automação de caldeiras

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

automação de caldeiras

Mensagempor backhar » 25 Nov 2006 19:18

olá pessoal, alguém tem algum material a respeito de automação de caldeiras?! desde já agradeço.

Haroldo
backhar

Mensagempor Luiz Carlos » 26 Nov 2006 09:50

:D puxa! eu também gostaria de saber a parte mecanica pois o sistema de controle é simples, acho que a coisa complicada é o delay ´aquece-espera´ devido a massa do liquido....
Luiz Carlos
Byte

Mensagempor R.B.Sanchez » 27 Nov 2006 07:04

Bom dia.
Vocês pretendem fazer que tipo de automação em caldeiras: tramento para a caldeira e água ou automação do processo de geração de vapor.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Nov 2006 08:47

Já fiz uma placa de controle de autoclaves da falecida ICAMO.
No que puder ajudar, fiquem a vontade para perguntar.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor backhar » 27 Nov 2006 22:27

eu precisava mesmo de algum material sobre automação de caldeiras, pra ficar um pouco por dentro do assunto. se tiver alguma apostila, agradeço.
backhar

Mensagempor andre_luis » 28 Nov 2006 09:18

Na verdade nao tenho material documentado/arquivado digitalmente. Tudo o que tenho está xerox, amassado, perdido numa pilha bagunçada de papeis.

Alguns cuidados voce deve tomar ao realizar um projeto desse tipo. Com auto-claves posso dar as dicas :

1) Deve trabalhar com válvulas solenoides de agua que suportem realmente a temperatura de trabalho. ( A DANFOSS foi a que utilizamos ).

2) Deve trabalhar preferencialmente com bomba a vácuo para expulsar o ar, impedindo que a 'bolsa-de-ar' atrapalhe o funcionamento do sistema, que deve ter apenas vapor dentro.

3) Se a cuba for de aço e voce monitorar a pressao indiretamente pela temperatura, voce terá problemas de variação da pressão interna, pois o aço é um pessimo condutor térmico. algumas saidas :
a- inserir um dreno capilar para coletar amostra do vapor.
b- medir diretamente a pressao com sensor, porém isso vai ter que cortar a cuba, criando ponto de fraqueza mecanico.

4) Por questao de segurança :
a- inseria válvula contra sobre-pressao
b- utilizar termostato de contato para protejer contra pane na placa. É menos preciso, porem mais seguro.

Que eu me lembre por enquanto, é só...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação