Duvidas Básicas PSoc

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Duvidas Básicas PSoc

Mensagempor Iran » 15 Fev 2007 08:46

Olá Senhores,

Abri esse tópico para postar dúvidas básicas sobre PSoC, dúvidas que poderiam ser tiradas com a leitura dos datasheet, mas que se algum colega que já conhece puder responder rapidamente, acalma a ansiedade de quem está começando a estudar. Aí vai a primeira pergunta.

Quanta operações de escrita e apagamento da memória de programa (FLASH) os PSoC suportam ? 1.000? 10.000 ?

Grato,
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 15 Fev 2007 10:56

Ola Senhores.
Zé Iran legal sua idéia, assim centraliza tudo em um único post.
Respondendo a sua pergunta, a memória de programa do PSoC é flash, e tem sua vida útil em torno de 50.000 regravações(como a grande maioria das flash tem). Vale lembrar também que o módulo de E2PROM do PSoC não é uma E2PROM verdadeira, na verdade ele aloca um espaço da Falsh para utilizar como memorial regravável, logo ela seque essa regra de 50.000 regravações aproximadamente.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 16 Fev 2007 10:20

Ai vai a segunda Dúvida.

No ambiente PsoC Designer é possível fazer a simulação do seu programa, rodar o programa passo a passo observando o estado de registradores, posições de memória, pinos, etc sem nenhum hardware conectado ?

Grato,
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 16 Fev 2007 11:15

Ola Senhores.
Zé Iran para fazer depuração ou degub do programa o PSoC conta com uma excelente ferramenta chamada POD, que nada mais é do que um hardware ligado a um controlador (ICE) onde você pode além de ler registradores memórias etc.. Também estabelecer Break Points, e com isso acompanhar seu programa passo a passo, ou em intervalos estabelecidos. Mas precisamos do POD e de um ICE, equipamentos muito caros.
Eu não conheço nenhum simulador onde eu possa fazer o programa e verificar as flags e registradores.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor mrtabs » 16 Fev 2007 12:50

Realmente eh algo q sinto falta no PSOC...

Pra rodar passo a passo soh com o ICE...e tua placa tem q ter o PSOC com encapsulamento DIP (pra poder espetar o depurador)...

Nao sei se IDEs famosas como o keil fazem isso...Eu ja vi no AVR studio...
eh mto legal...da ra rodar passo a posso, ver registradores etc...sem ter nada conectado..

falow
mrtabs
Nibble

Mensagempor aadsilva » 16 Fev 2007 15:11

Para os que já receberam o kit , fizeram os treinamento e instalaram o Design no diretório C:\Program Files\Cypress MicroSystems\PSoC Designer\Examples tem vários exemplos de programas prontos para consulta e execução no kit.

Aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor Nakai » 16 Fev 2007 18:07

Tem uma ferramenta (m8utils )que tem assemblador, programador, simulador/debugador mas é for Linux. Eu não testei e não sei como funciona.
http://m8cutils.sourceforge.net/#progssrc
Nakai
Bit

Mensagempor Iran » 16 Fev 2007 21:33

Grato a todos pelas respostas.

Realmente a possibilidade de rodar o programa sem o hardware, só no simulador, quebra um galho danado, no ambiente que uso para desenvolvimento com 8051 (o PDS51) existe essa possibilidade.

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 16 Fev 2007 21:44

Ola Senhores.
É verdade eu aprendi o 8051 em simuladores. Hoje uso e ensino utilizando o PEQui muito simples em português e desenvolvido por alunos universitários (temos que valorizar nossa mão de obra).
Para o PSoC um recurso que uso bastante para depuração é a comunicação serial, pois a mesma é muito simples de se utilizar uma única linha de comando (linguagem C) envia mensagens pela serial, ou seja se quero saber se um programa entrou ou não em uma determinada rotina eu incluo dentro dessa rotina essa frase, cada vez que ele executa a rotina, aparece no hypertiminal a frase. Assim eu vou debugando o software.
O KIT da Cypress já tem uma serial interfaceada é só ligar TX da placa com TX do PSoC e RX com RX, e pronto.
Funciona muito bem.

Ricardo Franco

PS: Para os curiosos.
http://www.geocities.com/sim8051/ind_port.htm
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 18 Fev 2007 10:12

A tensão de alimentação dos PSoC é 3.3V ou 5V ? O que é mesmo 5V tolerante ? Um chip que é alimentado com 3.3V mas que aceita tensão de entrada entre 0 e 5V?

Grato,
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 18 Fev 2007 11:41

Ola Senhores.
Alguns CI PSoC (a grande maioria) aceita tanto 5V. quanto 3,3V, é o caso do CY8C29xxx, CY8C27xxx, já outras famílias somente 3,3V CYWUSB6953 (que na verdade é um PRoC).
Para o caso do PSoC CY8C29xxx e similares, você define essa opção no começo do projeto.

Imagem

Os periféricos do PSoC são rail to rail, ou seja trabalham com range de VSS a VDD, logo se optar por 3,3V seus pinos de I/O são 0 ou 3,3, se utilizar um AD será de 0 a 3,3v e assim por diante.
Tome cuidado pois a tolerância do PSoC é pequena, se alimentado com 5V a partir de 5,25 você queima o pino. (eu queimei um pino testando o AD assim). Se 4,75 ele reseta por PDR.
(Power Down Reset).
Você está certo 5V tolerance é um chip que trabalho com 3,3 ou outras tenções, mas sua saída é TTL compatível, ou seja trabalho com 5V (pelo que sei NÃO é o caso do PSoC, mas nunca testei).

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor aadsilva » 29 Mar 2007 15:31

Material de técnico sobre os módulos Analogicos e Digitais, com as respectivas fórmulas.

http://rapidshare.com/files/23382419/25 ... igital.pdf

aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor Iran » 30 Mar 2007 19:40

Esse final de semana resolvi brincar pela primeira vez com o kit do PSOC, comecei agora sexta as 19 horas e estou meio perdido, não achei ainda um documento que me diga como / o que devo ligar.

Alguém que já fez pelo menos piscar um led poderia, postar um passo-a passo detalhado ?

Vou continuar lendo aqui a documentação se descobrir alguma coisa posto aqui.

Grato,
Zé Iran
Iran
Word

Mensagempor aadsilva » 30 Mar 2007 22:33

Acessa o arquivo AN 2261 exemplo de programas, no tópico "sugestão para começar com o PSoC"

Aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 31 Mar 2007 06:10

Ola Senhores.
Zé Iran você está programando em Assembly, ou C?

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Próximo

Voltar para Cypress