Velocidade do psoc

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Velocidade do psoc

Mensagempor Hermecildes » 28 Mai 2007 20:52

Gostaria de esclarecer uma dúvida, digamos que eu configure o psoc para trabalhar com 24MHz, esse é o ciclo de clock, mais quantos ciclos de clocks tem um ciclo de instrucao? Porque nenhuma intruçao dele é realizada com apenas um ciclo de instruçao, tem instruçao que chega a levar 13 ciclos de instruçao, dependendo de quantos ciclos de clock levaria um ciclo de instruçao ele ficaria mais lento que um pic a 4MHz não é? O 8051 por exemplo leva 8 ciclos de clock para 1 ciclo de instruçao.
Atitude em tempo real.
Hermecildes
Nibble

Mensagempor Ricardo_Franco » 29 Mai 2007 11:40

Ola Senhores.
Vamos lá, o PSoC possui um decodificador de instruções CISC, parecido com o do 8051, logo as instruções não tem necessariamente o mesmo tempo de execução, instruções mais simples como a instruções “NOP” ocupa apenas um ciclo de máquina, se não me engano o ciclo de máquina do PSoC demora 12 ciclos de clock.
(alias apenas retificando sua afirmação o ciclo de instrução do 8051 leva também 12 ciclos de clock.).E algumas instruções mais complexas, por exemplo “MOV” demoram 2 ciclos de máquina, diferente das máquinas RISC, onde todas as instruções demoram o mesmo tempo, apenas um ciclo de máquina, PIC, AVR etc...

Quanto ao desempenho da máquina observe o PDF que eu fiz a um amigo comparando o PSoC, PIC e o 8051.

Você tem razão, o PSoC tem sim um desempenho relativamente inferior ao do PIC, (como podemos ver no PDF enviado).

http://rapidshare.com/files/34061033/Co ... C.pdf.html
ou
http://www.megaupload.com/?d=XNWCS2IE

Boa sorte.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor andre_luis » 29 Mai 2007 14:00

Ricardo,

Eu acho que o PSoC veio para preencher 'lacunas' para o desenvolvedor, pois com ele pode-se criar configuraçoes de módulos de HW conforme a necessidade. Por isso, não acho que se deva fazer essa comparacao, a menos que o projetista esteja usando o PSoC numa configuração de HW que já existisse no PIC18F, e somente nesse caso então, a escolha pelo PSoC não se justificaria.

Além disso, o PIC18F embora tenha melhorado o mecanismo de interrupção, não se compara ao 51 que possui um vetor para cada interrupção ( isso faz diferença quando se trabalha com muitas fontes de interrupções ).

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 29 Mai 2007 17:52

Ola Senhores.
André, realmente estas comparações quase nunca funcionam. Eu fiz uma analise apenas dos núcleos dos microcontroladores, sem levar em conta todas as outras facilidades do PSoC.
Eu honestamente prefiro o PSoC, para quase tudo, mas tentei ser imparcial.
Mas você está certo amigo, é impossível comparar o PSoC com outros microcontroladores (até mesmo porque ele não é um microcontrolador), só que para uma noção mais simplificada é mais fácil compara-lo com referencias conhecidas.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Voltar para Cypress