Controle Motor 12 DC 5A sem solução

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor menegola » 12 Abr 2009 10:46

Na minha opinião este forum deveria ter nele mesmo essa possibilidade,não ter que recorer a terceiros.
Os site que sugeriram so possibilitam imagens,por exemplo eu teria arquivo,seria so abrir no Multisim.

fiacaria ate disponivel para demais membros q q fazer uso.

apenas uma opinião particular.
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 12 Abr 2009 11:51

menegola escreveu:Na minha opinião este forum deveria ter nele mesmo essa possibilidade,não ter que recorer a terceiros.
Os site que sugeriram so possibilitam imagens,por exemplo eu teria arquivo,seria so abrir no Multisim.

fiacaria ate disponivel para demais membros q q fazer uso.

apenas uma opinião particular.

Bom.
As pessoas se adaptam ao que existe. Já que existe um site que armazena arquivos (grátis), não seria preciso investir nesta parte (que não sai barato).

Existem sites que armazenam arquivos. Um deles é muito conhecido. É o www.rapidshare.com

O problema em armazenar arquivos com extensões diferentes de .pdf, .jpg ou .exe, é que nem todos poderão abrir o arquivo que for armazenado.
Por exemplo. Se você armazenar o arquivo que usa o Multisim, somente quem tem Multisim é que poderá abrí-lo. Porisso é que se costuma colocar imagens (de esquemas, fotos, etc) em arquivos com extensão .jpg ou .pdf, pois todos podem ver e participar.
Há muitos softwares gratuitos que convertem um arquivo aberto em .pdf. Basta baixar o software na net e instalá-lo. Procure na net que você acha.
Para gerar o pdf. Abra o arquivo com o seu software de origem (o Multisim, por exemplo) e clique em imprimir. Aparecerá uma opção de imprimir em pdf, ou coisa parecida. Taí a conversão. Use este arquivo para armazenar nos sítios.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor menegola » 13 Abr 2009 12:35

menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 13 Abr 2009 15:56

Olá Menegola.

O seu circuito entrega uma tensão linear à carga (lâmpada), logo a dissipação no TIP35C é enorme. Quanto? Não sei lhe dizer porque a lâmpada incandescente possui uma resistência que varia com a corrente. Mas posso adiantar que a pior condição de dissipação será quando a tensão na carga for igual à tensão Vec do TIP35C. Se a resistência da lâmpada fosse constante, então a dissipação máxima no TIP35C seria de 50W. deve ser um pouco menor. Um pouquinho só.
Qualquer dissipador normal que você coloque vai esquentar pacas.
É quase certo que este transistor queime.
Repare que a dissipação que ele permite é dada no manual, quando a temperatura da junção NPN for de 25 graus Celcios. Este valor é fornecido para que se possa calcular a temperatura que a junção poderá atingir, quando houver uma dissipação conhecida.
Usando o bom senso, imagine que você possa colocar uma lâmpada de 50W (ligada hehe!!) intimamente acoplada ao dissipador. Você acha que a temperatura será suportável?
Outro detalhe.
No seu circuito, o TIP41A "solicita" 1mA (diferença entre Ie e Ic). Para a fonte de 12V, qualquer resistência em série com a base vai dar uma queda de tensão. No seu caso, A tensão de base é de aprox. 11,86V. É um chute, considerando-se que Vbe do TIP35C seja de 0,9V e que Vbe do TIP41A seja de 0,7V. Logo, para uma corrente de base de 1mA, precisaria que a resistência de base fosse:
(12V - 11,86V) / 0,001A = 140 Ohms.
Subtraindo os 50 Ohms de R3, sobram 90 Ohms.
Isso quer dizer que seu potenciômetro de 100K está super alto, e R4 também. Não haverá um controle "suave" da tensão sobre a lâmpada.
Pelo menos para o controle, faça as seguintes substituições:

1 - R3 = 10 Ohms.
2 - R2 (pot) = 1k Ohm.
3 - R4 = 180 Ohms.

Para testar coloque uma boa ventoinha soprando diretamente sobre o dissipador (sem foto dele :( )
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 13 Abr 2009 18:20

Ué, não era um motor??? Ou foi a luz que o colega solicitou... :)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor menegola » 13 Abr 2009 18:32

Vou fazer conforme sua sujestão MOR_AL

Referente ao colega BRASILMA eu usei uma lampada para visualizar
e aumentar a potencia com multisim(porque com motor não da para simular direito no multisim)

eu testo e depois de falo
menegola
Word

Mensagempor brasilma » 14 Abr 2009 08:05

Olá Menega, só uma observaçãozinha: uma lâmpada é uma carga puramente resistiva, já um motor possui uma forte componente indutiva e isso pode dar muita diferença na prática.

A potência que está sendo dissipada no transitor deve ser calculada com base no que comentei: corrente circulante x queda de tensão sobre o mesmo, ou seja, 5A x 0,6-0,7V para o silicio (imaginando que o colega está trabalhando na configuração emissor comum (o que é o aconselhável)), que resultaria em 3,5W (se a carga fosse puramente resistiva).

Qualquer coisa diferente disso, pode ser causada pelos fatos já comentados pelos colegas - drive ineficiente - e pode ser verificada medindo a tensão na fonte e comparando com a tensão na carga.
brasilma
Dword

Mensagempor menegola » 15 Abr 2009 17:37

Quanto o tipo da carga não tem problema,porque o importante e variar Rotação.
o Importante e o transitor asguntar a parada na folga

fiz outra simulação.

http://rapidshare.com/files/221777913/T ... copy_.html

http://rapidshare.com/files/221778314/T ... V.pdf.html
menegola
Word

Mensagempor brasilma » 16 Abr 2009 08:14

Tem problema para sua questão de aquecimento, um circuíto que aciona bem uma carga resistiva, pode apresentar problemas com uma indutiva.

O circuito do link vai aquecer mesmo, pois a tensão (e consequentemente "potência") que não estiver sendo entregue a carga vai ter de ser dissipada sobre o TIP35, e do pto de vista "econômico", jogado fora.

Você não falou que o acionamento era PWM??? Isso ai é linearzão!!!
brasilma
Dword

Mensagempor menegola » 16 Abr 2009 09:14

Brasilma:
Acho que voce não entendeu.
E seguinte:

Pode ser PWM ou LINEAR,ETC.
eu preciso variar tensão,seja motor cc ou seja resistencia ETC.
Não e nada preciso.

Voce tem alguma dica ou outro componenete que voce vivei a experincia?
menegola
Word

Re: Controle Motor 12 DC 5A

Mensagempor brasilma » 16 Abr 2009 09:45

Então não estou entendendo mais nada, quem escreveu isso???

menegola escreveu:Ola amigos.................

Preciso de ajuda de vocês.

Por intermedio de PWM(TIP 35C 25A) estou fazendo controle de velocidade de um motor limpador de parabriza 12DC 5A caro(controle de velocidade de uma nimi esteira)

estou conseguindo variar a velocidade de minimo ao maximo,objetivo atendido.

Porque o TIP35C aquece de fritar a mão com 5A?
Ele não deveria suportar 5A com facilidade?

Fico no agurdo da ajuda dos amigos

Faça o que disse que estava fazendo, acrescentando as observações dos colegas que vai dar tudo certo.
brasilma
Dword

Mensagempor menegola » 16 Abr 2009 12:50

Deixa assim.
Agradeço a todos.

Eu perguntei,e acabei sendo perguntado.

caso sem sulução.

Falha minha.
acabei perguntando no lugar errado,este forum no endicado para isso.

niguem tem conhecimento disso neste forum.

Desculpa a todos por tomar o tempo de voces
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 16 Abr 2009 13:16

Olá Menegola.

Não fique chateado :( .

Nós tentamos te ajudar e acredito que a intenção dos participantes tenha sido essa.

Reflita um pouco, pois nosso colega realmente tem razão. Seu circuito não está de acordo com o que você postou inicialmente.
Eu também percebí esta alteração, só não comentei, apenas procurei tentar lhe ajudar, mesmo apesar deste detalhe.

Percebo que apesar de você não possuir experiência em eletrônica, você está no caminho certo. Não pedindo a solução prontinha, e sim dando trabalho aos seu neurônios. É assim que se aprende.

Continue no fórum. :wink:
Abraços.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Abr 2009 13:18

Todas respostas para seu problema já foram postadas, se não conseguiu entender ainda é porque lhe falta conhecimento básico no assunto.

Isso não é feio e nem algum tipo de insulto, ninguém nasce sabendo, mantenha o foco na questão e faça outras pesquisas que logo vai entender o que estamos falando.
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para Mecatronica a Automação