Impressora em Braile

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Impressora em Braile

Mensagempor joao » 19 Jun 2008 06:38

Ola Amigos,

Alguem aqui jah trabalhou com impressora em Braile? Sabe como funcionam as impressoras portateis?

Sei que a parte mecanica eh simples quando estamos falando de grandes impressoras, pois teriamos que ter uma matrix 2x3 e a impressora pressionaria o papel para gerar esses pontos.
Mas como funciona as impressoras portateis? Eh que eu nao consigo imaginar como uma impressora portatil comsiga ter mais do que uma matrix 2x6, uma vez que o espaco fisico nao permite. Alguem poderia dar uma ideia?

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fabim » 19 Jun 2008 08:30

cara não sei se é tudo igualzio as impressoras, mais concertei "gambiarra=adaptação tecnica" uma que tinha apenas uma agulha ela parece uma XL300, mais um pouco menor.
Pelo que eu entendi o drive da impressora, conforme o tamanho das letras em brile, faz um mapeamento em quadratura da folha.

e imprime invertido, a agulha tem uma solenoide piquitinha de 12V que tinha pifado, eu adaptei uma de um mecanismo gradiente de fita de audio comum.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor joao » 20 Jun 2008 10:26

Valeu pela dica Fabim,

Na verdade, estava pensando se nao existiria uma maneira de se fazer uma matrix de pontas que possam ser sentidas pela pela pessoa.
Imagine uma matrix de leds mas ao inves de leds um pino que se levante.
Assim desta maneira, poderia criar uma maneira de se conseguir imprimir rapidamente.

Sem contar que dependendo da maneira que ela eh feita, a mesma pode ser usada para o aprendizado da pessoa.

Vc teria de como se pode fazer com que uma maquina consiga levantar pinos sem ocupar espaco? Na verdade quanto menor melhor. Pois poderia se criar mais pinos.
Ateh agora, soh consigo imaginar usando uma solenoide, mas o problema da solenoide ao meu ver eh que ocupa um espaco muito grande. :(

Mas valeu pelas dicas!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fabim » 20 Jun 2008 10:36

cara acho que o mundo tem tanta gente que as idéia ja saturaram e 2 pessoas de pontos muito distantes ja tem a mesma idéia.

eu sinceramente ja tinha pensado em pegar livros ou qualquer outro testo.

Idéia.

Cabeçote com os pontos brile.

Placa interpretadora de alfabero para alfabeto para brile.

Sd card.

No pequeno equipo. 3 botões.. muda arquivos, liga desliga, avança retrocede.

rsrs

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor joao » 20 Jun 2008 11:18

Hehehe

As vezes tenho algumas ideias e vou procurar no google da vida e jah vi que foram feitas!
hehehehe

Mas na verdade estava pensando em fazer um laptop para cegos...
Tiraria o monitor e colocaria uma matrix de pinos. Quanto mais pinos, melhor.
E dai vem a parte nova: Criar um OS modificado do linux para ter exatamente o que a pessoa precisa. Tirar botao iniciar, tirar menus e etc...
Deixar da melhor maneira possivel para a pessoa consiga trabalar de maneira rapida e legal.

Fazendo essa matrix poderia ateh pensar em outras coisas, como jogos especificos para essa matix, sistema de som que possa ser "mostrado" na matrix, e claro, uma vez que temos a matrix, quem sabe gerar uma impressora e um scanner que facam esse trabalho tambem.

SAbe quanto custa uma impressora simples de braille? A mais barata 'e uns 1500 e uma que imprima frente e tras passa da faixa dos 5k!!! Claro que ela imprimi rapido e jah tem imbutido todo o sistema de transformacao de "Word" para braille. Mas eu acho muito caro isso.

Entao, se vc ou qualquer outra pessoa conseguir imaginar uma maneira de se fazer essa matrix sem que a mesma ocupe muito espaco, posta a sugestao ai!

PS: Jah existe um scanner que vc vai passando no livro e ele vai "mostrando" em braille! E ele eh portatil e ainda salva em SD...

Valeu!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor mastk » 20 Jun 2008 11:34

Selenoide cara. Com menos força claro, cabeça de impressora tem que ser rapido e ter força nessa aplicação, não precissa de tanto...
mastk
Dword

Mensagempor Anderson_Arantes » 04 Jul 2008 13:40

Em 1993 tive a oportunidade de fazer manutenção em um monitor para deficientes visuais pertencentes ao instituto presente no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro. O mesmo possuía 40 blocos(caracteres) com micro agulhas e duas teclas (Up e Down) para avanço ou retrocesso da linha "lida". O irônico foi que ao conectá-lo ao PC varias agulhas subiam e deciam na proporção do avanço de linha. Quando alguém perguntou: Qual agulha está falhando? A resposta foi: Não estão vendo, vocês são cegos. hehehe.
Anderson_Arantes
Bit

Voltar para Mecatronica a Automação