Ja me convenci que vou estudar os MSPs da vida, mas....

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

Ja me convenci que vou estudar os MSPs da vida, mas....

Mensagempor regiscruz » 05 Mai 2007 00:58

.
Ja li bastante a respeito desta linha de microcontroladores da Texas, livros, datasheets, sites especializados e me impressionei com alguns projetos anunciados na net usando os bichinhos, percebi que eles são exatamente o que preciso em meus projetos.

A questão é que esse software o IAR Embedded Workbench é um absurdo de caro ($800,00 => +- R$1.750,00) para o meu caso que quero usar os microcontroladores apenas em projetos de faculdade e hobbi por enquanto.
Infelismente os projetos que estou trabalhando vão além dos 4Kb que o IAR me da direito e não conheço nenhum outro programa que seja capaz de programar os MSP430.

Minha pergunta é... Existe algum programa free ou pelo menos de baixo custo para programar estes microcontroladores? Se existir, alguém pode me indicar?
Ja aproveitando o tópico, qual seria o kit mínimo que precisarei adquirir "Hardware Development Tools"?

Obrigado
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor alsell » 05 Mai 2007 09:05

Há uma versão do GCC que voce encontra na net. Mas o IAR não possui alguma versão free limitada a uma certa quantidade de código? A HITECH produtora do PIC-C também tinha uma versão para MSP (se estou bem lembrado).
alsell
Nibble

Mensagempor eletroinf » 05 Mai 2007 10:14

Tem o MSPGCC:
http://mspgcc.sourceforge.net/

E o Code Composer, da própria Texas? Se não me engano o compilador é free até 8K.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Fábio Pereira » 05 Mai 2007 20:15

Bom,

Quanto ao compilador, o IAR só é limitado até 4 kb para C, em ASM você pode ter programas de qualquer tamanho.

Sobre as ferramentas de desenvolvimento, você só vai precisar de um JTAG (paralelo ou USB, preferência para USB) e uma placa com o chip que você pretende utilizar.

Sugiro começar por chips mais simples como o MSP430F2011 (que inclusive está disponível em encapsulamento DIP) e depois partir para chips mais complexos.

Outra vantagem de começar pelo 2011 é que você poderá utilizar o compilador C do IAR sem problemas.

Além disso, a estrutura do 2011 é idêntica aos modelos maiores, excluindo alguns periféricos é claro. O principal: I/O, timers e comparador analógico, funciona praticamente da mesma forma que nos modelos maiores.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor elbrenon » 06 Mai 2007 11:55

vc pode usar o mspgcc junto com o eclipse

fica muito bom, da para fazer debug com interface gráfica

neste caso vc não terá limitação de código
elbrenon
Bit

Mensagempor regiscruz » 07 Mai 2007 03:03

Primeiramente obrigado a todos pela colaboração.

Bom, pelo que entendi no que diz respeito a software livre temos como opção o mspgcc ou simplesmente gcc, não é isso?
Infelismente estou sem computador em casa por enquanto, por isso não os baixei nenhum para ver como é, mas fiz uma breve pesquisa sobre mspgcc e nenhum site falava de JTAG USB, o mspgcc tem suporte a USB?

Alsell, dei uma olhada realmente a Hitech tem um compilador para MSP430, chama-se HI-TIDE 2 mas custa o mesmo preço do IAR praticamente apesar de ser completamente free por 45 dias, mesmo assim valeu.

Eletroinf, o Code Composer da Texas vai ser uma opção melhor que o IAR no que diz respeito a limitação de código. Dependendo do que vocês disserem do mspgcc com a USB eu ja baixo ele de uma vez.

Fábio, vou seguir o seu conselho, é melhor começar pelos mais simples até eu pegar as manhas e para facilitar na questão do software.
Agora a ferramenta de desenvolvimento eu vou comprar a MSP-FET430UIF da Texas, não gostei muito do preço (d$99,00) mas pelo menos posso programar qualquer chip e também porque meu computador só tem USB.

Elbrenon, não entendi porque você sugeriu usar o mspgcc junto com o eclipse, por um acaso seria um para compilar/depurar e outro para descarregar no chip?

Mais uma vez, obrigado a todos
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Voltar para Texas