AD 14bit's com célula de carga

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

AD 14bit's com célula de carga

Mensagempor Abuda » 30 Jul 2007 11:08

Pessoal,

Estou tentando usar o Psoc para desenvolver uma balança de 0 a 10Kg com precisão de 1g ou seja preciso de ao menos 10000 pontos.

Pensei em usar o AD de 14bit's de um psoc e comecei as experiências, porém para minha tristeza este AD de 14 bit's do psoc é altamente instável ou seja mesmo usando filtros, médias aritméticas e geométricas por cima o sinal continua variando de pelo menos 1bit.

Tentei de tudo quanto é jeito, ADINC, Delta sigma, ref interna e externa em fim esgotei as possibilides e ele nunca dá um sinal satisfatório.

Sem filtros e média então é um terror.

Alguém conseguiu usar este AD de forma satisfatória????
Abuda
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 31 Jul 2007 08:17

Ola Eduardo.

É verdade o AD do PSoC é uma tristeza, além dessa variação toda, você ainda vai encontrar problemas de linearidade (se já não encontrou). Quando eu testei esse cara eu não achei uma faixa linear eu achei DOIS pontos lineares e só!!!

Bom você precisa trabalhar isso. Se quiser usar o cara terá que aceitar suas limitações e contorná-las. Pelo visto você não precisa realizar estas conversões em alta velocidade certo? Então algumas dicas:

* -) Baixe o clock do AD a um valor satisfatório a seu uso, mas o mais baixo possível, pois o AD do PSoC é baseado no conceito de conversor Freqüência/Tensão, depois ele integra isso utilizando um decimador e mostra para o usuário uma palavra de 14 bits (para o caso do ADINC). Logo trabalhando em freqüências mais baixas, você tem menos oscilação e menos pulsos espúrios.

* -) Como qualquer outro AD, é altamente recomendável, utilizar alguns algoritmos de compensação tais como média aritmética etc.

* -) Pelo fato do mesmo ser baseado na freqüência o uso de um cristal externo (32.768 KHz) ajuda bastante, pois o oscilador interno do PSoC é de baixa precisão (+/- 5%).

* -) Tente usar o AD direto no pino sem passar por amplificadores, mux ou filtros, para isso utilize o pino P2.1 pois o mesmo realiza conexão direta com os blocos chaveados (apenas para famílias CY8C29xxx em diante).

Se você puder mande o projeto para mim, eu dou uma analisada e trocamos figurinhas (mande o projeto todo, pois muitas vezes o erro não esta no software do PSoC, mas no hardware
do mesmo).
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 31 Jul 2007 09:12

Nao esqueca que se vc for homologar uma balanca no INMETRO tera que ter mais do que o dobro da resolucao, pois é levado em conta o ponto de transição.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Abuda » 31 Jul 2007 10:24

Ricardo,

Não entendo então qual é a desse Psoc, isso é a maior propaganda negativa para o componente.
Tem um AD que além de não chegar a resolução não é linear.

Não posso entrar direto no pino 2.1, pois preciso dar ganho no sistema para ler e se for pra usar ampops externos prefiro voltar ao sistema antigo.

O melhor resultado foi obtido trabalhando com AMPINV na entrada, depois filtro PB com corte em 100Hz e por fim um ADINC14 a 25sps. O ganho total fica em aproximadamente 300 vezes.

O algoritmo de tratamento é simples: média aritmética com os 25 pontos obtidos em um segundo, lançado sobre uma média geométrica de peso 3, ou seja valor antigo tem peso 3 e novo tem peso 1, dividi-se isso por 4.

De qualquer forma reconheço o grande potencial do componente.

A balança não será homologada e nem precisa ser.
Abuda
Byte

Mensagempor alessandro » 01 Ago 2007 09:19

Eu também fiquei de certa forma decepcionado com o AD do PSOC, talvez por ter se acostumado a trabalhar com AD´s mais lineares. Existem formas para compensar essa não linearidade com curvas de calibração, mais trabalhoso mas fica bom.

Sei que acabei parando um pouco com PSOC, fiz alguns projetos, mas agora estou me dedicando com ARM.
Alessandro
alessandro
Byte

Voltar para Cypress