Aulas de PSoC

Software e Hardware para uC PSoC

Moderadores: andre_luis, 51

Aulas de PSoC

Mensagempor Ricardo_Franco » 07 Abr 2007 14:42

Ola Senhores.
Estou terminando de montar o material didático, e pretendo usar este post especificamente para assuntos relacionados à aula sobre PSoC. Abro o post com uma noticia interessante.
Até onde vai a força de vontade do ser humano, dois rapazes que são deficientes visuais pediram o KIT para a Cypress, e parece que essa semana um deles já recebeu a confirmação que o KIT será enviado de barco ....etc. e tal.
Estou adaptando (em paralelo) um curso especifico para eles, vamos ver no que vai dar, mas eu achei fantástica a força de vontade desses meninos.
Um deles é help-desk da DPK (rede Dpaschoal de pneus), e o outro atualmente está sem emprego
Ambos perderam a visão muito pequenos, um deles recém nascido e o outro quando moleque, mas nenhum dos dois enxerga nada, absolutamente nada, apenas sabem distinguir se estão em um ambiente iluminado ou não, ou seja sabem apenas se é dia ou noite.
Achei simplesmente fantástico, os PNE (portadores de necessidades especiais) geralmente são excluídos desse tipo de tecnologia, pois o conhecimento não chega até eles, tenho certeza que os meninos irão se beneficiar muito do KIT.
Vocês não sabem o valor que eles dão a qualquer tipo de conhecimento que lhes chega.
Achei muito legal a atitude do Pessoal da BPM Representações e da Cypress. Estão de parabéns.
Acho que devemos criticar quando não somos bem atendidos, mas nos esquecemos de elogiar quando é cabível.

Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 08 Abr 2007 14:53

É verdade Ricardo, temos de elogiar quando somos bem atendidos.

E merece elogio a Cypress que além de disponibilizar o KIT de graça ou a baixo custo tem também sido bastante generosa em fornecer amostras, claro que com interesse comercial e em divulgar seus produtos, mas outras empresas não fazem isto.

Vc também Ricardo merece elogio, pois tem sido uma das pessoas mais prestativas em ajudar os outros aqui do fórum no aprendizado dos PSoC's. Li posts do antigo fórum, é vi lá que vc estava iniciando o aprendizado, agora com bom conhecimento sobre o tema tem vc se preocupa em difundir o conhecimento para todos.

Espero que ambos sejam recompensados.

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 06 Mai 2007 23:58

Ola Senhores.
Aqui está um pequeno tutorial bastante básico para os que estão completamente perdidos. Espero que ajude até que saia o curso/treinamento.

OS: desculpe-me se houver algum erro de português ou digitação, mas o material foi feito as presas sem tempo para revisão.

http://rapidshare.com/files/29910405/la ... 1.rar.html
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 07 Mai 2007 08:17

Iran escreveu:É verdade Ricardo, temos de elogiar quando somos bem atendidos.

E merece elogio a Cypress que além de disponibilizar o KIT de graça ou a baixo custo tem também sido bastante generosa em fornecer amostras, claro que com interesse comercial e em divulgar seus produtos, mas outras empresas não fazem isto.

Vc também Ricardo merece elogio, pois tem sido uma das pessoas mais prestativas em ajudar os outros aqui do fórum no aprendizado dos PSoC's. Li posts do antigo fórum, é vi lá que vc estava iniciando o aprendizado, agora com bom conhecimento sobre o tema tem vc se preocupa em difundir o conhecimento para todos.

Espero que ambos sejam recompensados.

Zé Iran.

Obrigado pelos elogios Zé Iran.
Realmente no começo o PSoC não é fácil chega inclusive a desanimar. E eu já conhecia 8051, PIC, e linguagem C. Não tinha livros, E-Books nada, apenas a documentação da Cypress.
Eu aprendi assim, depois saiu o livro do Denis e do Robson Editado pela Érica, muito bom o livro me ajuda bastante quando preciso de uma referencia rápida. Mas alguns amigos meus tem dificuldade com este livro, pois o ideal seria um conhecimento prévio sobre microcontroladores, por isso um empurrãozinho como este deve ajudar.
Estamos à disposição.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor aadsilva » 07 Mai 2007 22:30

Estou vendo muitas dúvidas sendo postadas, entrem no tópico fixo " sugestão para iniciar no PSoC'', tem todo o material que vcs estão perguntando.

Aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 08 Mai 2007 23:45

Eu nao podia deixar passar essa. Meu kit ta no correio ainda, preciso de tempo para ir buscar, De toda forma vou deixar de antemao meu agradecimento pelo envio do kit. Espero que funcione bem e que ele abra novas oportunidades neste país coberto de impostos. Andei lendo alguma coisa do PSoC e vejo que o barato é bom. Vamos ver se o representante aqui no Brasil (Que nos auxiliou no envio dos kits) vai poder vender os bixinhos. Pois nao adianta um fabricante mandar um produto tão bom e quando a gente aprende bem o bixinho, comeca a vislumbrar os produtos que vao usar os chips e logo de cara nao tem aqui pra comprar ou tem um preço bem proibitivo.

Vamos ver se o PIC morre de vez ! (Brincadeirinha !)
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 09 Mai 2007 16:27

Wagner de Queiroz escreveu:Vamos ver se o representante aqui no Brasil (Que nos auxiliou no envio dos kits) vai poder vender os bixinhos. Pois nao adianta um fabricante mandar um produto tão bom e quando a gente aprende bem o bixinho, comeca a vislumbrar os produtos que vao usar os chips e logo de cara nao tem aqui pra comprar ou tem um preço bem proibitivo.

Vamos ver se o PIC morre de vez ! (Brincadeirinha !)

Ola Senhores
O representante é muito bom, e temos mais de um, observe o tópico fixo “Sugestão para iniciar com PSoC”, temos estes caras:
• Farnell
• PAN - Arrow
• Graftec
• Future
• Avnet
Isso é muito bom, pois a competição entre eles baixo o preço do componente, diferente do monopólio da Microchip.

O Preço é justo tem para todos os gostos a Farnell vende:
CY8C21123 -> R$5,84
CY8C29666 -> R$32,68
Eu acho que os preços cabem em todos os projetos, desde simples automações a projetos complexos com processamento distribuído (eu fiz um destes no LNLS com 11 PSoC’s).
Sobre os PIC’s, eu conheço, sei usar, e não tenho nada contra eles, mas nada a favor, isso já foi dito antes, mas hoje com a gama de fabricantes, modelos e processadores, podemos nos dar ao luxo de escolher qual dispositivo usar, na década de 70/80, só tinhamos o Z80, 8051 e depois o PIC, os outros eram pouco difundidos.
Outro problema do PIC, é mudar de família, eu não me acostumo com os fuses, é um inferno aquilo, e como eu aprendi primeiro o 8051, o assembly do PIC me mata, já o PSoC é muito parecido, por isso estou em região de conforto com o PSoC.
Logo o melhor componente para mim é:
• Melhor custo beneficio;
• Facilidade de encontrar e substituir;
• Contato com fornecedor (já tentou pedir UMA amostra para a microchip?);
• Componentes fieis, que não sejam descontinuados (este é um ponto positivo da microchip, até hoje você acha o 16F84);
Junte tudo isso e faça seu julgamento, eu dou preferência para o PSoC,
Só falta um DSP da Cypress operando a uns 500MHz (a microchip já tem o DS-PIC).
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Mai 2007 19:33

Ricardo,

Acabei de por as mãos no tal do kit do PSoC. Rapaz ! Valeu cada centavo de imposto pago para este país injusto. Em comparação com o outro kit da freescale que comprei, esse dá de 10 a zero ! Não pq veio quase de graça, mas um kit que ja vem com bateria inclusa, cabo USB, dois chips, e uma protoboard. Sem ver o bixinho trabalhando, aparenta ser sensacional.

