Tradução de material sobre PSoC

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor Iran » 19 Fev 2007 21:21

Beleza Ricardo,

Não sabia disso não.

Acabei de enviar para MARCANTONIO a versão traduzida (meia boca) 0.0 do capítulo 2 junto com uns comentários que fiz no email, ele logo deve ler e definir a rota do trabalho comunicando alguma coisa a todos.

Um ponto levantado por vc num post acima que acho importante e realmente não tenho a mínima idéia de como funciona é a questão do direito autoral.

Acho que nós podemos traduzir para uso próprio, mas será que para publicar ou disponibilizar na web não precisariamos de permissão do autor ?

É bom verificar isso, ou contar com a colaboração dos colegas do fórum que são autores de livro ou qualquer pessoa que saiba sobre isso para esclarecer esse assunto, pois mesmo com a maior boa intenção não podemos infringir a lei.

Finalmente é bom deixar claro para os colegas mais novos do fórum que ainda não conseguem pelo menos ler textos técnico da área, em inglês, que no ramo da eletrônica não dá para ficar muito tempo sem essa habilidade não. A idéia do MARCANTONIO de fazer a tradução é muito boa pois elimina a dificuldade com a língua que algumas pessoas teriam, ficando apenas a dificuldade de compreender os PSoC em si, que segundo relato de vc e de outros colegas já é uma bela dificuldade.

Zé Iran
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 20 Fev 2007 09:41

Ola Senhores.
Marcos estou começando os projetos de aplicações, estão crus, pois não quero escrever nada que já tenham escritos antes nos textos de introdução, não quero que nosso trabalho pareça com uma colcha de retalhos, (ou pelo menos que fique muito organizado), lembre-se que o foco são as pessoas com algum conhecimento em microcontroladores (se não iremos escrever um livro e não um e-book), mas sem conhecimento algum em PSoC.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 20 Fev 2007 13:18

Ricardão,

Maravilha a sua idéia de produzir um material próprio. Desde já conte com minha ajuda, mesmo que seja para digitar ou organizar, pois quando se trata de PSoCs ainda estou mais perdido que cego em tiroteio. :D

A carência de livros, textos e tutoriais que tratem dos PSoCs ainda é muito grande e qualquer ajuda neste sentido é muito bem vinda.
Estou "namorando" este livro abaixo:
Imagem
Mas neste momento estou que nem cachorro "namorando" com o frango da churrasqueira da padaria :lol: Tá faltando $ $ $ $ $ $ $ $. São 110 REAIS!
Além de que um material em nossa lígua facilita bastante. heheheh...

Iran,

Obrigado pela tradução do capítulo 2 do livro. Já estou começando a organizar todo o material em formato html igual ao original.

Você citou algo muito importante que são os direitos autorais do material envolvido, que mesmo sendo um e-book distribuído gratuitamente na Internet, devem ser observados.
Eu imaginava que o e-book deveria ter uma licença GNU ou coisa parecida, mas não vi nada com relação a isso no site da MicroEletronika. O que podemos fazer é enviar um e-mail para a MikroEletronika solicitando a autorização para publicação da versão em português do e-book. Creio que eles não devem criar problemas quanto a isso, pois, de certa forma, estamos prestando um serviço a eles.
Na própria MikroEletronika tem uma versão traduzida para o português de um livro sobre PICs de autoria de Nebojsa Matic e que foi Traduzido do inglês por Alberto Jerónimo. Eles também mantêm parte do site traduzido para o português, o que leva a crer que já existe interesse nessa tradução.
Veja o livro traduzido que trata de PICs

Imagem
http://www.mikroelektronika.co.yu/portuguese/product/books/picbook/00.htm

Acho que esse material já é conhecido da maioria.

Um grande abraço.

P.S.: Ainda estamos com os capítulos 3 e 4 para serem traduzidos. Quem se habilita? :wink:
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Ricardo_Franco » 20 Fev 2007 14:03

Ola Marcos.
È bem mais difícil do que parece escrever um material bom, e de simples entendimento, mas acho que esse deve ser um trabalho continuo.
Sobre o livro do Robson (esse distribuído pela Érica), é muito bom, tem bastante teoria sobre o dispositivo, mas é muito parecido com os datasheets dos blocos do PSoC, mas traduzido (é claro que já é uma grande ajuda), mas como toda a literatura de PSoC que esbarrei até agora está todinho em assembly.
Para quem está começando é um excelente guia muito bem escrito e bastante didático (para quem já tem algum conhecimento com microcontroladores).
Para os novatos recomendo que se comece com o 8051, pois temos muita literatura sobre ele, e o assembly do PSoC e do 8051 são muito parecidos.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 20 Fev 2007 14:46

