Molde para injeção de plásticos

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Molde para injeção de plásticos

Mensagempor Nakai » 19 Out 2007 10:08

Alguém poderia me reponde algumas peguntas sobre o assunto:

1) Quais são os softwares utilizados para o projeto de caixas pláticas?
2) Precisa fazer o desenho do molde ou só da caixa já está bom?
3) Quais são os tipos de plásticos mais utilizados para injetar as caixas?

PS: Sou totalmente ignorante no assunto. Quem puder ajudar com qualquer coisa eu agradeço. Até procurar no google está difícil pra mim.
Nakai
Bit

Mensagempor jeff » 19 Out 2007 10:28

Oi Nakai,
1- Geralmente se usa o SOLIDWORKS,AUTOCAD, DELCAN
O ideal era vc consultar uma empresa de design industrial.
Abraços
jeff
Byte

Mensagempor fabim » 19 Out 2007 11:14

sobre desenho da ferramenta, não adianta voce passar raiva, o cara que vai fazer a ferramenta que se vire.

Plasticos mais usados.
PVC,PVA,EVA. e o campeão. ABS...
ABS é barato resistente, ótimo acabamento superficial, eu injeto as nossas caixas com " ABS V0-1", R$18.90+15% IPI o Kg".
cada caixinha com rama gasta 82 gramas.
1000/82 = 12 caixinhas.
21.73/12= 1,81R$ de custo de material.
com isso, aquilo, aquilo outro. chega em R$3.50.

A mesma caixinha em um prestador de serviços usando minhs ferramenta sairia por R$6.85. Para um produto que é vendido entre R$32 e 95.50.depende do modelo.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rafaelvg » 22 Out 2007 17:47

ae fabim...

aonde voce injeta ??? quanto sai o molde para uma peça pequena????

vlw
rafaelvg
Nibble

Mensagempor leonardoabu » 17 Nov 2007 02:44

Olá Nakai, como softwares para o desenvolvimento do molde eu recomendo o solidworks ele é bastante produtivo e apartir da versão 2006 vc pode usar a ferramenta Cosmos Exp, que faz simulações de eng o [cae] do molde, um outro interessante é o modflow ''e bom para simular comportamento do material injetado no molde, ele pode mostrar possiveis deficiência na refrigeração do molde, calcula precisamente a força de fechamento do molde entre outras opções.
Leonardo Cruz

Téc. Automação
M. Dias Branco
===========
°l30n4rd0°
leonardoabu

Mensagempor fabio_ » 27 Dez 2007 10:49

eu também gostaria de saber o preço aproximado da fabricação do molde e quem faz este serviço.

Fui numa empresa que faz a injeção há uns 3 anos atrás para fazer um levantamento. O preço da injeção era super barato para o que eu queria, porém ele só aceitava pedidos mínimos de 1000 peças. O outro problema era o preço da fabricação do molde, segundo ele ficaria em mais de R$ 20.000,00.
fabio_
Byte

Mensagempor lopesjm » 27 Dez 2007 13:59

Moldes só são viáveis para alta produção. O preço do molde é alto mesmo. R$20.000 está na média. Depende da complexidade da peça. São feitos em máquinas de eletroerosão. Você entrega o desenho com as medidas que você deseja e o cara do molde que transfere para os programas apropriados, tipo solidworks.

Outras opções de caixas são:

o Vacumform que usa moldes mais brutos e mais baratos;

Quickplast que usa outras técnicas para fazer caixas; http://www.quickplast.com.br/

Existem outras opções, mas não conheço os nomes.

sds
Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor cmte » 27 Dez 2007 16:10

Dependendo da quantidade de material usado na fabricação do molde e do número de cavidades dele, até que não está caro. Um detalhe a saber é a vida útil dele. O preço também é proporcional a isto, pois se você deseja injetar dezenas ou centenas de milhares de peças, o material a ser utilizado tem que ser de melhor qualidade e é mais caro.
Quanto ao número mínimo de peças, isto se dá pelo trabalho de substituição do molde na injetora e na regulagem da máquina. Aí é perdido algum tempo e algum material, até que as peças injetadas saiam perfeitas; por isso uma quantidade mínima, do contrário é inviável ou o custo unitário se torna proibitivo.

Complementando, temos um molde e eventualmente solicitamos a injeção de algumas peças (em torno de 1000 por vez). Elas são injetadas em nylon com carga (fibra-de-vidro, se não me engano), e temos como referência de preço R$ 8,50 / kg. Este é o valor aproximado que a pessoa que injeta paga no material. Foi a mesma que fez o molde, e ele usa o solidworks para os projetos dele.

Abs!
cmte
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação