Motor de passo gerando muito ruído e vibração

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Motor de passo gerando muito ruído e vibração

Mensagempor giovaniluigi » 13 Mar 2010 21:37

Olá,

Estou utilizando um PIC para gerar a sequencia para o acionamento de um motor de passo. Esse motor de passo eu consegui de uma máquina Xerox e ele é bastante forte e robusto. Estou utilizando um integrado que estava na própria máquina Xeror para a parte de potência. Entro com 24 volts e a sequencia de acionamento e ele faz o resto.

O problema é que esse motor está fazendo muito ruído. Apesar de ter força e estar com a sequencia de acionamento correta (Half-step) ele produz muito ruído e vibração. O integrado de potência possui regulagem de corrente, ajustando para correntes mais baixas ele reduz um pouco o ruído porém perde muita força.

Percebo que quanto mais baixa a rotação, mais forte é o ruído e mais grave.

Não consigo de maneira nenhuma eliminar ou reduzir esse ruído.
Não descubro o que está causando isso.

Estou pensanso se não seria a forma de onda que estou aplicando nele, ou talvez o fato desse motor ter um deslocamento baixo por passo. (1,8 graus por passo inteiro)

Alguém tem alguma idéia do que poderia estar causando o ruído ?
giovaniluigi
Bit

Mensagempor fabim » 14 Mar 2010 15:50

sim...

olha,

entendeu?

Aí pra eliminar estes tipos de problemas, tense que observar o datasheet do mesmo, e olhar qual a máxima corrente que se pode aplicar encima dele.
Feito isto, basta acertar este valor no microstep que eu comentei agora a pouco, e ele faz o serviço quase que linearmente, lembrando que vais perder velocidade em proporção ao numero de steps..

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: Motor de passo gerando muito ruído e vibração

Mensagempor andre_luis » 15 Mar 2010 13:36

giovaniluigi,

Motor de passo realmente emite muito ruído, podendo inclusive se propagar por trilhas próximas do 12V da placa.

O fato do ruído se reduzir na rotação alta, provavelmente se deva á inercia do movimento da carga mecânica. Quanto maior for a velocidade, a tendencia é de que a energia necessária para manter o movimento seja menor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2010 13:40

andre_teprom escreveu:giovaniluigi,

Motor de passo realmente emite muito ruído, podendo inclusive se propagar por trilhas próximas do 12V da placa.

O fato do ruído se reduzir na rotação alta, provavelmente se deva á inercia do movimento da carga mecânica. Quanto maior for a velocidade, a tendencia é de que a energia necessária para manter o movimento seja menor.

+++

Pô andré, mais foi exatamente o que eu acabei de explicar..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 15 Mar 2010 14:01

Seria interessante ver as formas de onda do motor parece problema de superposição de passo, vc manda girar o proximo passo sem um tempo morto entre eles suficiente para diminuir a energia da bobina anterior.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 15 Mar 2010 15:45

Foimal.....não havia entendido.
Lendo agora com calma, percebi que isso estava implícito.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para PIC