Circuito MAX232N Texas com problemas

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Circuito MAX232N Texas com problemas

Mensagempor DESENVOLVEDOR » 03 Mar 2017 10:03

Pessoal é o seguinte, estou usando esse circuito integrado MAX232N já faz um bom tempo, e de um tempo para cá estou tendo problemas de o CI replicar os dados recebidos, ou seja, parte dos dados que chega pelo canal RX do CI, após algum tempo de funcionamento do CI, é replicado no canal TX do mesmo CI, sem que nada tenha sido transmitido pela porta TX do microcontrolador. Isso já aconteceu com dois fabricantes de marca do mercado. Alguém já vivenciou esse problema? Já estou até pensando em desistir de usar esse componente. Se puderem me ajudar, agradeço.
DESENVOLVEDOR
Bit

Re: Circuito MAX232N Texas com problemas

Mensagempor mrgadotti » 03 Mar 2017 11:05

Já tentou ligar apenas o MAX232 sem nada conectado? Verificar se o problema não está no periférico ou microcontrolador conectado...
mrgadotti
Byte

Mensagempor DESENVOLVEDOR » 03 Mar 2017 11:43

Já foi ligado em vários computadores e o resultado é o mesmo.
DESENVOLVEDOR
Bit

Mensagempor brasilma » 06 Mar 2017 10:09

(Não é exatamente o que expõe, mas não custa comentar) Existe um problema com os XX232 relacionado com aquecimento, isto já aconteceu comigo, o problema é devido a uma diferença de configuração na conexão do capacitor que é ligado ao pino 2, em alguns o outro pino deste capacitor é ligado ao GND e em outros para o VCC, caso a conexão não seja respeitada (de acordo com o modelo escolhido) o CI frita!

Você pode testar outras opções como os XX202 eles são compatíveis pino a pino, tipo HIN202, testa e retorna! :-)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Mar 2017 15:14

Uma parte caótica da minha memória já corroída pelo tempo me faz lembrar de algo semelhante. Não lembro do que foi concluído na ocasião, mas nem esse nem outros problemas foram percebidos depois que passei á usar o MAX233 ao invéz do MAX232. Na verdade, a proposta desse CI era justamente eliminar alguns dos problemas apresentados no modelo mais antigo
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação