Fresinha versão 2.0

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Fresinha versão 2.0

Mensagempor brasilma » 30 Abr 2008 21:48

Olá Colegas,

Depois de um longo inverno, conclui todas as modificações programadas na minha fresinha e ela finalmente está operacional.

Estou escrevendo esta mensagem com grande satizfação, pois a ultima vez que falamos dela, ainda foi no forum antigo.

Mudei os eixos-guia, fusos, carros, acionamento, terminei o eixo Z.

Já realizei alguns testes de usinagem e tudo está funcionando conforme o esperado.

Deem uma acessada na minha página e confiram: www.masb.cjb.net .

Grande Abraço.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Re: Fresinha versão 2.0

Mensagempor Jorge_Francisco » 30 Abr 2008 22:38

Não consegui acessar não:

"O site que você está tentando acessar excedeu sua quantidade de transferência de dados permitida."
Avatar do usuário
Jorge_Francisco
Dword
 
Mensagens: 1009
Registrado em: 12 Out 2006 09:53
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor xultz » 01 Mai 2008 14:40

Eu não entendi, a fresa é para ciruito impresso ou para usomais genérico?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Mensagempor teixeiramg » 01 Mai 2008 19:30

Olá Brasilma!

O aspecto do projeto está muito bom.

Por curiosidade em quanto ficou?

Tem como listar os seus fornecedores?

Caso queira podemos colocar seu projeto no site www.eletromaniacos.com, o espaço lá é para isso mesmo.

T+

Marcelo
www.eletromaniacos.com
teixeiramg
Byte
 
Mensagens: 136
Registrado em: 16 Out 2006 18:16

Mensagempor Maurício » 01 Mai 2008 20:34

Parabéns, hein, brasilma!!

Tou doidão pra montar uma pra mim, tb!! ehehehehehehehe
Acho que isso vai me quebrar um galho com circuitos impressos pra protótipos.

Muito bom trabalho!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Avatar do usuário
Maurício
Word
 
Mensagens: 678
Registrado em: 14 Out 2006 17:23
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor brasilma » 02 Mai 2008 08:32

Obrigado a todos pelos elogios, também fiquei muito contente de tê-la concluido.

Essa página está hospedada no Yahoo/Geocities que é "di gratis" então já viu né.

É um projeto que desenvolvo a mais de 4 anos, errando e consertanto.

Devido a robustes dos guias ela é de uso genérico, tanto pode ser usada para fresar uma plaquinha de circuíto impresso como para peças em geral, a aplicação inicial são peças para os meus foguetes, como corte de empenas (aletas), fuselagem, dispositivos em geral.

Não utilisei nenhuma peça comercial - existem vários fornecedores para tudo (guias, fusos, mancais, acoplamentos) - porem decidi fabricar tudo, pois gosto de fazer as coisas, é bem verdade que "apanhei bastante" porem a satizfação é grande, e o custo bem mais baixo.

Em toda mecânica incluindo os motores - usados adquiridos em sucata na Sta - gastei menos de R$ 1.500,00, o rack com a fonte e as placas drive ficou em R$ 500,00.

As peças são simples, eixo de maquinas de lavar com as respectivas buchas, os mancais e carros, desenhei e mandei fresar, os acoplamentos são duas buchinhas torneadas e um pedaço de mangueira, os fusos são barras roscadas comerciais e porcas, a estrutura qualquer serralheiro faz.

Fica a vontade Teixeira, pode utilizar o que desejar.

Grande Abraço a todos,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor RobL » 02 Mai 2008 17:50

Rapaz, essa é a ferramenta que todos querem!!!
Melhor ainda servir para várias aplicações e o mais bacana é o prazer de ser feita pelo próprio usuário. Não é um trabalho simples, nem nas premissas quanto mais na execução e sucesso. Com certeza valeu.

Foguetes?!! Usados profissionalmente (Fotografia, sensoriamento) ou hobby?
Mui antigamente fazia uns "foguetes" com 30cm, tubo de alumínio de antena com pólvora forte e serragem. Adicionava umas asas de cartolina reforçada com cola, dope, etc. O prazer era depois da arrancada, após subir uns 40m e planava por dezenas de segundos (nem um minuto se quer).
RobL
Dword
 
Mensagens: 1546
Registrado em: 20 Fev 2007 17:56

Mensagempor Jorge_Francisco » 02 Mai 2008 18:58

Consegui abrir as páginas(I e II), antes estava dando erro na segunda, só entrava na página do geocities. Quero dar os parabéns, seu trabalho está ótimo, adorei ver o resultado, tem como colocar um vídeo dela funcionando ? Tenho uma série de duvidas, queria saber se mandou fazer o fuso ou aproveitou alguma barra rosqueada? Como é o deslocamento do suporte da dremel, vi que colocou duas porcas num vão, é isso? Queria saber se não trava em alta velocidade, digo o deslocamento horizontal da dremel, onde estão aquelas porcas que falei?

Desculpe tantas perguntas, mas quero mudar um sistema que tenho, mas sempre ouvi muitas críticas que poderia travar com poeira, terra, etc. Me deu até vontade de voltar ao meu projeto,hehehe.

De novo, parabéns.


Abraço,
Jorge
Avatar do usuário
Jorge_Francisco
Dword
 
Mensagens: 1009
Registrado em: 12 Out 2006 09:53
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor brasilma » 02 Mai 2008 19:34

Robl,

Acho que meus foguetes são um pouco mais elaborados, rs, rs dê uma conferida em www.avangers.cjb.net (nesse pode entrar sem medo que está hospedado no Terra (pago)).

Francisco,

As guias são barras roscadas de inox comerciais, apenas fiz um "amaciamento" nelas.

O suporte da Dremel se move na vertical, é meu eixo "Z".

A velocidade de deslocamento máxima que uso é de 1cm/s (G00 - deslocamento rápido) ela só pula passo se você colocar bastante força contra. É possivel fazer andar mais rápido, porem a força contra que pode fazer a máquina perder passos fica menor; quando realiza usinagem de materiais mais duros, como alumínio, latão, tem de reduzir bastante a velocidade (passo), caso contrário a risco de quebrar a ferramenta e queimar a Dremmel.

Com relação a travamento, tudo depende das suas habilidades e materiais que tem disponível, os mancais e carros preferencialmente devem ser feitos em fresa com indicador digital (os meus foram feitos em uma CNC), porem tem maquinas dessas feitas até de madeira e restos de impressora, e nem por isso deixam de funcionar.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor RobL » 02 Mai 2008 21:06

Ví a página. Me chamou atenção para vários grupos que existem aqui no Brasil que não fazia idéia.
Mas gostei de ver os 4 "mísseis" com ogiva verde. E por serem modelos devem ser com detalhes incríveis, pois modelista não brinca em serviço!!!
Outro detalhe que estou maturando é a questão educacional.
Como é sabido hoje, essa é uma área de fundamental importância tecnológica e econômica.
RobL
Dword
 
Mensagens: 1546
Registrado em: 20 Fev 2007 17:56


Voltar para Mecatronica a Automação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x