Obrigado..

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Obrigado..

Mensagempor predador » 08 Mar 2010 08:23

:D :D :D :D
Editado pela última vez por predador em 08 Mar 2010 13:02, em um total de 1 vez.
predador

Mensagempor fabim » 08 Mar 2010 08:43

Predador, só uma observaçãozinha.

Sim, o seu circuito funciona.
Agora faz assim:
Tira o resistor de 100K, do potenciometro e meça apenas a tensão onde ja esta medindo. Vai observar que a tensão dos 5.24V vai subir...
Isto não pode acontecer.

Sempre que for simular um voltimetro ou algo do tipo.
1° coisa é descobrir qual impedancia para o PIC X máxima tensão de entrada a ser medida.
Feito isto calcula-se o divisor resistivo.

Porquê?
Por quê se fizer o calculo do divisor resistivo, no chute. Indo apenas pelo que o proteus lhe informa, no momento que montar o circuito real vai aparecer uma tensão errada, e você vai ficar procurando defeito onde não tem!! no seu programa.

Veja, fundo de escala do pic = 5V <<< 5V.
Maxima tensão de alimentação do divisor resistivo = 32V <<< 32V!!.

32 / 5 = 6,4. O seu divisor resistivo vai ter um fator de 6,4 : 1.

Qual impedância você quer de entrada ?
Lembre-se, o pic precisa de uma impedância máxima para que não influencie internamente no momento de conexão do capacitor de charge pump do ADC.

Com estas duas informações acima.
Você vai calcular.
P PIC vai enxergar 5V, em uma Z total de X, quando aplicado o divisor em 32V.
E a carga de 32V, vai enxergar Z de X valor, de forma que isso não influencie causando uma queda de tensão.

É por este motivo, que a entrada de Volt metter dos multimetros, ficam entre 1M e 10M ohms. Para influenciar o minimo possivel na tensão a ser medida!!

Abraços, e parabêns, você está no caminho certo da coisa !!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 08 Mar 2010 09:17

se o proj não for didático que tal um pic com ad e um ampop pra casar "impeidâncias". e que tal um 4051 pra escalas automáticas? que tal um shunt pra medir corrente e ... ah esquece. é melhor comprar um multímetro de 10 conto no camelô.
abç
ze
Dword

Mensagempor fabim » 08 Mar 2010 09:39

lellis escreveu:se o proj não for didático que tal um pic com ad e um ampop pra casar "impeidâncias". e que tal um 4051 pra escalas automáticas? que tal um shunt pra medir corrente e ... ah esquece. é melhor comprar um multímetro de 10 conto no camelô.
abç

++post;

Poisé, delta sigma ninguem merece. Ou pior usar o DAC interno para servir de Vref e ir testando se maior intão...rsrs

post++;
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor predador » 08 Mar 2010 11:18

:evil: :evil:
Editado pela última vez por predador em 18 Mar 2010 16:19, em um total de 1 vez.
predador

Mensagempor ze » 08 Mar 2010 12:09

Olá amigo. Espero que não seja um predador tipo gavião. rs
O termo “esquece” foi com relação a continuidade das “minhas” ideias, o que aliás poderiam ser usadas pra algum upgrade no teu projeto (ou cagar nele de uma vez. rs) e não necessariamente a ele em si. Foi mal entendido. Sorry.
Outra ideia [que tenho] de foruns é compartilhar além de projetos, pontos de vista profissionais [de cabelo branco, calvo, calejados, etc] com relação à eles, os quais os “amantes de microcontroladores” podem relevar ou não. Livre arbítrio, entende? Mas a ideia que o fabim debugou do teu proj. (desculpe, não baixei teu arquivo. ele tem + tempo que eu) é válida sim, apesar de meio que... não muito ortodoxa. E quer saber... fiz algo semelhante 1 vez. Mas foi na época das vacas magras.
Abç e volte sempre!
post++;// tamém uai!
ze
Dword

Mensagempor Milhoci » 08 Mar 2010 12:48

Poxa, Voltagem escrito no LCD doeu.

"Assim como falar metragem ou kilogramagem, voltagem está tecnicamente incorreto. Tanto no Brasil como em Portugal, embora usada coloquialmente e igualmente reconhecida, a palavra "voltagem", em linguagem técnica diz-se preferencialmente "diferença de potencial" ou "tensão".[1] "

[1] HOUAISS, Antônio, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa Tomo VI, Lisboa:Círculo dos Leitores, 2003, ISBN 972-42-3022-8

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor vtrx » 08 Mar 2010 12:55

nem porisso eu deixo de postar um projeto interessante para muitos...

heheh,é que tem 'programador 'aqui que 'cola e copia',então pensar não é o forte...

