dicas,
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 25 Jan 2010 10:11

O fabim, sou eu novamente,

Eu comprei a um ano atráz um kit do pic32, mas ainda nem liguei a coisinha...

O que vc acha do pic 32, qual é sua opnião sobre iniciar no pic32 e no nxp ARM, qual a melhor opção na sua visão geral e porque?

Muito obrigado,
Vonnilmam
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 10:21

PIC32 = MIPS core
NXP/OUTROS = ARM CORE

Como eu disse uC tudo mesma porcaria, seta registrador, abilita isso abilita aqui, velocidade assim PLL assado..

Eu tinha uma plaquinha com o PIC32 que o eduardo da DV me arrumou. usei poucas vezes, e coisas simples. Sim adorei, super rapido e uma porrada de coisa dentro do bixim.
PREÇO, na mesma quantidade de RAM, menas Flash, e menos perifericos.
Perde longe para ARM...

UM CM3 que roda a 120mhz, com 256K flash, 32768 ram, I2S, i2C * 2, SPI * 2 , Serial * 4 , e mais um zilhão de coisas. custa +/- 6,30U$$ o 1K... Veja o preço do PIC32... Observou que ele é pouco comentado e procurado? que não tem quase nenhum projeto na net ? Porque será né ?

Vonnilman, o mais importante para qualquer linguagem você ja tem.! Conhece o HW, e tem lógica de execução de processos!!

Para começar com o C, em poucos dias.

Procure no google, "C ansi para quem tem pressa".
O seu startup no C ANSI, vai se dar em pouquissimos dias.!!

Depois que ver que ja pegou o jeitão do C, aí sim compensa tu investir no ARM....

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Jan 2010 11:19

Oi fabim,

Já baixei a apostila que vc indicou, muito "clara"...
Então eu estou com tanta literatura sobre c que nem sei por onde começar, livro então nem se fala, tenho todos os nacionais publicados...

Eu acho que para iniciar num mcu mais possante como é o caso do arm, acredito eu não ter capacidade no momento, devido ao fato de estar bem mais familiarizado com o C, todavia a conversa com vc me abriu a mente no sentido de quê eu deveria iniciar minha aprendizagem em C colocando a mão na massa no sentido da palavra de forma a entender bem os conceitos desta linguagem.

Como vc disse é e verdade, o conhecimento e dicernimento de programação eu já tenho graças a Deus....

Eu quero lhe agradecer pelas palavras de incentivo que foram de grande valia,

Vou iniciar utilizano o pic18 com o compilador C18 da microchip, acredito ser um bom começo, visto que tenho muita literatura sobre o assunto o que esta faltando é iniciar na prática....

Já até comprei um pics18 da vida, até dspic tenho aquí, sem falar no nxparm também...e nôs atmega16,

Mas o mais indicado mesmo é o pic18 com o c18 que tá na mão e tem literatura para iniciar com base,

Eu quero te pedir ajuda quando necessário e desde já agradeço sua atenção...

Aproveitando o post, eu iniciei um projeto a um tempo atrás (como hoby) de um relógio/termômetro com display grande e ia implementar uma comunicação via radio com o encoder 6p20 e fazer a decodificação via software no pic (tudo em asm) parei e gostaria de finalizar...lí em algum lugar que vc tinha um projeto de decodificador para o 6p20 utilizando o pic12?....Vc tem como disponibilizar esse projeto completo inclusive com o asm (versão em assembler), por quanto vc disponibilizaria para mim esse projeto! Se possível me passe as caracteristicas do receptor, tais como: quantidade de alocações de controles.

Muito obriado por tudo,
Vonnilmam
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 13:09

Tem em C, e ASM, aqui no forum.
So mandar pesquisar, HT6P20, que tu vai encontrar.

C, çó çe aprende fazenu.
Ou seja, pega um projeto bem imbecil, simples e facil. Faça-o em C, lendo aquela apostila que eu indiquei.

hehe, lembrando que o ANSI C = ASM ALTO NIVEL.

Tu mexe diretamente nos registradores pelos seus nomes, e nome bits.

movlw 0x060
movwf TMR0

TMR0 = 0x60;

!!! cabrito ?
Quando escreve o de baixo, o assemblador faz o de cima, pra depois compilar e gerar o hex.

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Jan 2010 22:09

Fabim, tudo bem

então cara! Depois que eu conversei com vc minhas idéias em relação a C amadureceram no sentido de ver o C como algo mais facil do que asm entende!

coisa de doido sô,

Bom acabou de chegar o livro do pic18 C e do pic18 asm da mosaico, vou fazer como vc disse, simplesmente iniciar, acho que já lí bastante, agora é hora de iniciar...

Muito obrigado fabim, e estamos aquí para ajudar também quando precisar,

valeu
Vonnilmam
Byte

Voltar para PIC