Cartão SD/MMC com suporte a FAT16/32 no MSP430

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

Cartão SD/MMC com suporte a FAT16/32 no MSP430

Mensagempor eduardovra » 10 Out 2007 14:48

Ola
Estou desenvolvendo um logger que vai necessitar de grande capacidade de memória de massa. Por questões de economia de energia e disponibilidade resolvi utilizar um chip MSP430F147. Na verdade também posso utilziar um LPC2101(ARM) que tenho disponível mas prefiro mesmo o MSP.
Para manter compatibilidade com os sistemas operacionais é necessário que os arquivos sejam gravados no cartão dentro do padrão FAT.
Fiz algumas pesquisas na internet e encontrei algumas APIs prontas para utilizar, mas estou em dúvida se os requerimentos de memória serão satisfeitos com o chip que possuo.
Queria saber se alguem ja teve experiencia em algum projeto parecido ou se alguem poderia me ajudar =]

Obrigado
eduardovra
Bit

Mensagempor NEON » 10 Out 2007 15:36

Por questão necessitar grande capacidade de memória no SD,o microcontrolador precisa de mais velocidade e mais memória RAM. O chip MSP430f147 tem até 8Mhz, o maior velocidade para MSP430 existente é utilizar MSP430f2370 de 16MHz que é 2x mais rápido, isto depende que vc vai utilizar o seu projeto.

PIC, MSP, ARM
assembly & C
NEON
Nibble

Mensagempor eduardovra » 10 Out 2007 15:51

Eu nao vou necessitar de altas taxas de transferencia. Os dados serão gravados no cartão SD de forma lenta.
Porem, como se trata de um registro de longo termo (registro que pode levar dias) eu tive que optar por esse tipo de armazenamento.
eduardovra
Bit

Mensagempor regiscruz » 14 Nov 2007 23:42

Se ainda estiver precisando de informação, esse pessoal esta discutindo sobre esse assunto ja a alguns meses...

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=468
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 02 Mai 2008 17:43

Zoia isso dae
Me parece que a TI tem a pilha

http://www.olimex.com/dev/msp-easyweb2.html

Como é lento nem se preocupe
da pra gravar os dados numa velocidade bem lenta...isso nao eh problema....
o problema eh abertura e fechamento de arquivo
Se voce abre um arquivo pra escrita muito cuidado
pra nao deixar o gatinho aberto....

Se for por time stamp e um arquivo for grande....abra salve e fique so fazendo append.

Tome cuidado com outra bagaça que é a quantidade de arquivos no diretorio raiz, para FAT 512 se nao to enganado.
Se nao passar disso....ou do contrario crie um diretorio e va numerando o bagulho pelo AAAAMMDD
dentro voce poe seus tags la.....

E lembre-se o cluster eh uma coisa interessante. Se voce gravar 1 byte
ou 100 nao faz diferenca no arquivo, vai ocupar merma quantidade de memoria.....

em tese 1K eh suficiente....o problema eh apenas a questao do header do arquivo....pois 512 voce vai precisar pra gravar um setor
tira-se a pilha do processador...voce vai ficar sem ar...com a calça apertada....
Tem mcu fulera ae .....com 4K de ram e 1 ou 2 dolares a mais
voce compensa isso negociando melhor a compra do cartao de memoria....onde o preço é mais flexivel....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Voltar para Texas