"Assim como falar metragem ou kilogramagem, voltagem está tecnicamente incorreto. Tanto no Brasil como em Portugal, embora usada coloquialmente e igualmente reconhecida, a palavra "voltagem", em linguagem técnica diz-se preferencialmente "diferença de potencial" ou "tensão".[1] "

Do mesmo jeito que 'dói' ver nick como 'milhoci'...hheh,é um tipo de milho encapsulado num CI?
Talvez voce seja 'a própria' ou seguidor dela;
http://br-pt.sonico.com/u/Debora_Milhoci/21785327
Heheheh.
vtrx
Dword

Mensagempor tcpipchip » 08 Mar 2010 13:27

é que vem de VOLTAGE
tcpipchip
Dword

Mensagempor EvandroPic » 08 Mar 2010 15:27

O que tem no dicionário, pelo menos na net é:
Metragem
s.f. Medida por metro. / Comprimento, de acordo com o número de metros, de uma peça de tecido, de um filme etc. (V. CURTA-METRAGEM, LONGA-METRAGEM, MÉDIA-METRAGEM.)

Voltagem
s.f. Física. Força eletromotiva ou diferença de potencial entre as extremidades de um condutor elétrico; tensão. / Indicação da corrente de uma instalação elétrica. / Indicação do potencial necessário para fazer funcionar uma máquina elétrica.

Amperagem
s.f. Intensidade da corrente elétrica.

http://www.dicionariodoaurelio.com/

Grifei esta parte em vermelho pois está incorreta. Fizeram confusão entre tensão e corrente.

vtrx escreveu:Do mesmo jeito que 'dói' ver nick como 'milhoci'...hheh,é um tipo de milho encapsulado num CI?
Talvez voce seja 'a própria' ou seguidor dela;
http://br-pt.sonico.com/u/Debora_Milhoci/21785327
Heheheh.

vtrx, se você se deu ao trabalho de pesquisar no SONICO, deve ter percebido que MILHOCI é um sobrenome. Ainda assim preferiu pegar um perfil qualquer pra fazer chiste. Onde você viu graça nisso tudo?
Outra coisa que não entendi é onde "dói" em você o referido sobrenome (nick). Parece melhor que vtrx. :roll:
EvandroPic
Byte

Re: Obrigado..

Mensagempor MOR_AL » 08 Mar 2010 15:49

predador escreveu::D :D :D :D

Abri agora o tópico e não entendi quase nada, pois não havia o principal. A dúvida do nosso colega Predador.
Predador.
Realmente não sei porque você retirou (editou) sua mensagem original. Posso conjecturar que, talvez contenha algo de que você tenha se arrependido.
Não se arrependa de postar suas dúvidas aqui, pois ninguém nasceu sabendo e mesmo os bons no assunto passaram pelo que você está passando agora. Apenas possuem mais experiência no assunto.
Abraço
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Obrigado..

Mensagempor fabim » 08 Mar 2010 15:53

predador escreveu::D :D :D :D

++post{

hehehe}post++;

Mereço++;
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Mar 2010 17:53

Outra coisa que não entendi é onde "dói"

Dói aqui;

Voltagem escrito no LCD doeu.

Seja mais imparcial e menos 'EMOtivo'...
Agora voltando a eletrônica,estou merecendo puxões de orelha...
Abraço
MOR_AL

Moral,conseguí (ja que estou de férias) descobrir porque que a rotina que voce me mandou a um tempinho atraz não funcionava...
Não perecebí o suficiente,lendo o protocolo I2C,que as memória 24C02 a 24C16 não usam endereçamento Hi re Low,os blocos são definidos pelo byte de controle e sua rotina era baseada na 24X65 que usa endereçamento Hi e low.
Como sempre usava memórias Ram/Rom não tive interesse nas 24X,não tendo experiencia nelas...antes tarde doque nunca.
PS:Não sei se recebeu meu email na época com os fontes e programa para windows para teste,nele eu expliquei que estava usando para teste uma 24C02.
podia ter me avisado...heheh.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 08 Mar 2010 23:01

Como o tópico não possui pergunta definida, cabe aqui, uma resposta ao nosso amigo Vtrx.
vtrx escreveu:
Abraço
MOR_AL

Moral,conseguí (ja que estou de férias) descobrir porque que a rotina que voce me mandou a um tempinho atraz não funcionava...
Não perecebí o suficiente,lendo o protocolo I2C,que as memória 24C02 a 24C16 não usam endereçamento Hi re Low,os blocos são definidos pelo byte de controle e sua rotina era baseada na 24X65 que usa endereçamento Hi e low.
Como sempre usava memórias Ram/Rom não tive interesse nas 24X,não tendo experiencia nelas...antes tarde doque nunca.
PS:Não sei se recebeu meu email na época com os fontes e programa para windows para teste,nele eu expliquei que estava usando para teste uma 24C02.
podia ter me avisado...heheh.

Vtrx.
Sinceramente, não me lembro nem o que jantei ontem! Meus neurônios EEPROM estão virando RAM. :cry:
Mas uma coisa posso afirmar. Se te passei o I2C, te passei completo e sem erros! Hehehe.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para PIC