Problemas de Instrumentação/ Enchimento de Bulbo-capilar

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Problemas de Instrumentação/ Enchimento de Bulbo-capilar

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Dez 2007 20:30

Este talvez não seja o fórum ideal para questões de instrumentação industrial. Ainda mais que minha dúvida não é fácil de ser respondida.
Meu problema é o seguinte: Estou com um transmissor de temperatura industrial que usa um sistema termal composto de bourdon helicoidal, capilar e bulbo. O fluido interno vazou.
Estou com este desafio de querer recuperar este instrumento aqui na minha firma.
O range é de 0 a 100 graus.
Já fiz alguns testes. Cortei o bulbo e descobrí que o fluido era mercúrio.( Vou ter que recuperar este bulbo, mas tudo bem, nada que uma solda e um bom torneiro não resolva.
Acho difícil injetar mercúrio. Acho que posso injetar outros líquidos como Tolueno, etc - Já pesquisei na Internet.
A questão principal é como injetá-lo???
tenho uma máquina hidráulica para teste de manômetros. Será que vou ter que usar Nitrogênio e empurrar o líquido pra dentro do sistema termal???
Algúem já trabalhou com isso??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 09 Dez 2007 19:46

Olá Haroldo.

Não sei como está a coisa.
O bulbo e o capilar são metálicos?
Não sei o que é bourdon, mas veja se você poderia fazer uma destas duas opções:

1 - Usar o vácuo para inserir o mercúrio. Colocar a parte aberta do bulbo, ou do capilar e um pouco de mercúrio dentro de uma campânula onde foi baixada a pressão. O ar de dentro do capilar vai sair. A sua abertura tem que estar submersa no mercúrio. Desligue a máquina de vácuo e deixe a pressão se estabilizar com a atmosférica. O mercúrio deve ser forçado para dentro do seu sistema.

2 - Temperatura. Aqueça o conjunto bulbo + capilar. O ar se expande e vai sendo expulso do conjunto. Imediatamente mergulhe a abertura no mercúrio. Ao esfriar o mercúrio vai sendo sugado para dentro da abertura. CUIDADO. Gases do mercúrio são altamente cancerígenos.

3 - Se o mercúrio fica apenas no bulbo, faça dois furos, um em cada extremo. Use a máquina de vácuo em um dos extremos, para sugar o mercúrio pelo outro.

Espero ter ajudado.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 09 Dez 2007 22:00

Olá Moral.
Todo o conjunto é de INOX(mais difícil de trabalhar). O capilar tem um furo diminuto de aprox. 0,2 mm ou menor. O capilar tem uns 6,0 m de comprimento.
O instrumento- transmissor de temperatura pneumático - é da marca NAKAKITA e é de um navio petroleiro da Transpetro(presto serviço pra Transpetro).

Bourdon é um elemento elástico que se desenrola quando é aplicada pressão no interior.

Apliquei pressão de ar comprimido de 7 Kg neste bourdon e êle nem se mexeu, significa que êle trabalha sob alta pressão. De acordo com a literatura que tenho, as pressões internas de um sistema termal cheio de líquido é próximo de 40 Kg.

Tenho uma máquina hidráulica que aplica pressão a até 400,0 Kg. Posso retirar o óleo e colocar nela um líquido tipo XILENO,, que acho escorrerá melhor que o mercúrio, pra dentro do Bulbo e do bourdon e deve ser bem mais barato que o mercúrio que é caro pacas.

Este sistema é bem parecido com estes termostatos de cafeteira que existem por aí, só que os de cafeteira são de cobre e o elemento elástico é um fole ao invés de bourdon. ( não sei qual o fluído dentro deste sistema termal de cafeteira mas com certeza não é mercúrio por causa do preço. Pode ser alcool ou algo baratinho.

Um termostato desse custa 50,00 e este instrumento que estou querendo recuperar deve custar uns 5.000,00.

Mas o que eu queria era saber se algúem já trabalhou em alguma empresa que faz isso, pois ficar na base da tentativa e erro é brabo.
Haroldo Coelho
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação