Custo e comercialização do MSP430 no Brasil

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

Custo e comercialização do MSP430 no Brasil

Mensagempor lucaszampar » 19 Mar 2007 09:17

Bom dia senhores,

Estou pensando em começar a migrar meus projetos para MSP430, mas andei verificando e me parece que o custo deles é bem maior quando comparado ao do PIC (fiz uma rápida busca na Farnell). Realmente eles são mais caro?
Outra coisa... PIC é relativamente fácil de se encontrar aqui no Brasil. Quanto aos MSP são fáceis de se encontrar aqui? E o custo deles aqui no Brasil?

Gostaria de uma opinião de vocês que já trabalham com eles...

um grande abraço,

Lucas
lucaszampar
Byte

Re: Custo e comercialização do MSP430 no Brasil

Mensagempor andre_luis » 19 Mar 2007 10:43

Farnell nao é boa referencia para isso, mesmo porque já foram distribuidores da microchip.

Verifica nos sites da MICROCHIP e da TI; Eles tem o preço FOB em ambos os sites, e voce pode usar isso como referencia.

A texas, quando trabalhei com eles, eram bem rápidos na entrega de itens cujos distribuidores nao tinham para pronta entrega aqui no Brasil.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 19 Mar 2007 10:47

Olá Lucas,

Comprar MSPs em pequena quantidade é realmente meio complicado, acho que só Farnell mesmo.

O problema é que o preço deles lá nem se compara ao dos PICs, já que a Farnell é distribuidor oficial Microchip.

Sobre a questão de preço, atualmente nós utilizamos muito o MSP430F2001, 1kbyte de FLASH + 128 bytes de "DATAFLASH" + 128 bytes de RAM, clock de 16MHz, 1 timer de 16 bits com dois canais, comparador analógico e watchdog (que pode ser utilizado para gerar bases de tempo). Nós pagamos 0,86 dólares a unidade na Arrow, mas compramos em quantidade razoável (cerca de 2000 por mês).

O MSP é muito bom em projetos onde o consumo de energia precisa ser muito baixo ou em aplicações que utilizem muitas operações de 16 ou 32 bits (por ser um chip de 16 bits o MSP é mais rápido do que o PIC neste tipo de operação).

Acho que se a sua demanda for superior a 100 unidades / mês você pode comprar MSPs equivalentes a PICs (em termos de capacidade de memória e periféricos) nos distribuidores autorizados TI por preços bastante competitivos.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor lucaszampar » 20 Mar 2007 08:11

Olá Andre e Fábio!
Era como eu suspeitava... não compensa ainda pra mim migrar de PIC pra MSP, pois a quantidade mensal de produção é muito baixa, e pagar aquele absurdo na Farnell é piada!

Mas valeu pelo esclarecimento!

Muito obrigado a vocês dois!

Lucas
lucaszampar
Byte

Voltar para Texas