Led piscante

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Led piscante

Mensagempor Doglao » 30 Jul 2007 23:10

Ola!
fiz um circuito com o 74154 para demultiplexar leds que sempre usei nos meu projetos, como necesito acender 64 leds um por vez em uma cama de leds que fiz com delrin, eu vou conectando os leds de 16 em 16 aproveitando um unico 47154 colocando os negativos dos 64 leds em um bus comun a todos nas saidas do 74154 e os positivos de cada conjunto de 16 leds eu coloco juntos entao sao 4 bancos de 16 leds e quatro positivos para ir habilitando cada banco , para acender o led que quero vou colocando prositivo no banco que necessito acender o led e o codigo necessario para acender tal led na entrada do 74154, como fazemos com display de 7 seguimentos mas so acendo um led por vez neste caso. Neste circuito eu coloco em paralelo outro conjunto de 64 leds mas estes leds coloco aonde eu quizer estao soldadas em um fio de 2 metros eu coloco aonde eu quero estes leds. Resumindo: quando eu coloco um led para acender na verdade acendem 2 leds , um na cama de leds e outro no fio e tudo funciona muito bem, mas um cliente me pediu pra fazer o led que esta a disposicao para colocar aonde se quer que fique piscando e o da cama de led que fique constante, pensei ...!! facil!!! eh soh comprar os leds que piscam sozinhos e resolvo o problema, entao comprei os leds piscantes, soldei nos cabos e liguei meu berefete pra ver funcionando, os led um pisca mesmo se nao dou comamdo algum, cortei o fio das unioes dos positivos e continuou piscando, e quando tambem coloco todos os conectores nos quatro bancos, sempre os primeiros leds de cada banco tambem piscam e isso nao acontece com os leds normais, verifiquei todas as tensoes e tudo funciona muito bem. Acho que sao os leds piscantes, nao sei ao certo se para piscar usa um RC interno ao led, que esta causando este problema, pode estar drenando uma corrente que esteja num diferencial pequeno mas o capacitor deste led se carrega e contamina os bus ao descarregar e provoca este efeito, alguem poderia me ajudar?
null
Doglao
Byte

Re: Led piscante

Mensagempor andre_luis » 31 Jul 2007 12:58

Douglas, vou escrever sem parágrafo, como voce. Pelo que entendi, voce está usando o LED auto-piscante. Até onde sei, não tem como fazer parar de piscar. Voce pode tentar fazer o seguinte : Se os LEDs inicializarem ligados ( após alimentar ), voce poderia tentar cortar a energia em intervalos curtos, em períodos inferiores ao período de duracao das piscadas. Para isso voce NAO deve usar capacitor no barramento de alimentacao desses Leds, pois assim o pulso nao sera detectado pelo circuito interno dos Leds.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Doglao » 31 Jul 2007 16:25

Valeu Andre!
mas eu nao estou usando capacitores eu apenas imaginei que o led piscante poderia ter um internamente e causando o problema, bem escrevi bastante tentando descrever o projeto, mas o que estou fazendo e colocar dois leds por barramento do 74154 em paralelo um led normal e outro piscante para cada saida do 74154, as patinhas negativas dos dois leds estao conectadas juntas e conectadas cada dupla de leds em uma saida do 74154 que sao 16 saidas no total tem que acender 32 leds uma dupla de cada vez, os positivos estao todos juntos, mas quando ligo o aparelho o conjunto que esta os leds piscante o primeiro led fica piscando e o led normal fica acesso direto e nao deveria acontecer isso, deveria estar todos apagados porque ja foi testado com leds normais e tudo vai bem, mesmo se corto o fio do positivo dos leds piscantes so deixando os positivos juntos das patas dos leds sem conectar na fonte de alimentacao eles continuam piscando. ai embaixo vou colocar o video do teste que estou fazendo.
http://www.youtube.com/watch?v=rHwtUEkgYyE
repare que a primeira toma de imagens, esta com problemas os leds estao malucos por que esta conectado os leds piscante as demais tomas nao estao os leds piscantes.
null
Doglao
Byte

Mensagempor Doglao » 01 Ago 2007 11:16

Ops! o video esta neste link http://www.youtube.com/watch?v=KZpUmLrucP0
null
Doglao
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação