por MOR_AL » 15 Set 2007 19:39
Bom. Finalmente meu garimpo deu certo.
Já que pretendo fazer apenas uma unidade de controle para mim, que na realidade envolvem dois controles (acelerador e direção), procurei e encontrei a melhor solução custo/benefício.
Fui ao ferro-velho de automóveis e comprei por R$50,00 o motor com a redução do limpador de parabrisas e as peças complementares. Tais peças evitarão custo e tempo para obtê-las. A solução comprada pela internet sairia por R$85,00 mais estimo em R$50,00 de envio, mais R$30,00 pelas peças complementares. Cheguei em casa e, após limpar tudo, descobri que estava quase novo. Descobri também que há duas velocidades para minha escolha. Invertendo a tensão de alimentação da bateria, a rotação também inverte. O torque do eixo após a redução é incrível. Não consegui parar o movimento com as mãos. Vai dar tranquilo para fazer o que eu quero.
Eu já havia feito um controle similar para motor de toca-fitas, sem redução e tão fraco que os drivers eram BC337 e BC 327 em configuração "H". Além de ser realimentado, para parar no ângulo desejado, o sisteminha é analógico. Bem simples e direto.
Para este novo motor o drive será com MOSFETs, pois dependendo da opção de velocidade, a corrente pode alcançar 8A e hoje em dia fica mais simples.
Bom é isso aí. Um retorno para o pessoal que me ajudou, "KILB" e "phophollety".
Se houver interesse de alguém eu coloco o diagrama do controle analógico para motor de toca-fitas. Se trocar o driver, pode controlar motor mais parrudo.
Abraços
MOR_AL