Entrada com pull-up não funciona - Resolvido

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Entrada com pull-up não funciona - Resolvido

Mensagempor VIPPER » 07 Set 2007 23:46

Estou utilizando um pino como entrada de uma chave que quando acionada coloca a entrada em nível zero e para garantir o nível alto configurei o pino como pull-up. Só que não está funcionando, o pino que deveria ter 5V enquanto não for acionado fica em 0V. Tenho um outro projeto que funciona mas não fui eu quem fiz. já tentei de tudo. Se alguém puder me ajudar ficarei grato.

Fabio Schmitt
Editado pela última vez por VIPPER em 12 Mai 2008 13:25, em um total de 1 vez.
VIPPER
Bit

Mensagempor fenix3 » 08 Set 2007 03:03

Voce tentou experimentar a modo de teste, colocar um resistor ao +

Este pino, ele pode exercer outras funcoes, como por exemplo AD, Serial, I2C, estes modulos estao realmente desabilitados?

Veja, eu nao uso PSOC, mas estes sao os grandes viloes das portas...em qualquer microcontrolador...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor VIPPER » 08 Set 2007 22:09

fenix3 escreveu:Voce tentou experimentar a modo de teste, colocar um resistor ao +

Este pino, ele pode exercer outras funcoes, como por exemplo AD, Serial, I2C, estes modulos estao realmente desabilitados?

Veja, eu nao uso PSOC, mas estes sao os grandes viloes das portas...em qualquer microcontrolador...

Se for colocar um resistor externo como pull-up funciona sem problemas. Pode ser utilizado qualquer pino para configurar como pull-up, pull-down, HZ, Strong, e outros e não estou usando nenhum bloco analógico ou digital.
VIPPER
Bit

Mensagempor Ricardo_Franco » 13 Fev 2008 16:02

Ola Senhores.
Estou de volta (pelo menos por enquanto) e tentarei entrar no fórum mais rotineiramente.
Bom sobre os driver pull up eu fiz um teste aqui no meu KIT e realmente o pino não fica em nível lógico 1 (como nos outros microcontroladores com esse tipo de controle, PIC, ST, etc.), mas ele funciona normalmente se eu colocar o nível lógico 1 no port. Ou seja.
Configura o driver para pull Up.
Portx = 0xFF;
Pronto todos os pinos ficam em 1, posso estar falando besteira, mas imagino que isso tenha a ver com o estado defult dos pinos que no caso do PSoC é nível lógico “0”.
Se eu chavear o pinos para “0” ele aceita a configuração e não queima o port. Por isso imagino que esteja funcionando, mas seria interessante fazer mais alguns testes.
Ricardo Franco
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor VIPPER » 13 Fev 2008 16:27

E isso ai, ano passado eu tinha feito mais uns testes aqui, e constatei que para usar configurar um pino com pull up deve-se fazer o seguinte:

configurar em device editor o pino como pull-up, e no programa inicializar o pino correspondente em nivel alto. ai é só testar o pino se está em zero...

Valeu, até mais
VIPPER
Bit

Mensagempor Ricardo_Franco » 13 Fev 2008 19:07

E isso ai, ano passado eu tinha feito mais uns testes aqui, e constatei que para usar configurar um pino com pull up deve-se fazer o seguinte:

Puxa vida "ano passado" ... eu fiquei todo esse tempo off-line ...
foi mal pessoal...
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Simples

Mensagempor sanabio » 19 Mar 2008 08:58

Realmente.. também estive quebrando a cabeça com o Pull-UP e cheguei à conclusão que é preciso habilitar o resistor de pull-up setando a porta para nível alto.

Tudo bem que só encontrei este tópico no site depois de fazer esta "super descoberta"! :)

Abraços!
sanabio
Bit

Voltar para Cypress