CNC caseiro para gravar em vidros.

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

CNC caseiro para gravar em vidros.

Mensagempor Tacho » 25 Out 2006 14:36

Finalmente meu CNC saiu da poeira do sótão e foi para as páginas da internet.

http://www.tecnotacho.com/projeto17.htm

Apesar do projeto ser bem velhinho, acho que algumas idéias podem ser inspiradoras para quem está trabalhando em um projeto parecido.
Tacho
Bit

Mensagempor Luiz Carlos » 26 Out 2006 02:45

:D parabens! estou quase terminando a minha porem para furar circuito impresso...
Luiz Carlos
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Out 2006 07:26

Luiz Carlos,

Se voce tiver um CNC para furar PCI a partir de uma entrada em arquivo "gerber", vai ter muito mercado pra isso, pois uma "furadeira numérica" custa na casa de dezenas de mil-reais.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Luiz Carlos » 26 Out 2006 22:05

andre a ideia nao é por ai, mas....eu já fiz algumas experiencias ela se comportou bem, porem estou tendo problemas na furadeira em si, talvez eu coloque uma tupia e assim posso usar sem problemas as brocas de aço rapido...
Luiz Carlos
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Out 2006 07:21

Bom,

Antes de tudo, parabéns ao Tacho, pois o trabalho ficou muito bom. Isso não poderia ser comercializado ???

andre a ideia nao é por ai, mas...

Mas, não é para furar impresso ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Tacho » 07 Nov 2006 11:49

O projeto original era para gravar desenhos em vidro.

Para fazer uma versão comercial que fure circuitos impressos seria preciso investir muitas horas para fazer um projeto mecânico mais sólido e outras tantas horas para fazer um sofware capaz de ler os arquivos gerados pelos programas de CI.

Não está nos meus planos investir estas horas neste projeto.
Tacho
Bit

Mensagempor Luiz Carlos » 24 Nov 2006 20:13

andre, vc fez uma pergunta e eu não a respondi. A ideia não é por aí, refere-se a não comercialização e sim para uso proprio...
Luiz Carlos
Byte

Software

Mensagempor RYDES » 25 Nov 2006 23:57

Caro Tacho,
Parabéns pelo projeto, achei muito legal...
Estou tentando projetar um neste mesmo estilo.
Gostaria de saber mais sobre o Software que você ultilizou, pois vc fala que usou o arquivo de plotagem do CAD.
Isso se vc quiser falar sobre o mesmo.
Um abraço.

Ivan.
RYDES

Mensagempor roberto » 26 Nov 2006 12:12

tacho.Qual software utilizou para acionar sua maquina? e qual placa aciona os motores? tambem fiz uma maquina similar mas para confeccao de placas de circuito impresso, e estou na duvida de qual software utilizar e qual acionamento e o melhor? o software que utilizou e livre e gratis?
roberto
roberto
Bit

Mensagempor Tacho » 06 Dez 2006 17:55

Desculpe a demora em responder.

Quanto ao software, lembre que este projeto já tem uns 10 anos. Na época, para fazer o desenho, eu usava um CAD chamado keycad. Hoje eu usaria o TurboCad, que é onde faço todos meus desenhos.

O CAD gerava um arquivo de plotagem HTPL (se não me falha a memória). Primeiro eu passava o arquivo por um otimizador que fazia com que a "caneta" se levantasse o mínimo possível, procurando colocar as linhas juntas na mesma seqüencia. Este programa foi escrito em TurboPascal. Infelizmente não tenho mais nem o programa nem a fonte.

Depois eu usava um programa também escrito por mim em TurboPascal que acionava os motores de passo através da porta paralela. Ainda tenho a fonte deste programa. Só não sei como anexar o arquivo zip a este post. Se você estiver interessado, me manda um e-mail. Preciso avisar que é um software especificamente criado para acionar a minha placa, não serve para acionar qualquer outro tipo.

A placa também foi projetada por mim e nada mais é do que uma série de optoacopladores e transístores funcionando como ponte H, acionados pela porta paralela de um PC.
Tacho
Bit

Mensagempor roberto » 06 Dez 2006 18:07

Eu baixei um software que acessa a porta paralela e estou fazendo a placa para controle dos motores, depois digo os resultados.
Obrigado
Roberto

Tacho escreveu:Desculpe a demora em responder.

Quanto ao software, lembre que este projeto já tem uns 10 anos. Na época, para fazer o desenho, eu usava um CAD chamado keycad. Hoje eu usaria o TurboCad, que é onde faço todos meus desenhos.

O CAD gerava um arquivo de plotagem HTPL (se não me falha a memória). Primeiro eu passava o arquivo por um otimizador que fazia com que a "caneta" se levantasse o mínimo possível, procurando colocar as linhas juntas na mesma seqüencia. Este programa foi escrito em TurboPascal. Infelizmente não tenho mais nem o programa nem a fonte.

Depois eu usava um programa também escrito por mim em TurboPascal que acionava os motores de passo através da porta paralela. Ainda tenho a fonte deste programa. Só não sei como anexar o arquivo zip a este post. Se você estiver interessado, me manda um e-mail. Preciso avisar que é um software especificamente criado para acionar a minha placa, não serve para acionar qualquer outro tipo.

A placa também foi projetada por mim e nada mais é do que uma série de optoacopladores e transístores funcionando como ponte H, acionados pela porta paralela de um PC.
roberto
Bit

Voltar para Mecatronica a Automação