KIT DESENVOLVIMENTO E COMPILADOR

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: KIT DESENVOLVIMENTO E COMPILADOR

Mensagempor sandei » 18 Ago 2021 19:31

Obrigado pessoal, vamos testar então!!!

:D :D :D

Grato,,,
sandei
Byte

Mensagempor Guri » 30 Ago 2021 11:05

aluis-rcastro escreveu:O Keil usei muito tempo atrás e gostava da interface JTAG deles (C-Spy), era muito útil pra debugar.
Esse recurso era imprescindível pra encontrar erro em estruturas complexas do firmware, dava pra ver o valor real da variável no uC.

É verdade, eu andei dando umas arranhadas no keil só de curiosidade, e notei esse detalhe que o aluis mencionou, você enxerga os registros perfeitamente, observei que o simulador também é bem interessante. Mas ainda estou no mikroc :mrgreen:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Raji » 30 Ago 2021 16:16

Guri escreveu:
aluis-rcastro escreveu:O Keil usei muito tempo atrás e gostava da interface JTAG deles (C-Spy), era muito útil pra debugar.
Esse recurso era imprescindível pra encontrar erro em estruturas complexas do firmware, dava pra ver o valor real da variável no uC.

É verdade, eu andei dando umas arranhadas no keil só de curiosidade, e notei esse detalhe que o aluis mencionou, você enxerga os registros perfeitamente, observei que o simulador também é bem interessante. Mas ainda estou no mikroc :mrgreen:

Vendo vocês falando em "você enxerga os registros perfeitamente", fico pensando que mundo vocês estão... Isso se tornou trivial quando a Microchip lançou o Mplab ICD, faz 20 anos já, e todos os fabricantes seguiram oferecendo soluções de debug de baixo custo. Estranho alguém ficar admirado com algo tão comum. Ou estou perdendo algo?
Raji
Nibble

Mensagempor vtrx » 30 Ago 2021 19:51

Raji escreveu:
Guri escreveu:

Vendo vocês falando em "você enxerga os registros perfeitamente", fico pensando que mundo vocês estão... Isso se tornou trivial quando a Microchip lançou o Mplab ICD, faz 20 anos já, e todos os fabricantes seguiram oferecendo soluções de debug de baixo custo. Estranho alguém ficar admirado com algo tão comum. Ou estou perdendo algo?

Eu não utilizo este tipo de 'Debug',mas lendo o que voce escreveu,provavelmente voce ja utilizou todos os compiladores citados para verificar qual foi mais ágil e poder tirar a conclusão do que seria 'ver de verdade'.
vtrx
Dword

Mensagempor Raji » 30 Ago 2021 22:23

vtrx escreveu:Eu não utilizo este tipo de 'Debug'...

Realmente é uma pena que o ambiente Arduino não tenha esse recurso. Nesse caso sugiro usar uma IDE e compilador adequados para o Atmel da placa Arduino e se livrar dessa limitação.
Raji
Nibble

Mensagempor mrgadotti » 31 Ago 2021 08:17

sandei escreveu:olá Senhores,

Gostaria de opiniões sob modelos de KIT de desenvolvimento para família STM32, 64pinos e compiladores(creio que em C), indicação de modelos e compiladores, recursos, ferramentas para encontrar erros, depurar, debug.....etc... tudo que possa facilitar um desenvolvimento no STM32.....

Obrigado!

Tem desde as STM32 Nucleo a kits no Aliexpress... Usei muito a plaquinha BluePill com STM32F103C8T6 e ST Link v2, ambos custam menos que uma caixa de cerveja :lol:
Como compilador, gosto muito de utilizar o GCC, com o STM32CubeIDE e STM32 CubeMx.
mrgadotti
Byte

Mensagempor Raji » 31 Ago 2021 08:36

A IDE da ST é uma das que dá para "você enxerga os registros perfeitamente". Pelo menos usando o debugguer oficial deles ST-LINK.

Imagem
Raji
Nibble

Mensagempor andre_luis » 31 Ago 2021 08:57

Raji escreveu:A IDE da ST é uma das que dá para "você enxerga os registros perfeitamente". Pelo menos usando o debugguer oficial deles ST-LINK

E a cereja do bolo é quando o modelo do uC é suportado pelo Proteus; quando possível é até vantajoso mudar variante do microcontrolador apenas para poder simular em ambiente puramente virtual, e assim pode iniciar o projeto mesmo antes da placa ser fabricada.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Raji » 31 Ago 2021 10:02

aluis-rcastro escreveu:
Raji escreveu:A IDE da ST é uma das que dá para "você enxerga os registros perfeitamente". Pelo menos usando o debugguer oficial deles ST-LINK

E a cereja do bolo é quando o modelo do uC é suportado pelo Proteus; quando possível é até vantajoso mudar variante do microcontrolador apenas para poder simular em ambiente puramente virtual, e assim pode iniciar o projeto mesmo antes da placa ser fabricada.

Eu penso que no nível dos meus projetinhos, simular com Proteus e outros é trabalhar duas vezes. Eu prefiro pegar um kit do fabricante e mexer já no hardware real. Mas, em projetos grandes, pensa num foguete orbital, melhor simular o máximo possível antes de literalmente queimar o dinheiro.
Raji
Nibble

Mensagempor eng.viniciuspais » 31 Ago 2021 14:16

Nesse assunto, queria saber qual o microcontrolador e kit de desenvolvimento está valendo mais a pena.

Os que conheço superficialmente são PIC, LPC, STM, ESP e ATMEGA.

As vezes dou uma olhada no valor e disponibilidade dos uC primeiro e depois as ferramentas disponíveis (só pesquisa na internet mesmo), mas gostaria de saber o que recomendam por experiência.
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor Raji » 31 Ago 2021 15:06

Minha opinião antes de ser expulso do fórum por tretar com o o Guri:

- PIC: Esquisito, caro mas tem disponibilidade;
- ST: Bom bonito e barato, mas tá muito em falta;
- NXP: Fuja!!!!!
- Espressif: Não tem ninguém que bate eles em Wi-Fi e Bluetooth.
- Atmega= Microchip=PIC.

Considerando a IDE e compilador e chips com bom custo benefício, nas coisas novas vou de STM32.
Raji
Nibble

Mensagempor andre_luis » 31 Ago 2021 16:00

Raji escreveu:Eu prefiro pegar um kit do fabricante e mexer já no hardware real. Mas, em projetos grandes, pensa num foguete orbital, melhor simular o máximo possível antes de literalmente queimar o dinheiro.

Não precisa tanto; um projeto feito para o AVR em C com GPS e SD, tendo funcionado com os devidos ajustes, sem nunca ter visto a cor da placa.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sandei » 31 Ago 2021 21:06

Alguém possui experiência com o STM32 Cube ?
sandei
Byte

Mensagempor tcpipchip » 31 Ago 2021 21:22

nao experiencia, mas usei uns dias atras para incluir rotinas para o STM32L0

qual a duvida ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 31 Ago 2021 23:35

Raji escreveu:
vtrx escreveu:Eu não utilizo este tipo de 'Debug'...

Realmente é uma pena que o ambiente Arduino não tenha esse recurso. Nesse caso sugiro usar uma IDE e compilador adequados para o Atmel da placa Arduino e se livrar dessa limitação.

Felizmente não uso a plataforma Arduino.
Felizmente para os poucos produtos que comercializo,a maioria utiliza USB/aplicativo,então aproveito o USB para fazer um pseudo-debug junto com um aplicativo dedicado.
vtrx
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para STMicroelectronics