Ricardão,

Tenho consciência das dificuldades de se produzir um bom material.
Constatamos isso pela carência de BONS livros e textos que tratem de micros. Para você ter uma idéia só conheço um livro que trate de AVRs em português e ainda assim é praticamente uma cópia traduzida do datasheet. :roll:
Claro que também temos excelentes livros como os do Fábio, do Zanco e outros, mas o enfoque é sempre dado aos PICs ou no máximo para os 8051.
Portanto, o seu esforço na produção de algum material que trate de PSoCs é muito bem vindo.
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Ricardo_Franco » 20 Fev 2007 21:24

Ola Senhores.
Eu já tenho um pequeno pedaço da primeira parte do capitulo de aplicações do PSoC em C, vou postar aqui para os senhores, pois quero saber de opiniões, o que precisa ser mudado alterado, enfim.
Criticas positivas e principalmente as criticas construtivas (costumo chamar assim as faladas criticas negativas), para termos um bom material
Conto com a ajuda de todos.
Não se esqueçam que é um pequeno rascunho já com formatação, logo podem ser que esbarrem em erros de português, digitação etc...

O material foi quase todo montado com referencia a:
• PSoC TRM.
• Microcontrolador PSoC Uma nova tecnologia, uma nova tendência.
• Embedded Technology series Designer’s Guide to The Cypress PSoC.
• Além dos cohecimentos adquiridos em campo

http://rapidshare.com/files/17474466/PSoC.pdf.html

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 21 Fev 2007 07:06

Ricardão,

Essa primeira parte do material está excelente. Se ela for uma “palhinha” do que virá, teremos com certeza um material que servirá de referência para os PSoCs em português. Tive o atrevimento de fazer uns comentários e já enviei pro seu e-mail.

Parabéns por sua iniciativa.

Só tem um problema, agora fiquei com um gostinho de "quero mais". :lol:
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 21 Fev 2007 07:58

Tb posso ajudar com a tradução de alguma coisa, se for preciso.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 21 Fev 2007 10:05

Nightcrawler,

A sua ajuda é muito bem-vinda.
Do livro que estamos traduzindo sobre PSoCs já temos o capítulo 2 que foi traduzido pelo Iran e estou concluindo o capítulo 1. Se você estiver disponível veja se é possível traduzir o capítulo 3, que se encontra no link abaixo.
http://www.easypsoc.com/book/chapter3.html

Feita a tradução, você poderá enviar pro meu e-mail que eu me encarrego de formatar e posteriormente disponibilizar para todos.

marcprofessor@gmail.com

Obrigado por seu interesse.

Abraços,

Marcantônio
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor luisaoho » 22 Fev 2007 17:29

Oi Ricardo,

Sua apostila está ficando ótima, continue assim, veja se não perde o pic.
Luis
luisaoho
Bit

Mensagempor MARCANTONIO » 27 Fev 2007 06:44

Amigos,

O capítulo 3 do livro http://www.easypsoc.com/book/ foi gentilmente traduzido pelo amigo Nightcrawler - Diego J Stefanello.
Posso adiantar que a tradução ficou muito boa e, em breve, teremos um excelente material em nosso idioma.

Valeu Nightcrawler! Obrigado por sua ajuda.

Agora estamos necessitando da tradução do capítulo 4 que é o último capítulo do livro. Quem se habilita?

Abraços

Marcantônio
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 27 Fev 2007 09:21

Se ninguém traduzir, eu o faço, no final de semana.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 02 Mar 2007 16:48

Night,

Como até agora ninguém se prontificou... Acho que a batata quente é sua :lol: Tô brincando... Você já contribuiu muito com a tradução do capítulo 3.

Estou enviando esta mensagem para lembrar aos amigos que só resta o capítulo 4 para termos um excelente material em português.

Quem se habilita na tradução do capítulo 4? :wink:

http://www.easypsoc.com/book/chapter4.html

Abraços

Marcantônio
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 02 Mar 2007 17:58

Vou levar o material, pq agora to sem ADSL. Como esse capitulo tem bastante texto, vou demorar mais para traduzir.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor eletroinf » 02 Mar 2007 18:33

Oops, eu to traduzindo o danado.
eletroinf
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Cypress