Mecânica em sistemas de controle de eixos e alavancas

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

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Mecânica em sistemas de controle de eixos e alavancas

Mensagempor MOR_AL » 21 Ago 2007 08:24

Caros colegas do fórum.

Estou querendo fazer um sistema de controle remoto para uma traineira de minha propriedade. A finalidade é de poder controlar a rotação do motor (RPM) e a direção da embarcação fora da área de comando (uma pequena cadeirinha em frente aos comandos). Isso é muito útil quando se vai atracar no cais, pois você pode ficar bem próximo para ver o que está fazendo.

Acredito que possuo conhecimentos suficientes para fazer a parte eletrônica do controle. O meu problema é que não tenho acompanhado o mercado de sensores, já existentes, específicos para colocar no motor.

Não conheço também a parte mecânica do acionamento, tal como aplicar um movimento linear, ou rotacional em alavancas e eixos.


Pergunto: Onde posso obter informações que me levem a conhecer e solucionar a parte mecânica deste controle?

Agradeço pelas dicas.

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Mensagempor KILB » 25 Ago 2007 21:47

Se for só sensor, entra no site da GEFRAN, talvez lá tenha o que vc esta precisando.



Valeu


KILB
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Mensagempor MOR_AL » 26 Ago 2007 08:14

Olá KILB.

Os sensores também são bem-vindos. Vou verificar. Obrigado pela dica.

Preciso também de acionamento, ou interface elétrica-mecânica.

Estou pensando nos acionamentos para automóveis, como limpadores de para-brisas, vidros elétricos e espelhos retrovisores.

Grato

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Mensagempor KILB » 28 Ago 2007 01:59

Para este tipo de mecanismo de uma olhada no site das Casas Ferreira,
fica aqui em SP na Florencio de Abreu.



Valeu



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Mensagempor MOR_AL » 28 Ago 2007 18:52

Obrigado KILB. Vou verificar.
MOR_AL
PS:
Verifiquei. Estou aguardando retorno por parte deles.

Valeu pela dica.
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Mensagempor phophollety » 31 Ago 2007 12:04

Creio que motores de passo para controlar tanto o timão como o manete de aceleração seriam interessantes, teria baixa velocidade, torque e precisão além de existirem muitos muitos drivers já prontos pela internet, basta pegar um e adaptar as suas necessidades...

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Mensagempor MOR_AL » 31 Ago 2007 17:35

Olá phophollety.

Motores de passo são realmente uma opção. Estou considerando esta hipótese. Qualquer que seja o tipo do motor, terá que haver uma mecânica de redução de rotação para multiplicar seu torque.

Olá KILB.

Obtive retorno por parte do pessoal das Casas Ferreira. Eles tem motores com diversas potências, alimentados com 12V e com redução. Os preços não estão muito salgados.

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Mensagempor phophollety » 31 Ago 2007 19:35

uma outra opção de motores é a OPTEK, na santa ifigênia, www.optek.com.br

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Mensagempor MOR_AL » 01 Set 2007 18:19

Olá phophollety.

Dei uma pesquisada, mas lá não tem o que eu procuro.

Valeu pela dica

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Mensagempor phophollety » 01 Set 2007 20:15

Deve ter sim. mas o site deles é muito fraquinho, não tem nem 10% do que eles tem na loja...

Mande um e-mail para os caras com +- o que você quer e eles devem te retornar alguma coisa..

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Mensagempor MOR_AL » 03 Set 2007 13:19

Ah bom. Realmente pelo site não tem muita coisa. Vou fazer isso.

Valeu.
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Mensagempor MOR_AL » 15 Set 2007 19:39

Bom. Finalmente meu garimpo deu certo.

Já que pretendo fazer apenas uma unidade de controle para mim, que na realidade envolvem dois controles (acelerador e direção), procurei e encontrei a melhor solução custo/benefício.

Fui ao ferro-velho de automóveis e comprei por R$50,00 o motor com a redução do limpador de parabrisas e as peças complementares. Tais peças evitarão custo e tempo para obtê-las. A solução comprada pela internet sairia por R$85,00 mais estimo em R$50,00 de envio, mais R$30,00 pelas peças complementares. Cheguei em casa e, após limpar tudo, descobri que estava quase novo. Descobri também que há duas velocidades para minha escolha. Invertendo a tensão de alimentação da bateria, a rotação também inverte. O torque do eixo após a redução é incrível. Não consegui parar o movimento com as mãos. Vai dar tranquilo para fazer o que eu quero.
Eu já havia feito um controle similar para motor de toca-fitas, sem redução e tão fraco que os drivers eram BC337 e BC 327 em configuração "H". Além de ser realimentado, para parar no ângulo desejado, o sisteminha é analógico. Bem simples e direto.
Para este novo motor o drive será com MOSFETs, pois dependendo da opção de velocidade, a corrente pode alcançar 8A e hoje em dia fica mais simples.

Bom é isso aí. Um retorno para o pessoal que me ajudou, "KILB" e "phophollety".

Se houver interesse de alguém eu coloco o diagrama do controle analógico para motor de toca-fitas. Se trocar o driver, pode controlar motor mais parrudo.

Abraços

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Mensagempor phophollety » 16 Set 2007 10:31

Legal, boa sorte agora como desenvolvimento do projeto!

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