Onde comprar motores DC de 1 a 2 HP ?

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Onde comprar motores DC de 1 a 2 HP ?

Mensagempor rodrigoevaldo » 21 Jan 2009 15:12

Alguém sabe informar onde posso comprar motores DC de 1 a 2 HP? Praticamente o unico que encontro são motores de para-brisa mas estes tem redução quero sem redução.
rodrigoevaldo
Nibble

Mensagempor shenlong » 21 Jan 2009 17:40

Bom cara, não sei se te ajudaria, mas em São Paulo, tem uma rua chamada Florêncio de Abreu, no centro, tem muitas coisas de motores, máquinas e bombas. Se você tiver possibilidade de visitar, é bem provável que encontre alguma coisa. No bairro Sta Efigênia tem algumas ruas que têm algo do tipo, mas em geral são casas de equipamentos usados(rua dos Timbiras é um exemplo), mas tem bastante coisa, talvez encontre também. Mas espere o pessoal opinar a respeito, pois não posso lhe garantir com total certeza que vá ter motores DC deste poder, só digo que a chance é bem grande, ok?
Ah, tem que ver se você não mora longe, porque aí é embaçado...
Mas assim cara, exatamente no que pretende usar tais motores? Tem que ser DC? Eu vi em algum lugar o uso de motor AC com um inversor de frequência, resultando em alimentação para DC num motor AC, que em geral tem menor custo.
Falow e espero ter ajudado =]
shenlong
Bit

Mensagempor rodrigoevaldo » 22 Jan 2009 12:17

Fica dificil ir para SP pois estou em Salvador-BA.
Comecei com um projeto de motor DC sem escovas para melhorar o desempenho principalmente aumentar sua RPM.
Parece-me que todo mundo soube que estava pesquisando para o tal projeto toda hora alguém aparece com uma necessidade envolvendo motor elétrico.
Até ontem tratava-se de um projeto de 1 a 2 HP DC pois seria aplicado na zona rural alimentado com bateria automotiva.
Hoje me aparece outro querendo de 3 HP de preferência DC também pois o custo provavelmente seria mais em conta do que comprar um motor trifásico mais um inversor de frequencia para variar a rotação e por fim um inversor de baixa tensão (12,24 ou 48V) para 220Vac monofásico para alimentar o inversor.
Pessoalmente optaria pelo inversor de frequencia pois o projeto seria mais profissional e fácil manutenção. Pelo que pesquisei os preços dos componentes:
- Motor AC 3HP é barato e usado em torno de R$300,00 - R$400,00
- Inversor de frequencia este meio salgado no Mercadolivre encontrei a partir de R$550,00
- Inversor DC para AC de 5000W R$1600,00

Acredito que um motor DC + controlador PWM sai mais em conta.
rodrigoevaldo
Nibble

Mensagempor shenlong » 23 Jan 2009 07:27

Ah Brushless é sempre uma ótima opção, eu ouvi dizer que o problema é o preço.
Mas me diga uma coisa, motor DC+PWM é viável controlar? Digo pela questão potência, vai controlar através de transistor ou o que?
Eu não tenho muita experiência(quase nenhuma ^^) em controle de coisas muito potentes... Estou com dificuldade em acertar no controle de uns motores de passo fraquinhos =]
É isso aí, boa sorte com seu projeto. Falow!
shenlong
Bit

Mensagempor rodrigoevaldo » 23 Jan 2009 09:34

O motor Brushless foi a primeiro projeto fazer um "over" ("envenenar") para pequenos periodos afim de haver uma grande aceleração. Agora entendi como funciona o motor não adianta somente aumentar a corrente afim de aumentar o torque também terei que alterar o circuito de controle e aumentar a frequencia de acionamento das bobinas.
Os outros projetos foram aparecendo conforme descobriram que estava pesquisando para o primeiro.
Através de informações de colegas tec. eletricistas industriais informaram que a Weg faz motores DC, consultei o catalogo necessita de tensões entre 110 a 800VCC no qual não disponho que vem alimentação de baterias automotivas. E elevar a tensão também não vale a pena.
Estou pesquisando para encontrar mais informações sobre motores de arranque (partida de motores automotivo) informações como RPM e se aquece se utilizar de forma contínua.
Pela potencia que encontrei no catalogo da Bosh é interrante para carros é em torno de 1KW e para caminhoes é de 3 a 5KW.
rodrigoevaldo
Nibble

Mensagempor ELFS » 25 Jan 2009 18:42

Rodigoevaldo

Para potencias acima de 700 W, 50A em 13,8V, seria aconselhável usar varias baterias em serie e um conversor CC-CC para 300V e ai entrar em equipamentos de mercado , motor CA mais inversor. Motores de corrente continua são muito carros, exigem muita manutenção, motivo pelos quais a indústria esta praticamente abolindo os mesmos.

Obs. Utilizamos este tipo de conjunto conversor CC-CC da Tectrol + inversor WEG para acionamento de motor CA trifásico de 2KW, inclusive a partida soft start do inversor poupa as baterias e reduz a cablagem devido o controle da corrente de partida do motor (1,2In máximo).
ELFS
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação