FreeRTOS para MSP430 (migrado)

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

FreeRTOS para MSP430 (migrado)

Mensagempor Fábio Pereira » 17 Out 2006 11:58

Viktor
Mestre

Brazil
634 Posts Posted - 05/09/2005 : 19:14:47
--------------------------------------------------------------------------------
Alguém teria o sistema operacional acima para o MSP430 e para o ambiente IAR ?

aleasm51
Candidato

8 Posts Posted - 06/09/2005 : 09:35:13
--------------------------------------------------------------------------------
Eu tenho,

fiz uma distribuição enxuta do FreeRTOS para o MSP430

nao testei ele com o IAR, apenas com o MSPGCC, mas axo que
deve funcionar, se não funcionar, basta adicionar as bibliotecas do mspgcc no diretorio de bibliotecas do IAR, da pra fazer algumas "gambiarras"

andei analisando as bibliotecas do IAR, na verdade eles copiaram diversas bibliotecas do MSPGCC literalmente e juntam em um arquivo, inclusive os comentarios hehe.

Para manter a compatibilidade entre IAR e MSPGCC basta vc nao utilizar as macros de ambos pois os defines basicos sao nativos do MSP430

por exemplo:
para entrar no modo de economia no IAR vc usa a macro
__low_power_mode3(), no MSPGCC vc utiliza LPM3

analisando os codigos, ambos fazem a mesma coisa,
setam os bits SCG1+SCG0+CPUOFF

espero ter ajudado

Abraços..

Viktor
Mestre

Brazil
634 Posts Posted - 08/09/2005 : 09:24:14
Alexandre,

obrigado pelos arquivos. Estou tentando portá-lo para o IAR mas está pedindo o signal.h que não é usado no IAR. Você podereria mandá-lo ?

Obrigado
Viktor

ivan
Mestre

665 Posts Posted - 08/09/2005 : 12:18:40
Algum de vcs q já receberam os arquivos deste FreeRTOS para o MSP430 pode enviar pra que eu dispinibilize em um site?
Assim q receber eu coloco o link pra download.

[]'s,
Ivan.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

King Sumo
Mestre

801 Posts Posted - 08/09/2005 : 20:26:54
Para tornar compilável tanto no MSPGCC quanto no IAR sugiro utilizar o define "__GNUC__".

Exemplo em rotina de interrupção:

#if defined(__GNUC__)/* MSPGCC */interrupt (TIMERA0_VECTOR) foo(void)#else/* IAR */#pragma vector=TIMERA0_VECTOR__interrupt void foo(void)#endif

Seria muito bom que o FreeRTOS p/ MSP430 fosse disponibilizado em um site :D

[ ]'s
King Sumo

aleasm51
Candidato

8 Posts Posted - 08/09/2005 : 21:34:06
endereço para download

http://ttbb.coolinc.info/FreeRTOS-3.zip

devo lembrar que esta é uma versão do freertos que eu estou usando em meu trabalho final de curso, esta versao encontra-se modificada em relação ao que vc podera encontrar no site www.freertos.org que atualmente esta na versao 3.21.

o freertos funciona em varios microcontroladores, o que eu fiz foi modificar a estrutura de diretorios dele, retirando as implementacoes para outras plataformas de microcontroladores, e adicionando funcionalidades que sao importantes para o meu trabalho.

a api do site freertos.org contem informacoes importantes acerca do funcionamento do freertos, porem se alguem estiver interessado, entre em contado comigo que enviarei meu relatorio parcial de projeto final de curso que contem explicações sobre o freertos e as modificacoes que eu fiz no mesmo.

abraços

aleasm51
Candidato

8 Posts Posted - 08/09/2005 : 21:41:46
pra quem interessar:

sistemas operacionais que possuem distribuição para o msp430

TinyOS -> www.tinyos.net
Contiki -> http://www.sics.se/~adam/contiki/
SOS -> http://users.ints.net/skidan/SOS
MANTIS OS -> http://mantis.cs.colorado.edu

cada um possui particularidades interessantes
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

TCC

Mensagempor tulio.sergio » 18 Out 2006 22:40

Ei,
Podemos saber o que pretende fazer com o MSP e o FreeRTOS em seu TCC?
tulio.sergio

Mensagempor Fábio Pereira » 19 Out 2006 07:49

Acho que o TCC dele já deve estar pronto faz tempo !!!

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Voltar para Texas