Tradução de material sobre PSoC

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Tradução de material sobre PSoC

Mensagempor MARCANTONIO » 18 Fev 2007 16:42

Amigos e amigas,

É inegável que os PSoCs são muito bons e que possuem recursos muito interessantes.
Mas ainda temos alguns entraves que dificultam a difusão desses micros. Um dos maiores obstáculos no meu ponto de vista é a falta de material que trate dos PSoCs, além de não termos quase nada em nosso idioma.

Temos esse excelente e-book disponível
http://www.easypsoc.com/book/

Mas não temos a sua versão em português. Existe um e-book semelhante que trata de PICs e que já está traduzido para o português.
Então estou lançando a seguinte idéia aos amigos "passoqueiros": que tal traduzirmos esse livro?
Já iniciei a tradução e preciso da ajuda dos colegas na tradução e revisão do material.
Depois de traduzido vamos convertê-lo em PDF e colocá-lo disponível GRATUITAMENTE para todos na Internet e enviar uma cópia para ser publicada no site da mikroElektronika, que já possue área em português.

Portanto, conclamo a todos os amigos e amigas que estão reunidos neste fórum para colaborar na tradução desse material.
Estou colocando o meu e-mail para o envio de trechos traduzidos do livro.

marcprofessor@gmail.com

Pode ser enviado capítulos traduzidos, trechos ou mesmo um pequeno tópico, qualquer ajuda é válida. Os textos podem ser enviados em qualquer formato. Eu me encarrego de organizar tudo e colocar nos formatos PDF e html para divulgação.
Preciso também de ajuda na revisão do material, mas isso só quando tivermos mais adiantados com o trabalho.

Espero contar com a ajuda de todos.

Um grande abraço.
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Peters » 18 Fev 2007 18:09

É uma ótima idéia...
creio que qq trabalho feita para produzir-se textos em nosso vernáculo é bem vinda...

Uma idéia que lhe dou, vinda da experiência na tradução de diversos manuais, é a criação de um wiki, com os textos à serem traduzidos, e distribuir senhas de acesso aos colaboradores...
Dessa forma, não é trabalho paralelo e cada um pode ir diretamente ao ponto que lhe é mais interessante...
Peters
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 18 Fev 2007 19:11

Ola Senhores.
Brilhante idéia, na verdade eu já comecei a idealizar alguma literatura em português, mas com todos fazendo sai muito melhor e mais rápida...
Como podemos organizar as idéias, e para não haja repetição do trabalho?. Gostei da idéia do Peters, alguém aqui conhece o suficiente de web para esse tipo de implementação.
Outra idéia, podíamos trabalhar com exemplos em C, pois em assembly já temos dois livros. Em C absolutamente nada.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MARCANTONIO » 18 Fev 2007 19:52

Peters,

Se você tiver conhecimento para implementar essa wiki ou mostrar como podemos fazer ajudaria bastante. Gostei muito da sua idéia.

Ricardão,

Quando falei da carência de material sobre PSoCs me lembrei de você. Você é um dos nossos gurus aqui do Fórum e sempre contamos com sua ajuda.
A sua idéia de elaborar um material em português é excelente, mas isso é coisa de gente grande como você e outros colegas aqui do fórum. Meus parcos conhecimentos atuais não me permitem enveredar na produção de material de minha autoria. O máximo que posso fazer no esforço de democratizar a coisa é traduzir algum material existente. Mesmo assim, espero contar com sua ajuda para dar uma olhada na tradução para ver se ficou aceitável.

Aos demais colegas que queiram ajudar na tradução do livro temos 4 capítulos, sendo que o primeiro já estou traduzindo, ficando, portanto, os outros três para serem traduzidos. Quem tiver interesse é só traduzir um dos capítulos restantes e avisar aqui no fórum para que não haja repetição de trabalho. :wink:

Abraços
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Peters » 18 Fev 2007 20:24

Bom, o que a gente costuma usar é o Dokuwik [1]... a vantagem dele é que é muito leve, simples e não precisa de banco de dados... então a instalação é só copiar ele pra dentro do servidor, acessar o install.php que serve pra configurar o nome do site, user e senha master e nível de acesso dos usuários.

Pra usar ele é muuuuito simples... em 5 min vc já tá fazendo tudo nele...
É jó jogar os textos e imagens nele, e aí cada um vai acessando e vendo o que está feito e o que pode ser feito...

[1] - http://wiki.splitbrain.org/wiki:dokuwiki
Peters
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 19 Fev 2007 00:23

Ola Senhores.
Peters, esse sistema pode ser enviados arquivos zipados?
Pois seria muito interessante postar o desenvolvimento de aplicações com o PsoC, para servirem de base para os desenvolvedores.
Projetos por exemplo de comunicação serial, prontinho, comentado e em C.
Assim as aplicações ficam mais rápidas e dinâmicas, garanto que em pouco tempo muitas pessoas estarão postando projetos muito interessantes.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 19 Fev 2007 02:57

Contem comigo na tradução.

