Eletronica de Potencia

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Eletronica de Potencia

Mensagempor shonn » 05 Mai 2007 15:52

olá pessoa!!!

Quais sao os fatores que devem ser considerados mais importantes quando irá se escolher uma chave elettronica de potencia do tipo TBP, MOSFET ou IGBT.

grato, shonn
shonn
Bit

Mensagempor Meca » 04 Jun 2007 23:27

No meu ver a escolha do tipo chave depende muito do seu projeto, a frequencia é um fator importante, o custo tbm é um fator importante, o tipo de drive q vc vai construir,são varios os fatores q influencia no tipo de chave q vc quer usa, eu particularmente usaria um Power Transistor em ultimo caso pois o seu drive de disparo terá q ser bem parudo para drenar uma corrente relativamente alta de base p/ acionar sua chave.
Compartilhar conhecimento só ajuda a aprimorarmos mais nossos conhecimentos.
Meca
Bit

Mensagempor andre_luis » 05 Jun 2007 09:13

MOSFET -> Para baixas tensoes e alta taxa de comutacao
IGBT -> Para altas tensoes e tolerante à cargas indutivas
Tiristor -> Para baixo custo

O fator limiar entre a escolha da tecnologia de uma chave ( não-estática ) BJT ( IGBT ) ou MOSFET é a potencia :

Código: Selecionar todos
P_BJT = Vce.I
P_MOSFET = Rdson.I^2

Entao : Comare Vce ( do IGBT ) com o Id.Rdson ( do MOSFET ) e escolha quem for menor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 08 Jun 2007 07:47

Não dá para deixa de comentar que para o uso de tiristores não se aplica caso você queira controlar a frequência (ou seja, se quiser tem que ser multiplos inferiores de 60Hz)

Uma boa solução atual para controle de motores são os módulos IGBTs completos da Hitachi, Mitsubichi e IRF
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 08 Jun 2007 10:35

Código:
P_BJT = Vce.I
P_MOSFET = Rdson.I^2

V^2/Rdson

fabim
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 08 Jun 2007 11:10

Bom, na verdade, a decisao baseada nesse critério é uma aproximação ( já que quase sempre o regime de condução da chave é modo contínuo ). Deveríamos levar em consideração que o comportamento da corrente nos 2 casos é de natureza linear e não-linear; o mais preciso seria calcular a integral, mas falar essa palavra tráz má recordações ( e calafrios ) para muita gente que sofreu sequelas no curso de engenharia.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação