por Ricardo_Franco » 31 Jul 2007 08:17
Ola Eduardo.
É verdade o AD do PSoC é uma tristeza, além dessa variação toda, você ainda vai encontrar problemas de linearidade (se já não encontrou). Quando eu testei esse cara eu não achei uma faixa linear eu achei DOIS pontos lineares e só!!!
Bom você precisa trabalhar isso. Se quiser usar o cara terá que aceitar suas limitações e contorná-las. Pelo visto você não precisa realizar estas conversões em alta velocidade certo? Então algumas dicas:
* -) Baixe o clock do AD a um valor satisfatório a seu uso, mas o mais baixo possível, pois o AD do PSoC é baseado no conceito de conversor Freqüência/Tensão, depois ele integra isso utilizando um decimador e mostra para o usuário uma palavra de 14 bits (para o caso do ADINC). Logo trabalhando em freqüências mais baixas, você tem menos oscilação e menos pulsos espúrios.
* -) Como qualquer outro AD, é altamente recomendável, utilizar alguns algoritmos de compensação tais como média aritmética etc.
* -) Pelo fato do mesmo ser baseado na freqüência o uso de um cristal externo (32.768 KHz) ajuda bastante, pois o oscilador interno do PSoC é de baixa precisão (+/- 5%).
* -) Tente usar o AD direto no pino sem passar por amplificadores, mux ou filtros, para isso utilize o pino P2.1 pois o mesmo realiza conexão direta com os blocos chaveados (apenas para famílias CY8C29xxx em diante).
Se você puder mande o projeto para mim, eu dou uma analisada e trocamos figurinhas (mande o projeto todo, pois muitas vezes o erro não esta no software do PSoC, mas no hardware
do mesmo).
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web:
www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162