Tensão de referência externa MSP430F1232

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

Tensão de referência externa MSP430F1232

Mensagempor luizrico » 17 Mai 2007 16:15

Srs.,

Estou utilizando F1232 para medir alguns sensores e também a corrente e tensão de uma carga, o condicionamento dos sinais estou fazendo com amp. op. e a tensão de referencia estou utlizando um regulador externo (1,5V), minha dúvida é como ligar os pinos Vref+ e Vref-, pelo que endenti o Vref+ ligo no 1,5V da minha tensão de referencia externa e o Vref- ligo ao plano de terra, depois é só configurar o MSP para ref. externa, estou certo ??

desde já obrigado,
Luiz
luizrico
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 17 Mai 2007 21:14

Neste caso, a máxima tensão que o ADC poderá converter será 1,5 Volts ...

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor luizrico » 21 Mai 2007 10:31

Muito prazer em conversar com vc Fábio,

Muito bom seu livro, minha dúvida era exatamente essa, pelo que entendi no seu livro, se eu desejar converter sinais com amplitudes próximas do meu Vcc que é 3,0V eu deveria ligar o Vref+ em 3V e meu Vref- no plano de terra e a tensão de referencia de 1,5V serviria apenas para deslocar o sinal de tensão e corrente para que todas as amostras tenham valor positivo, seria isso ???

abraços
Luiz
luizrico
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 21 Mai 2007 23:04

Ihhh,

Desculpa Luiz, mas agora não entendi mais nada ...

Realmente se você ligar o Vref+ ao 3V e o Vref- ao GND, a faixa de conversão estará entre 0 e 3V, mas o que tem a ver a fonte de 1,5 Volts nesse caso ?

Até +

Ps.: obrigado pelos elogios ao livro !
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor luizrico » 22 Mai 2007 10:45

Fábio,

Uma parte da minha aplicação será medir tensão e corrente, ou seja, preciso amostrar as senoides de tensão e corrente para fazer os calculos de valores RMS, entre outros, estou mais acostumado com outros tipos de conversores A/D, os que utilizo não fazem amostragem de valores negativos, portanto é necessário "deslocar" a senoide com um nível DC, no caso a fonte de 1,5V (Vref) que citei, assim todas as amostras que terei serão positivas, no caso do MSP não é necessário "deslocar" a senoide ?? ele faz amostragem de valores negativos ??

sds
Luiz
luizrico
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 22 Mai 2007 10:51

Não,

O conversor A/D do MSP, assim como a grande maioria dos conversores A/D disponíveis no mercado, não pode converter (nem permite) que seja aplicado um sinal menor que Vss na sua entrada, sob pena de danificá-lo permanentemente.

O propósito das referências externa é apenas delimitar a faixa de conversão conforme a especificação do circuito, ou ainda aumentar a precisão da conversão (utilizando referências de maior precisão que a interna).

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor luizrico » 22 Mai 2007 11:53

Muito obrigado Fábio, acredito que mais adiante terei novas complicações para resolver.

SDS
Luiz
luizrico
Bit

Voltar para Texas