Como medir "tração" em um esteira?

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Como medir "tração" em um esteira?

Mensagempor microcontrolador.pic » 10 Dez 2008 14:46

Olá pessoal,
Como faço para medir "tração" em um esteira?
Existe um tipo de balança para esteira?

Obrigado.
microcontrolador.pic
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 10 Dez 2008 15:30

Não sei o que tu define como tração, mas geralmente qdo aumenta a carga a corrente do motor tambem aumenta..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor brasilma » 11 Dez 2008 08:34

Eu também iria por ai (corrente do motor) pega o valor de zero com o sistema rodando sem carga, e pode utilizar algum valor conhecido para o outro ponto.

Vale a pena fazer alguns testes com valores que cubram toda faixa de trabalho para determinar a reta de carga do sistema.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 11 Dez 2008 11:38

Caso queira uma escala em Força de tração, tem que levantar a curva do torque do motor e a grosso modo dividir o torque pelo raio da polia (engrenagem, etc) que traciona a esteira. Se raio em metros força em Newtons.
Como o torque é função da corrente as sugestões acima é o caminho.

O problema da esteira é que se quer sempre velocidade constante. Mas a cada massa que entra e sai dela, necessita uma aceleração ou até frenagem.
O grande macete que se leva anos para aprender, é observar que através do comprimento da esteira, pode-se sincronizar uma massa que sai com outra que entra exatamente no mesmo tempo. Isto dá vida longa ao sistema, menor consumo de energia.
Cabe observar que nem todo sistema de esteira é possível sincronizar a entrada e saída de massas, somente em sistemas como empacotamento e similares, sem intervenção do homem.
Outro detalhe interessante é que em um sistema simples de tração, um motor a escova controla a corrente e o torque automaticamente (se dentro da faixa do motor), sem intervenção de um controle eletrônico. Nesses, observar a corrente lhe dá bons resultados quanto a foça de tração.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 11 Dez 2008 11:41

Esteira é igual aos foguetes do brasilma, quando solta massa acelera!!!
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Dez 2008 11:51

E bota aceleração nisso de 0 à 500km em 0,4s, rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor leoabubauru » 12 Dez 2008 19:35

microcontrolador.pic e brasilma

Um motor poderá ter seu torque medido através da corrente, sim. Entretanto, é preciso lembrar que a função IxT não é linear, mas uma curva que depende do tipo de motor. Portanto, microcontrolador.pic, verifique qual o tipo de motor que você utilizará e estude a curva IxT dele. Com isso você poderá saber a "carga" que ele está "puxando".
Uma outra possibilidade é pesquisar se existe clula de carga que seja capaz de medir isso. Eu particularmente nunca vi, mas há tempos que deixei a automação industrial de lado e muita coisa evoluiu de lá pra cá...

Abraço

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor brasilma » 15 Dez 2008 07:35

Ai, ai, ai, meninos não sei se estou ficando velho, rs, rs

Claro que dá para utilisar célula de carga, é assim o modo mais correto.

A idéia da corrente foi apenas para dar sequencia a discução, e recomendei que fosse levantada a reta de carga (curva) do sistema (pelo menos dois parece que não entenderam), vamos pegar o quadro então:

Construir uma reta de carga, significa pegar valores conhecidos (de massa no caso), cobrindo toda a faixa de valores que se espera encontrar (de menor ao maior), fazer passar pelo sistema e registrar a corrente. De posses dos pares de valores massa x corrente, construir a curva (usar excel por exemplo) introduzie uma linha de tendência, e calcular a equação que reproduz com mais fidelidade a situação. Com a equação em mãos entrando a corrente sai a massa.

Qualquer dúvida é só gritar...
brasilma
Dword

Mensagempor leoabubauru » 15 Dez 2008 22:11

E aí, Brasilma, blz?

É que quando você disse

Eu também iria por ai (corrente do motor) pega o valor de zero com o sistema rodando sem carga, e pode utilizar algum valor conhecido para o outro ponto.

Imaginei que se referia à construção de apenas uma reta (dois pontos...). Mas ficou claro, agora, sua intenção!

microcontrolador.pic, acho que só falta por a mão à massa. Boa sorte... E se houver mais dúvidas, é só gritar, como disse nosso amigo brasilma.

abraço a todos

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

Mensagempor brasilma » 16 Dez 2008 07:20

Olá Laércio,

Realmente falei muito resumido, mas informei de dois procedimentos.

Pegar dois pontos um com valor zero (sem carga na esteira) e outro com uma carga conhecida, serão necessários para a calibração, procedimento a ser executado rotineiramente para prevenir erros devido a acomodações, desgastes e outros problemas mecânicos do sistema.

Além dele o outro, de levantamento da reta de carga (curva) com multiplos valores cobrindo toda a faixa de trabalho, pode ser executado uma única vez no desenvolvimento do projeto.

Isso é rotina para nós, precisa ver uma rotina de regressão linear em assembly rodando, rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor leoabubauru » 16 Dez 2008 12:59

Só vi uma dessas rodando num CLP ATOS (em ladder) que automatizava uma comporta gigante e calculava o ângulo de abertura da comporta...

A bichinha era linda (o polinômio e a implementação)!!!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação