Erro: security fuse is blown.

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

Erro: security fuse is blown.

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Mar 2007 18:37

Pessoal, eu estava desenvolvendo uma aplicação bem simples com o MSP430F2013 e agora tá dando esse erro:

Init failed. Could not access device - security fuse is blown.

e eu não consigo mais fazer nada com ele, alguém poderia me informar como eu faço para apagar o CHIP, ou algum programa que faça isso, pq eu tô perdido.

obrigado
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 24 Mar 2007 19:09

Se queimou mesmo o fusivel de acesso ao Jtag, só dá pra programar/apagar a flash pelo Boot Strap Loader agora.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Mar 2007 22:39

Aquino escreveu:Se queimou mesmo o fusivel de acesso ao Jtag, só dá pra programar/apagar a flash pelo Boot Strap Loader agora.

Aquino obrigado pela ajuda, mas eu ainda estou apanhando, pois não sei se todos os MSP, inclusive o que eu estou usando que é o F2011 tem o BSL dentro.

Eu estou tentando acessar o chip via BSL e num to conseguindo nem a pau, você teria esta informação?
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 25 Mar 2007 21:08

Rodrigo,

Estes chips 20xx não possuem BSL ... Infelizmente você perdeu o chip ...

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Mar 2007 08:14

Fábio Pereira escreveu:Rodrigo,

Estes chips 20xx não possuem BSL ... Infelizmente você perdeu o chip ...

T+

Fábio, porque será que aconteceu isso?

Eu estou usando o IAR para desenvolver, e eu estou achando que gravei alguma coisa na flash dele fazendo com que ele "travasse", será que é possível?

Estou perguntando isso, pois no meu programa eu uso a flash do chip para salvar dados.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Mar 2007 10:34

Rodrigo P A,

Isso já aconteceu comigo varias vezes com a linha MSP430F149, que estou usando no momento, mas é devido a algum outro programa usar a porta paralela. No meu caso eu tenho o IAR MSP, e o CW para o MC56F8013, assim as vezes da problema, quando vai transferir os dados para o MSP.
Dá uma olhada se tem algum programa usando a porta paralela quando vc usa o gravador Jtag para o MSP. Ou tente reiniciar o micro com a JTAG plugado.
enigmabox

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Mar 2007 10:51

enigmabox escreveu:Rodrigo P A,

Isso já aconteceu comigo varias vezes com a linha MSP430F149, que estou usando no momento, mas é devido a algum outro programa usar a porta paralela. No meu caso eu tenho o IAR MSP, e o CW para o MC56F8013, assim as vezes da problema, quando vai transferir os dados para o MSP.
Dá uma olhada se tem algum programa usando a porta paralela quando vc usa o gravador Jtag para o MSP. Ou tente reiniciar o micro com a JTAG plugado.

Humm, hehe, num é esse o enigma, pois estou usando o gravador USB da TI.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor enigmabox » 27 Mar 2007 16:16

RodrigoP_A,

Também usei a combinação de programas do ISE da Xilinx e IAR para MSP e dava o mesmo problema. Uso o WinXP2, para funcionar uma placa ou outra via interface paralela eu reiniciava o micro com a placa conectada, assim, na maioria dos casos resolvia o problema.
O fusivel interno do mpu somente queimará se o gravador tiver um dispositivo para queimar e for ativado pelo software.
enigmabox

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Mar 2007 17:04

Pessoal, obrigado pela Ajuda, o MSP já era mesmo, coloquei outro e agora tá beleza, realmente eu acho que a "k-ga-da" foi minha, eu acho que eu escrevi de alguma forma em algum local da FLASH e ela travou, pois eu troquei o MSP, mudei a parte do programa onde eu achava que estava errado, e ficou tudo bem, tá rodando até agora
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Mar 2007 18:38

Pessoal, me enganei, resolvido não, deu pau di novo, e eu num sei o que é!
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Abr 2007 10:56

Pessoal, após jogar uns 3 processadores fora, deixei uma plaquinha desligada aqui por um tempo, aí, resumindo depois de deixar o processador desligado e sem bateria, sem alimentação, reconectei e ele não deu mais o "fuse is blown", ou seja, joguei os outros processadores fora de bobeira, depois disso eu estava fazendo o projeto e de vez em quando dava esse erro de "fuse is blown" , aí eu sempre faço o mesmo procedimento:
retiro toda alimentação do chip
espero uns segundos
ligo novamente
e pronto ele volta a comunicar.

fica a dica para quem passar por isso.

até+
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 19 Abr 2007 16:12

Pois é,

Mas você não mencionou que o chip estava sendo alimentado a bateria e a alimentação não estava sendo desligada ...

Algumas vezes a máquina de estados interna da JTAG não é ressetada corretamente e o chip não pode ser acessado.

Já tive problemas como este, mas desligando e religando a alimentação normalmente resolve, como você constatou.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Abr 2007 17:15

Fábio Pereira escreveu:Pois é,

Mas você não mencionou que o chip estava sendo alimentado a bateria e a alimentação não estava sendo desligada ...

Algumas vezes a máquina de estados interna da JTAG não é ressetada corretamente e o chip não pode ser acessado.

Já tive problemas como este, mas desligando e religando a alimentação normalmente resolve, como você constatou.

Até +

é Fábio, eu esqueci de mencionar mesmo, mas eu nem pensei nisso na hora, só depois qdo fiquei fazendo vários testes. Mas esse é meu primeiro projeto com MSP, dá um desconto hehe

até+
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para Texas