Andei lendo alguma coisa dele pelo forum, nao posso me dedicar a ele no momento pois estou com um curso em andamento, mas depois que este curso terminar, vou comecar a me dedicar ao bixinho. Apesar de eu ter pedido ele em Dezembro do Ano Passado, chegou a tempo do meu Aniversário. Obrigado Cypress ! Que presentão.

Não querendo ser chato não, mas: Alguem ja viu ferramenta para esse bixinho para linux ? ou vou ter que continuar com a ideia de instalar o windows ?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 09 Mai 2007 23:02

Ola ..
Não esse cara é para Windows, mas eu queria muito testar o WINE, como ele roda em USB deve funcionar direto não sei ...
Se você testar de um toque aqui no Forum., também estava curioso.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor rubenprom » 10 Mai 2007 13:04

Prezados Colegas, achei fantastico tb esse Kit e sobre tudo pelo preço pago, acho que valeu a pena com certeza pagar o imposto.
Agora, nao tenho tempo de mexer, instalei o programador, instalei o software Express, porem nao entendi nada assim que abri. Tou em epoca de provas e quase me formando, prometo assim que passar tudo isto, vou tomar ferias e mexer com esse Kit, isso vai ser em Julho, agradesço ao Eng Ricardo Franco pela sua disposição, e as aulas que vem ministrando.

um abraço

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 11 Mai 2007 18:32

Obrigado Ruben
Têm alguns amigos meus, inclusive dois professores que estão me ajudando a terminar o material. Quero deixar tudo pronto ainda este mês. E ai veremos uma forma de agilizar algum treinamento.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 21 Jun 2007 12:21

Ola senhores.
Até que enfim o curso de PSoC vai sair!!!
A fim de ter um curso mais proveitoso estou montando um esquema para formar as turmas.
Os candidatos preencherão uma ficha bastante simples onde eu farei a analise para montar turmas mais homogenias, desta forma tenho certeza que todos farão um melhor proveito do curso.
É importante saber que esta ficha não ira excluir ninguém, mesmo os iniciantes que estão se aventurando neste mundo agora poderão fazer o curso, mas com a profundidade que lhe é mais conveniente.
Como sei que este espaço do fórum não é para negociações os detalhes serão tratados em PVT, mas já posso adiantar.

Curso 40h.
Programação em C, utilizando o kit da Cypress
Turmas super reduzidas (5 pessoas, uma pessoa por micro/KIT)
Computadores modernos.
Certificados com reconhecimento nacional
Nota fiscal de prestação de serviço (para o caso de empresas)
Infelizmente eu tenho poucas vagas (pois a turma é muito reduzida), mas se for o caso pretendo abrir varias turmas.

Contato:
e-mail: engricardofranco@gmail.com
MSN: engricardofranco@hotmail.com
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 21 Jun 2007 14:44

Ola senhores

Faltaram algumas informações(ementa do curso).
• Arquitetura
• Programação C
• Módulos Digitais, LCD, display 7seg. Serial, PWM, Timer...
• Comunicação I2C, E2PROM
• Módulos Analógicos, AmpOp, AD, DA.
• Comunicação analógica DTMF dialer, filtros analógico.
• Projetos

• Duração 40h.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 22 Jun 2007 13:52

Ola Senhores.
Estou terminado de organizar os e-mails, e já começarei a responder a quem me escreveu.
O curso será ministrado na cidade de Campinas, e pelo menos agora não farei uma versão on-line (o custo da estrutura inicial é alto, e sua implementação mais difícil do que eu imaginei), mas futuramente pretendo sim colocar este camarada na internet.
1 turma já esta fechada – Segunda-feira a noite
Estou abrindo mais duas turmas, inicialmente farei apenas 3 turmas, pois quero dedicar bastante atenção a este projeto.
Portanto tenho menos de 10 vagas agora ...
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Iran » 22 Jun 2007 15:26

Ricardo,

Já que muitas pessoas não poderão fazer o curso aí em Campinas e como o curso on line pode demorar, vc pretende comercializar (vender) apenas o material didático, apostilas, guias de experimentos, tal... ?

Zé Iran.
Iran
Word

Próximo

Voltar para Cypress