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor MARCANTONIO » 19 Fev 2007 06:16

Iran,

Obrigado por sua oferta.
Caso você tenha familiaridade com o PSoC Designer veja se consegue traduzir o capítulo 2 do livro.
http://www.easypsoc.com/book/chapter2.html
Esse capítulo é pequeno e ao mesmo tempo extremamente importante.
Estou recebendo as traduções no e-mail abaixo:
marcprofessor@gmail.com

Obrigado mais uma vez e conto com a ajuda de todos.

Abraços
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Peters » 19 Fev 2007 08:16

Ricardo_Franco escreveu:Ola Senhores.
Peters, esse sistema pode ser enviados arquivos zipados?
Ricardo Franco

Sim, sem problemas... tem um arquivo de configuração onde vc lista as extensões dos arquivos que serão aceitos. É só incluir o .zip e tudo blz... acho que por padrão só vem jpg, gif e png.

Valeu
Peters
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 19 Fev 2007 10:21

Ola Senhores.
Peters, eu tentei baixar o software do wiki na área de download, e só extenções *.tgz, essas extenções tgz, são para Linux se não me engano, tem alguma versão Windows desse software?

Ricardo Franco
Ola Senhores.
Duas coisas
1º-)
Peters, eu tentei baixar o software do wiki na área de download, e só extenções *.tgz, essas extenções tgz, são para Linux se não me engano, tem alguma versão Windows desse software?

2º-)
Acho muito legal a iniciativa do Marcos, mas também acho que deveríamos registrar esse material (depois de pronto é claro), para evitar os abusos de acontecem com a internet, pois sabemos que pessoas más intencionadas podem pegar nosso trabalho e simplesmente trocar a autoria.
Por favor, não confundam as coisas, não estou querendo ganhar nada com isso, só quero evitar que pessoas sem caráter ganhem nas nossas costas, a idéia original é do Marcos, e tem bastante gente ajudando, (mesmo aqueles que não estão escrevendo para o trabalho, pois podem opinar, criticar e melhorar depois).
Parece que existe um registro de material eletrônico muito simples e barato, (ouvi dizer que tem alguns de graça).
Acho que todos podem usar esse material, como consulta de sala de aula, complemento a esse material, ou simplesmente por curiosidade, só não podemos omitir os verdadeiros autores (todos nós, inclusive os autores do material em inglês original)

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 19 Fev 2007 12:47

OK MARCANTONIO, já estou traduzindo o Cap. 2 antes do carnaval acabar entrego a versão 0.0.

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Peters » 19 Fev 2007 13:11

Ricardo_Franco escreveu:Ola Senhores.
Ricardo Franco

Cara, isso é somente um arquivo compactado usando o algoritmo Gzip. Usa um winrar da vida e descompacta.
Uso ele no windows sem problema nenhum...
Ah! se precisarem de um servidor web+php para rodar, procura o easyphp... é muuuito bom, vem com Apache + Mysql + PHP + Extensões pro Apache e PHP.
Peters
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 19 Fev 2007 17:16

Ola Senhores.
Peters vou verificar como funciona e farei o download. Obrigado pelas dicas.

Marcos
Estou fazendo duas partes de nosso pequeno e-book simultaneamente. Uma mais longa que seria como programar o PSoC em C, ou seja os comandos, laços enfim tudo que seria necessário para programação em C para leigos .(acho isso muito importante), pois o PSoC tem certos macetes que diferem um pouco do C ANSI, por isso seria interessante até mesmo para os mais experientes com essa linguagem.
E a segunda parte sobre os blocos do PSoC, começando pelos blocos digitais.
Vou fazer em partes pequenas, ou seja, explicar, mostrar e programar cada bloco digital. Com exemplos práticos, fotos do hardware pronto, talvez até pequenos vídeos, tabelas prontas para fácil conversão de algumas grandezas como, por exemplo, Tempos, baud Rate etc...
Escolhi primeiro o bloco de UART, por se tratar de um elemento imprescindível para conectar outros sistemas, e como já falei antes uma excelente ferramenta debug.
Se alguém tiver alguma sugestão.
Já comecei a trabalhar.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 19 Fev 2007 19:07

Para facilitar um pouco o processo alguém sabe de um dicionário on-line gratuito que traduza do inglês para o português?

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 19 Fev 2007 20:37

Ola Senhores
Quando preciso eu uso o próprio Google é bastante simples, mas eficaz.

Imagem

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Próximo

Voltar para Cypress